…caso Renamo pergaminhe e sobretudo porque a Frelimo que está trabalhar para assumir os cordelineos do poder naquele Município.
Se bem que é verdade que a Renamo continua favorita para as eleições que se avizinham na Beira e, quiça, na maioria dos municípios do país, as recentes querelas e pronunciamentos solitários de alguma gente de inteligência errante, pode levar a que a Frelimo vença as próximas eleições.
Não há dúvidas que qualquer um tenha seu sonho pessoal. Mas o sonho pessoal não pode ser tal que ultrapasse a vontade colectiva do partido. Só no colectivismo e na inter-ajuda é que o barco vai a bom porto. Agora, se a cada dia que o sol nasce, estivessemos a reclamar poderes, sem alguma disciplina, onde fica a ordem e a organização? Nem são a meia dúzia de gatos pingados de pessoas a quem nós contactamos que nos podem afiançar e/ou mesmo assegurar que temos estamos em condições de assumir a liderança ou ser candidato do partido.
Enquanto prostituidamente procuramos ter acesso ao poder fazemos jogo do adversário, esse que tem a força tribal e que está sendo explorado este. Para mim o que admira é o facto de pessoas que achamos muito bem educadas, bem dito, letradas deste país, não estejam em condições de ser elas primeiras a estudar como o sistema democrático instituido dentro e fora dos partidos funciona.
Não é a pessoa como tal que vem ao público dizer que vai ser isto ou aquilo, mas são sim os partidos é que apresentam os seus candidatos. A menos que queiramos ser independentes. Para isso, então, a pessoa afasta-se e começa seu próprio projecto de candidatura. Agora não é a meio e sob meios de outrem que nós reclamamos projectos pessoais. É assim na Frelimo, deve ser assim na Renamo, ou em qualquer outro partido, sob pena de nos distrairmos do verdadeiro significado das eleições: servir e bem as populações. Foto Desvaneios
Sem comentários:
Enviar um comentário