"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Marromeu mal gerido - constata SG da Frelimo, Filipe Paúnde

O SECRETÁRIO-GERAL da Frelimo, Filipe Paúnde, de visita à província de Sofala desde a quinta-feira passada, deplorou aquilo que chamou de má gestão do Conselho Municipal de Marromeu, exemplificando que neste quinquénio o Governo central alocou mais de 15 milhões de meticais para o Fundo de Investimentos de Iniciativas locais à edilidade, os quais não resultaram no desenvolvimento da autarquia.
Maputo, Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2008:: Notícias
HORÁCIO JOÃO
Aquele dirigente político é de opinião que o Presidente do Conselho Municipal, João Germano, esteja a aplicar de forma abusiva os fundos do erário público. Filipe Paúnde teceu estas críticas depois de visitar aquela autarquia domingo último, antes de seguir viagem para Gorongosa, onde trabalhou nos últimos dias, no âmbito dos preparativos da máquina do partido no poder, para as eleições locais de 19 de Novembro.
Entretanto, o gabinete que gere a construção da ponte sobre o rio Zambeze garantiu esta semana ao SG da Frelimo que a previsão climática sazonal do período chuvoso 2008/2009 que aponta para chuvas normais com tendência para acima do normal no centro e norte, e normal para abaixo do normal no sul entre Outubro Novembro e Dezembro, podendo ditar pico de cheias, não vai influenciar a execução normal das obras daquela infra-estrutura, ligando as margens das regiões de Caia, em Sofala, e Chimuara, na Zambézia. Esta garantia foi dada durante uma visita de trabalho à empreitada.
Com efeito, decorrem trabalhos de levantamento e alargamento da plataforma de via de acesso para permitir que mesmo durante as projectadas intempéries não se venha verificar qualquer interdição.
Por outro lado, está sendo acelerada a construção dos últimos sete dos 29 pilares da ponte de aproximação para que não se verifiquem constrangimentos de maior monta. Dinâmica semelhante ocorre igualmente na frente de trabalho no leito do Zambeze, podendo ser estabelecida a ligação da ponte principal com o encontro norte do lado de Chimuara nos próximos dias.
Dos 35 pilares necessários para as obras, faltam apenas nove, num projecto de 36 meses, que decorrem desde 13 de Marco de 2006 a 31 de Maio de 2009. A avaliar pelo cumprimento do cronogragrama de trabalho, Filipe Paúnde disse estar bastante satisfeito com o ritmo das obras.
Qualificou o projecto como sendo de grande envergadura e importância socioeconómica para o desenvolvimento do país, renovando esperança de que a obra termine no tempo planificado.
A ponte sobre o Zambeze esta orçada em cerca de 80 milhões de euros, é financiada pela Comissão Europeia, Itália, Japão, Suécia e Governo de Moçambique.(X)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry