"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Governo tardio


Fiquei atónito ao acompanhar o último jornal da famosa antena nacional da RM das 23.30 de ontem, que o Governo da Frelimo ‘está preocupado com a situação no Zimbabué’ (Sic.). Minha indignação não foi pelo teor da notícia, mas sim por esta manifestação de preocupação só agora estar a ser emitida tardiamente.

Eu não sei se a Frelimo e o seu governo tem presente do impacto desta posição fosse ela expressa a meses atrás. Frelimo (e seu governo) podiam ajudar o pacato cidadão zimbabueano que fosse trucidado nas mão do regime caso tivesse um engajamento construtivo naquela crise. Quantas vidas foram? Quanta imigração? Quantos os que sofrem sem poder se expressar? Quantos estão nos cárceres do dispótico regime? Esta opção do nosso Governo pelo lado errado, a adesão miope a diplomacia silênciosa, a falta de visão estratégia concorreu a que Mugabe cometesse as atrocidades que cometeu contra o seu próprio povo. Carte blanche para os dogmas reiterados, do financiamento da violência, no resurso aos falaciosos protestos de heroicidade, de libertadores da pátria zimbabuena, de uso da côr e raça como armas para confrontar os Ocidente, sobretudo os EUA e RU.

Esto tardio tomada de posição clara do nosso Governo não ajudou em nada a imagem de Moçambique na região e no mundo. E mais, o nosso governo é visto como colaboracionista, defensor de causas perdidas, de apoio incondicional e miope das decisões de um clube dos amigos chamado SADC (uma organizão que nem é eleita!), com o fito de perpectuar sua permanência do velhos camaradas no poder, mesmo que seja contra a vontade dos povos e mortes desnecessárias.

Por isso, a menos que o Governo da Frelimo reconsidere esse modo de estar e fazer diplomacia quer na região e no mundo, será visto como cúmplice sempre. O preço é alto para os moçambicanos! (x) Foto: Macua de Mozambique

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry