"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

CNE sem matéria para inviablizar candidatura de Daviz Mbepo Simango

- afirma Leopoldo Costa, presidente da Comissão Nacional de Eleições
Maputo (Canal de Moçambique) - O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Leopoldo Costa, comentou, sábado último, o pedido de impugnação da candidatura à presidência do município da Beira, do actual edil da cidade, Daviz Mbepo Simango, que é considerada ilegal pela Renamo. Lepoldo Costa disse não haver razão que possa justificar a suspensão do edil da Beira na candidatura à sua própria sucessão, justificando que "Daviz cumpriu com todos os requisitos exigidos pela CNE".
A Renamo diz que a candidatura do engenheiro Daviz Simango é ilegal, uma vez que este é actualmente presidente do município da Beira, cargo para qual foi eleito como candidato da Renamo. Justifica que Daviz Simango só poderia concorrer fora da Renamo, no caso de ter resignado o cargo de edil eleito como candidato da Renamo.
Confrontado com esta situação, Leopoldo Costa confirmou que, de facto, a Renamo remeteu um pedido de impugançõa à candidatura de Daviz Simango, mas disse que a mesma não foi encaminhada à instituição que ele dirige. "Houve contestação à candidatura de Daviz, mas foi dirigida a outra instituição que não a CNE, e julgo que está a ser analisada em outro fórum", afirmou.
Enquanto se analisa tal contestação, o edil da Beira continua candidato apurado pelos órgãos eleitorais, e no sorteio realizado pela CNE, no sábado passado, coube ao edil da Beira o quinto e último lugar no boletim de voto que servirá para a eleição do presidente ao município da Beira.
Sorteio da CNE coloca Frelimo em primeiro lugar nas 43 autarquias
O sorteio realizado, na «SOJOGO», em Maputo, pela CNE, deixou o partido Frelimo e os seus candidatos à presidência dos municípios, a constarem nas primeiras posições nos boletins de voto tanto para as assembleias municipais como para eleição dos edis, nas 43 autarquias. A Renamo ocupa a segunda posição, o PIMO a terceira e o PDD a quarta. Seguem depois os outros partidos, coligações e grupos cívicos de cidadãos que foram apurados para as eleições autárquicas de 19 de Novembro próximo em cada uma das autarquias.
A CNE explicou os critérios que usou para sortear os concorrentes: Os candidatos foram divididos segundo o número das autarquias para as quais concorrem.
A Frelimo e a Renamo - que concorrem para as 43 autarquias - entraram no seu pote, e a primeira bola a sair foi a da Frelimo. Isso fez com que os candidatos deste Partido ocupassem sempre a primeira posição, em todos os municípios. Não houve um sorteio para cada caso, isto é para cada uma das 43 autarquias onde haverá eleições para os respectivos governos municipais.
O PIMO e PDD que apresentaram candidaturas em pelo menos 10 autarquias, também entraram no seu pote. O partido de Yaqub Sibid ficou em primeiro lugar do pote e terceiro da geral, sobrando para o PDD o quarto 2º lugar do pote e 4º da classificação geral. Depois seguem-se os restantes partidos, coligações e grupos de cidadãos que foram apurados para as eleições autárquicas de 19 de Novembro próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry