"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Guebuza já teve tempo para dirigir como deve ser, mas agora só tem para seus interesses no vasto império empresarial (4)(Fim)



… diremos assim que estado da nação é bom?


Deixe-me terminar esta série. O papel do Ministério da Agricultura (MINAG) que devia ser pivotal está, mais uma vez, deluido e, depois da dinastia Erasmo, caiu no esquecimento face a mão pesada da Presidência da República. Como disse, o ministro-sindicalista deste sector, Soares Nhaca, que se pretendia mais interventor, mais dinamico, anda mais invisível, com 'frangos' por todo o lado e do que pode oferecer .

A tal inteligência sindical, que o caracterizou este homem em tempos, pode se ter transformado numa “amnésia”. Que fazer! Atente-se ao facto de que a verborrea da "Revolução Verde"; ou seja “produzir comida”, sem visão nem convicção, apregoada por este ministro 'a mando do executivo dominado pela ala mais conservadora da Frelimo foi ripostada e chumbada pelos deputados, como sendo uma autêntica ‘fantochada’, e por assim dizer, um falhanço. Quem atacou muito sabiamente o Governo foi Luis Boavida (deputado pela Renamo-UE). Boavida desafiou o Governo a trazer uma estratégia com visão convincente para que aliviemos a pobreza absoluta [Note que cerca de 60% dos 19 milhões de moçambicanos vivem no limiar da pobreza].

Não vamos acreditar que o 'estado da Nação é bom' vindo do chefe do Estado, nos próximos dias. Porque podem ser palavras vazias que significam a negação de uma realidade, cada vez mais e pronunciadamente, desoladora dos moçambicanos. Esta imagem de sucesso vão; desenhada, vendida e muito propalada gratuitamente pelo veículo partidário, neste caso o Jornal de Notícias, não vai confundir a percepção clara com que as populações sobre este Governo.

Só uma agenda claramente alternativa vincaria e traria a acção requerida para altrapassarmos os problemas de pobreza absoluta. Essa agenda nos tiraria da agenda enganadora do status quo. Só uma agenda verdadeiramente democrática satisfaria os anseios do povo. Teimo ajuntar que a Renamo prime facie parece competir a autoridade de oferecer tal alternativa rumo ao progresso e bem estar desta nação. Ainda bem que na Renamo as discussões sejam francas e abertamente clarificadoras das linhas. Ainda bem que na Renamo os conflitos internos não passados por debaixo do tapete [ainda que por vezes mal dirimidos], como é no partido maioritário. Ainda bem que na Renamo o movimento das forças internas na sua plenitude é, portanto, democrático e que se crê saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry