"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dhlakama critica a chamada diplomacia silenciosa


...interpretada como sendo de ganhar tempo para proteger um dos membros ferenhos [Mugabe] do clube de amigos da SADC. Leia primeiro a cenica conversa de Mbeki e Mugabe abaixo.



O Presidente sul-africano está a ser criticado pelo completo falhanço da sua missão no Zimbabwe. Thabo Mbeki não percebe porquê. Ele, presidente de uma potência africana, criticado por querer aproximar governo e oposição no Zimbabwe? Está mal. Ele cumpriu, cabalmente, o mandato da SADC. A prova está numa gravação agora divulgada do encontro a sós que teve com Mugabe, em Harare. Alguém se "esqueceu" de um gravador ligado numa gaveta do presidente zimbabweano. Aqui está um excerto do diálogo sobre a crise que o país atravessa.Thabo Mbeki - My brother, tudo bem?Robert Mugabe - Ya, nice- Primeiro quero agradecer-te a surpresa.- Estiveste mais de três horas e meia com ela...- Levou-me às nuvens, no salão aqui ao lado...- Ainda bem.- Então, e tu? Já resolveste o problema?- Qual?- Mary, a secretária. Saltaste-lhe para a espinha?- Ya, mas correu mal...- Então?- Brother, lá saltar saltei, mas não deu nada...- Mas já há solução para isso...- Esses brancos inventam medicamentos de merda. Tomei Viagra 305 e nada...- Não conheço o 305. É novo?- O meu secretário comprou-o no mercado paralelo por 500 dólares US.- Não foi mafia do joe? Onde está esse secretário?- Não sei. Tirou férias. Está na barragem do Kariba com a noiva...- Deixa-me falar com o médico da minha comitiva.Mbeki sai e, um minuto depois regressa.- Sócio, foste mafiado. Essa referência não existe.- Z#&5Fu... Vou matar esse cabrão e a família toda.- Calma. Poupa a namorada......- Z#&5Fu*+*ckkk- Bom. E quanto à oposição?- Z#&5Fu*+*ckkk- Ok, Bob. Não te aborreças. Fica para um dia destes. Dá cá um abraço.- Z#&5Fu*+*ckkk bye, Mbeki. Volta em 2010.Depois de quatro horas no gabinete de Mugabe, Thabo Mbeki encontrou-se rapidamente com os líderes das duas facções do MDC em Harare. Antes de regressar a Pretória, Mbeki disse aos jornalistas:- Verificaram-se progressos no encontro. O trabalho da mediação vai continuar. Já em Pretória, não gostou do que leu no Sunday Times. Os jornalistas escreveram que fizeram um grande esforço para não se rirem com as declarações de Mbeki. "Será que eles sabem de alguma coisa?", pensou. Mas não percebeu o que vinha a seguir. "Pela 347ª vez o Presidente Thabo Mbeki prometeu a um dirigente ocidental que um acordo no Zimbabwe estava iminente. E pela 576ª vez visitou o Zimbabwe para convencer Robert Mugabe a dar-lhe umas dicas que provem que aquela coisa chamada diplomacia silenciosa realmente existe". - "O melhor é fazer umas revelações sobre a corrupção de Jacob Zuma para distrair os manos", pensou Mbeki. "Que tal dizer que recebeu dinheiro de uma empresa inglesa pertencente a um primo de Gordon Brown? Boa. Vamos a isso."- Johnny???- Sim, camarada presidente.- Quero dar uma conferência de imprensa. Chame os jornalistas... (Estrada Poeirenta)

Segundo o Imensis, o líder da Renamo, Afonso Dhlakama afirmou que esperava um posicionamento mais contundente dos Estadistas da região quanto à crise no Zimbabwe após a Cimeira de Lusaka, e criticou a chamada diplomacia silenciosa adoptada na abordagem da crise zimbabweana (Imensis).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry