"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 24 de junho de 2008

Muanawassa e Mbeki


...gato e rato!

Afinal o que se passa entre o homem da diplomacia silênciosa e o ‘chair person’ (presidente) da SADC? Teria eu abordado num trabalho anterior que quem se remetia ao silêncio insurdecedor e quase cumplice sobre a crise zimbabuena era o Presidente Levy Muanawassa da Zambia. Andei enganado. Numa conferência de imprensa em Lusaka ontem, para qual vivamente recomendo o leitor confirir neste elo da Voz da America, Muanawassa mostrou-se muito agastado por Mbeki não lhe estar a reportar ou por a par do evoluir da sua mediação da crise. Manawassa afirmou que tentou entrar em contacto com o presidente sul-africano durante a sua estada em Harare mas este lhe ‘mandou passear’. Pronúncio de que no clube SADC nem tudo é mar de rosas como iamos aí pensando. Mas Muanawassa deixou um recado que as eleições Zimbabuenas, na ausência do líder do MDC, devem ser adiadas para mais tarde.

2 comentários:

  1. O que a malta Mbeki nao quer é qualquer accão que possa remover um dos membros do clube dos camaradas. Se Mwanawasa alinhasse à dita diplomacia silenciosa que nao é nenhuma diplomacia, nao teria problema nenhum com Mbeki.

    ResponderEliminar
  2. "Se Mwanawasa alinhasse à dita diplomacia silenciosa que nao é nenhuma diplomacia", podia ter amigos como malta Guebuza e por ai' fora.

    Na pessoa do Presidente da Zambia esta' um jurista que entende sobre leis e percebeu o 'status quo' no clube dos amigos da SADC,isso incomoda Mbeki.

    Vamos ver se a tal silenciosidade diplomatica vai ter efeito, senao o que estamos a ver; mortes atras de mortes no Zimbabue e mesmo na RSA.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry