"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

domingo, 29 de junho de 2008

Essa juventude, essa seiva da nação


Dados o teor e importância do assunto resolvi prosseguir com este debate.

Generais, generais, generais! Com as armas empunhadas fizeram sua gloriosa luta contra o colonialismo. Venceram! Moçambique, ao que tudo se pode descrever, ficou Independente em 1975. Nessa altura muitos destes generais de então não tinham mais de 30 anos. Eram essencialmente jovens! Lembram-se de Armando Guebuza em 1974 no Governo de transição, nas imagens que estão na net? Irrefutavelmente jovem.
Agora ninguém sabe se o tabagismo a que ele abraçou vem dos tempos da luta armada ou quando já está no poder. Uma coisa é certa; é mau exemplo der ser jovem. Os efeitos do tabaco podem diferir do álcool, mas nem um nem outro produto deixa de ser droga. No que tange ao general Hama Thai, que apareceu no “Magazine Independente” a vilipendiar jovens.
Mas, ele (Thai) esqueceu-se de mencionar que ali mesmo na zona summershield (Maputo) onde ele vive, há a chamada ‘Colômbia’; ou seja a Medelin da droga em Moçambique, onde gente da luta de libertação se encontram envolvidos em práticas criminosas. Se há jovens estão sob batuta dos jovens de ontem (antes de 1975). Porque a Frelimo não destrói esse seu santuário de drogas na zona militar? Tem medo dos antigos combatentes? Tem medo da sua história?
Senhor general Thai, antes de se acusar os outros, olhe se nós foi de facto exemplo para quem os acusa de poder vender o Vender o país. Mas posso lhe garantir que a juventude será sempre essa seiva da nação.

Foto Tempo: (capa) 210, 1974. O Camarada Armando Emílio Guebuza, Comissário Político Nacional da FRELIMO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry