...Demoção do PCA e formação necessárias.
Depois dos problemas que nos foram deixados apreciar da companhia Sudan Airways do Sudão que lhe valeram a retirada do certificado de operadora nacional e internacional, tivemos no último domingo a vez do quase sinistro das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).
Depois dos problemas que nos foram deixados apreciar da companhia Sudan Airways do Sudão que lhe valeram a retirada do certificado de operadora nacional e internacional, tivemos no último domingo a vez do quase sinistro das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).
Nisto, posso chamar a memória as acussões que pesam sobre o actual PCA desta companhia, de muito pouco fazer, mas tem uma carteira salarial muito acima da inflacção (Recorde-se a este proposito das palavras de António Muchanga, MP aqui e aqui). O PCA não se mexe sequer para redimensionar a empresa, que conta hoje com uma frota bastante reduzida, que so' por pressão, acabou colocando mais uma unidade recentemente. Por sinal é a aeronave, o “Quirimbas”, em questão na fumaçã que ocorreu a bordo, quando fazia a rota Pemba/Joanesburgo com paragem em Maputo, tendo uma aterragem forçada em Nampula após ter levantado o voo a 50 minutos de Pemba.
Preocupações
Ora isto levanta preocupações pertinentes. Afinal temos a certeza da fiabilidade dos avioes, embora poucos, que adquirimos? Que tipo de manutensão os nossos aviões são sujeitos e por quem? Porquê 90% de passageiros que viajam na LAM pagam o bilhete do voo não pelos próprios dinheiros (bolsos)? Porquê num voo de longo percurso destes, só haviam oito dezenas, para centena e tal que um avião tem capacidade de levar?
Dos problemas as soluções
Vejo que a LAM precisa de duas coisas. Uma é a mudança de gestão e a outra é a formação do pessoal. Isto passa necessariamente pela demoção do actual PCA que não faz nada e a inovações curriculares na Escola de Aeronática Civil, que hoje serve somente aos filhos da pequena elite da Frelimo.
Quando é que as autoridades Moçambicanas param para pensar ou repensar seriamente nestas questões vitais para o país?
ResponderEliminarDesenvolver o turismo( um só exemplo) sem ligações aéreas capazes em termos de segurança?
Meus senhores, tenham a santa paciência! Vamos a arregaçar as mangas e trabalhar.Formação, formação, formação... e gestores à altura, precisam-se com urgência!
Para quando a abertura de uma concorrente credível da LAM? que provocação!!!!!!
Eu pergunto se o tal do PCA que esta la' nos LAM e' insubstituivel?
ResponderEliminarSo' o cheiro nauseabundo que se inala nas salas nos aeroportos, mau servico abordo da' para inviabilizar fe'rias de turistas ao pai's. Diria mais...
Hum, e' de facto uma situacao preocupante que se vive nas LAM.
ResponderEliminarPara mim, o que preocupa e' a falta de sensibilidade e profissionalismo em bem servir. Veja aquelas 'patanicuas' (doces), pao doce que se serve, e o deluidissimo quase aguarento sumo de laranja que e' servido para viagens acima de uma hora! E a que prec,o? Meu Deus!
Aqui se deve sentar para olhar nestas questoes como deve ser.