"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Renamo contra políticas que excluem a população*


…“Estamos numa situação extremamente caótica” contra qual nos devemos preparar.




A problemática de xenofobia não se confina apenas num único país. Ela apresenta nuances. Para o deputado da assembleia da República, Manuel de Araújo, em entrevista ao jornal online canal de Moçambique, afirmou que “não é só na África Sul onde se verificam actos de violência devido a políticas que de certa forma excluem a população”. Na verdade porém, “aqui em Moçambique isso acontece e o 5 de Fevereiro foi um exemplo disso embora tenha acontecido apenas entre moçambicanos” – disse.


Manuel de Araújo comentou ainda que “em Moçambique temos políticas económicas que não respondem às preocupações deste País. São modelos importados e nós nem tivemos tempos de repensar no nosso Estado e analisar os impactos que isso nos pode trazer. E nem nos damos tempo para essa análise. Para ele, “simplesmente copiamos os modelos dos outros que nem se adequam à nossa realidade e como consequência surgem conflitos de social, económica e política”.
Por outro lado, e ligado à políticas de exclusão, “a questão do desemprego é um outro problema sério que está relacionada com estes actos de violência que actualmente se registam na África do Sul e isso tem, de alguma forma, a ver com a incapacidade das redes sociais nos vários países da SADC, responderem às solicitações das sociedades nos respectivos países”.

O busílis do problema reside no facto de “nenhum governo nesta região tomou em atenção os sinais que nós temos vindo a alertar há bastante tempo” contra os emigrantes. A não tomada de uma posição firme quanto à questão do Zimbabwe, que é um sinal claro de que o governo da África do Sul não está a levar a sério as preocupações das populações” – asseverou Araújo.

O governo sul-africano não está isenta de culpa neste caso por ter reagido “com muita lentidão, sem proteger da forma como nós esperávamos, sem defender os imigrantes que são uma força extremamente preponderante para a economia da África do Sul”.
A terminar, aquele deputado da Assembleia da República opinou que “temos que nos preparar para momentos piores. Quer em Moçambique quer na própria região da África Austral. Estamos numa situação extremamente caótica. Alguns vão se rebelar contra todos devido à falta de meios de sobrevivência”. Aquele Deputado da Assembleia da República sugeriu ainda “que é imperioso que se tenha uma reflexão em volta desses modelos copiados e que estão sendo aplicados nos vários países da África Austral sem que respondam aos anseios da população”. Foto ControlArms *Titulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry