"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Queridas mamãs

Da Filomena Levi recebi um email que gostaria de partilhar com os demais amigos e amigas neste blog. "Há 2 meses atrás, em conversa com amigos, abordavámos a questão da renitência que algumas crianças têm de tomar a mistura quando estão com diarreia, o que dificulta a sua recuperação. Informaram-me que existem no mercado misturas com sabor( laranja morango, etc) e que as crianças gostam.

Um mês depois tive a infelicidade de ter a minha filha doente; com diarreia. Fui então a fármácia Socorro ( em frente à maternidade do Hospital Central [de Maputo]) e comprei a mistura de laranja. Comecei a ministrar a mistura. Durante três dias, a criança não registava melhorias. Pelo contrário. Além da diarreia estava também com vómitos e uma fraqueza gritante. Desesperada fui ao médico. Questionada sobre qual a medicação que estava a dar, disse-lhe que mistura com sabor de laranja. A médica com ar triste, desolado até disse-me que estava a matar a minha criança. Que as misturas com sabor são feitas com químicos que irritam as céulas sensíveis do estômago e, por isso é que a criança, para além da diarreia, estava com vólmitos .

Fiquei escandalizada, revoltada. E pensei :*Porquê é que em nome do negócio matam as nossas crianças?* Porque é que as associçãoes de defesa do consumidor, o Ministério da Saúde não interditam a venda destes produtos no nosso mercado? Por isso resolvi , sem nenhuma certificação cientifica, mas apenas empiricamente, faço este apelo à todos os destinatários desta msg, que, podem até não ter filhos, mas de ceerteza terão uma crinaça a quem depositam o vosso carinho:
*Não deêm mistura de sabores às vossas crianças !"

1 comentário:

  1. Esse é o pior problema que temos em Mocambique: enfermeiros informais. Acima de tudo, são os pacientes que devem deixar de comprar medicamentos nas esquinas e denunciar os que lá vendem.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry