"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Se o Governo diz que acabar com analfabetismo é miragem, passou seu certificado de incompetência.


Quando um dirigente vem ao público capitular que não consegue dar marcha ao programa considerado central de governação, então não restam mais dúvidas aos demais moçambicanos que estamos perante alguém que assumiu e passou-se uma certificado de incompetência. Estranhamente, foi algo que Samora e sua esposa (na foto) juraram dedicar suas energias. E vejam: muito jovens, nem Samora nem Grac,a Machel viraram a cara a este desafio. Este bem presente na agenda e com accoes muito pra'ticas.


Ainda bem que os ventos desfavoráveis à governação presente nos que leva a predizer que os moçambicanos já sonham com uma alternativa. Houve uma linha orientadora inicial para a educação de adultos que foi propositadamente deitada fora alegadamente porque os tempos mudaram. No seu lugar se trouxe a consultoria, com alfabetizaçao solidária à mistura e projectos de educação que viraram autenticas empresas. Exemplo disso é a Associacao Progresso. Diga-me lá se esta empresa não é resultado do desviu da direcção que se pretendiam inicialmente com a alfabetização e educação de adultos.

A alfabetização é uma tarefa de todos” – meus irmãos! Lembro-me ainda jovem já frequentava nas campanhas e sem dinheiro nenhum a me compensar pelo meu esforço em servir uma causa, e muita gente aprendeu. Já que a Governo da Frelimo, por mais que erre, por mais que seja apanhada na curva, nunca de demite, as coisas vão continuar como estão, o que vai ser muito mau.

Aqui vai o trecho do noticias (19/06/08) a este proprosito:

Acabar com o analfabetismo ainda é uma miragem


Na população adulta em Moçambique- Considera o Ministro da Educação e Cultura, Aires AliO Ministro da Educação e Cultura, Aires Bonifácio Ali, disse ontem em Maputo que apesar dos esforços e iniciativas desenvolvidas pelo Governo e parceiros na componente da educação, sobretudo de adultos, o País ainda está longe de atingir a erradicação do analfabetismo na população adulta, a principal meta para que cada mulher e homem moçambicano seja capaz de participar como cidadão consciente na construção do seu bem-estar social.Aires Ali falava à margem da sétima Reunião Nacional de Alfabetização e Educação de Adultos que decorre sob o lema, “Moçambique sem analfabetismo, rumo ao desenvolvimento”. O objectivo desta reunião é a monitoria e o apoio à implementação das políticas e estratégias de alfabetização e educação de adultos, através da avaliação do progresso realizado desde a última reunião, e providenciar meios para melhorar essa implementação.De acordo com Aires Ali, o seu pelouro vai redobrar esforços, optimizar os recursos disponíveis, continuar a mobilizar os que faltam, privilegiando as sinergias entre o Estado e a sociedade civil, ligados pelo ideal de que a “educação é tarefa de todos nós”.Aires Ali anotou que o encontro deverá reflectir com profundidade sobre os programas de alfabetização e educação de adultos e educação não-formal implementados e a serem implementados, sempre na perspectiva de que devem incidir na melhoria da qualidade de vida da população moçambicana.Neste momento, cerca de oito milhões de pessoas adultas moçambicanas não sabem ler, escrever, nem realizar cálculos básicos. Foto retirada da Oficina de Sociologia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry