"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Meu país esquartejado*





DO PAIS ONDE MORO: carta para Mariazinha XII - por Nelson, Beira


Mariazinha hoje te escrevo cedo, te escrevo pela manha e é porque não me aguento mais calado. Ha-de que vais te queixar como sempre por te mandar noticias chatas mas é oque eu tenho fazer oque?Mariazinha vão esquartejar a nossa Beira e ninguém nos perguntou se queremos isso ou não e dizem que estão fazendo tudo para o nosso bem. Como pode ser isso? Já reparaste que aqui no meu pais nunca se pergunta oque o povo quer, oque o povo pensa ou sente? fazem tudo por nossa conta e ainda dizem que fazem para o nosso bem. O governo central acha que as autoridades Municipais não estão dando conta do recado e precisam de um administrador para ajudar. Vão então "cortar" um pouquinho da Beira e tornar esse pedacinho em distrito para esse tal administrador. Mariazinha a historia de turco virou moda. Outros casos horríveis de abusos sexual a menores estão sendo reportados, como a Amélia diz, "quantos outros andam por ai desconhecidos"?Esta também em polvorosa por aqui o caso do roubo. Uns acusando e outros negando. Vamos ver onde isso vai parar.Mariazinha o Dede me escreveu a dias e falou de coisas do vizinho. Enquanto se aproxima o 27 de Junho data marcada para a segunda volta das eleições, tem muita coisa acontecendo. Sabes por exemplo que nesse curto espaço de tempo o líder oposicionista ja foi detido pelo menos umas 4 vezes, um dos seus membro tem um processo onde lhe acusam de traição e pode pegar uma pena capital entre tanto ainda ha vozes que dizem que esta "tudo bom" por la. A dias esteve ca em casa uma delegação da ZANU PF que garantiu que Mugabe vai ganhar esmagadoramente. Me perguntei donde vinha a certeza. Depois que o mediador esteve la, transpira agora a noticia de que Thabo Mbeki finalmente acha que nao existem condições para se realizarem eleições. Sugere cancelamento da segunda volta das eleições, e formação dum Governo de Unidade Nacional. Alguém por ai ja me perguntou quem vai a frente desse governo. Mugabe ou Tsvangirai? E porque sera que Mugabe aceitaria essa proposta se segundo os seus enviados a Moçambique ele tem certeza de ganhar esmagadoramente? Porque será que nas eleições passadas nao se pensou também em GUN? Será que esta-se fazendo tudo para manter Mugabe no poder?Admiro também a atitude do Ex. Depois de ter se ajuntado aos outros "grandes" como Desmond Tutu, Kofi Anan... assinando a carta de protesto contra o regime de Mugabe, Chissano deu uma meia volta e "atirou pedras" ao ocidente. Jogou culpa para os países que impuseram sanções ao Zimbabwe e prometem intensificar as sanções caso ele se mantenha no poder.Mariazinha esta-se muito mal pelo que vejo.Outra noticia que faz um verdadeiro terramoto tem a ver com a mudança de currículo de Medicina na Universidade Eduardo Mondlane. Fala-se por ai que os Médicos passaram a ser formado em tempo bem mais curto que os actuais 7 anos. Essa decisão se torna grave especialmente por se diz também que foi uma imposição. Quem impôs a quem?Mas também tenho noticias boas Mariazinha, e trago-as de Inhaminga. A maior surpresa dessa vez foi ter constatado que bem antes de Dezembro como estava previsto, Inhaminga já esta ligada a corrente vinda de Cahora Bassa. Acabaram-se os pesadelos gerados pela falta de energia, acabaram-se as dores de cabeça com os geradores. Com certeza que Inhaminga vai "crescer".Acho que parar por aqui Mariazinha. Tenha um bom final de semana e nos vemos pela semana. * Meu titulo Foto ABC [em azul e vermelho, meus destaques]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry