"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Frelimo subscreve tacitamente as convicções de Hama Thai

" O intelecto humano, quando assente numa convicção (ou por já bem aceite e acreditada ou porque o agrada), tudo arrasta para seu apoio e acordo. E ainda que em maior número, não observa a força das instâncias contrárias, despreza-as, ou, recorrendo a distinções, põe-nas de parte e rejeita, não sem grande e pernicioso prejuízo. Graças a isso, a autoridade daquelas primeiras afirmações permanece inviolada.” (A Falácia das Convicções) - Francis Bacon, citado em "Novum Organum - Livro I (XLVI)"/2004"

A giria popular quem cala, consente ou se o chefe não responde ao pedido das minhas férias dentro dos prazos que a lei prescreve, é tácita e automaticamente a dizer que estou de férias. No caso de recente pronunciamento do general da FADM e Ministro dos Antigos combatentes, A. Hama Thai, de que os jovens da OJM (?) como o Basilio Muhate (leia o seu perfil neste elo ou abaixo) não tem espaço nos lugares mais altos do dirigismo do país, a Frelimo e o Governo que domina se devia pronunciar, para repõr a verdade, criticando o seu membro sénior. No lugar disto, não ouvimos nada destes comandos. O que quer dizer que concorda com as convicções quiméricas do general desavergonhado. (x)

Perfil do Basilio Muhate (Jovem da OJM)
Tem ou nao tem perfil para assumir responsabilidades no poleiro do partido Frelimo e no Estado? Aqui vai:
"Chamo-me Basilio Muhate, Nasci em Chimoio, Provincia de Manica, em Moçambique, depois fui viver a Quelimane e seguidamente na Cidade de maputo onde passei quase toda a minha infância e Juventude. sempre estudei nas escolas públicas e cursei economia na Universidade Eduardo Mondlane. Estive sempre ligado ao associativismo e nesse percurso já estive numa organização infantil chamada continuadores, estive numa patrulha chamada Golfinhos da liga de Escuteiros de Moçambique, passei pelo núcleo Estudantil da Faculdade de Economia, onde fui Vice-Presidente. Actualmente estou na OJM (Organização da Juventude Moçambicana). Sou também membro fundador da ADECID, uma Associação de Cidadania de Moçambique. Sou igualmente membro dos órgãos deliberativos do Partido FRELIMO na cidade de Maputo e Chefe de redacção do Gabinete de Imprensa do Partido FRELIMO.Nos tempos livres gsto de leituras complementares sobre liderança, psicologia, sociologia, juventude e outros temas de interesse.Sou igualmente tutor de um Colegio de Ensino técnico profissional o INTEC College Moçambique" (TakingITGlobal).

Sera' perfil nao diz na que a bebedeiras ou outros adjectivos perneciosos da venda do pai's pelos jovens. Esta constitui uma grave acusac,ao por parte do General. Agora, onde anda a Frelimo para reagir a isto? O que fazem os tais jovens, visados neste ataque do homem que foi comandante da FAM (Forca Aerea de Mocambique) cujo avioes de guerra andam se motores. Onde foram? Quem vendeu la' na RSA? (x) Fotos Noticias e TakingITGlobal

7 comentários:

  1. Respondendo a sua pergunta...é de facto um jovem, a imagem assim retrata e que diz ter frequentado o ensino superior, ser tutor num colégio, pertencer a diferentes agremiações...tenta demonstrar ser detentor dos mais nobres dotes de sabedoria numa nação em que o acesso a educação ainda é de facto um luxo, mas deixa muito a desejar ao admitir e ser apologista de que a denominação "OJM" - organização da Juventude moçambicana - deve e segue uma ideologia partidária, o que por outras transparece ser um jovem que chegado ao poder pelo partido, muda o nome do partido de FRELIMO para OTM e talvez, até acrescente, central sindical... Não me admira seu silencio face aos ditos do General, que espelham verdades ditas por um pai, um verdadeiro chefe de família. que tome consciência de acrescentar o que está em falta ou que mude de atitude e demonstre, ser de facto diferente (...)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comenta'rio.

    O que deve acrescentar que esta' em falta?

    Sera' que ainda tem energia e vontade de o fazer?

    Eis o busilis da questao!

    Dede'

    ResponderEliminar
  3. Mais, está em www.mozvoz.blogspot.com, pelo que vão as minhas desculpas, pelo incompleto comentário e aos jovens visados pela verdade que de certeza não a querem por nada. por isso dê só um click em www.mozvoz.blogspot.com e veja o que ninguém comenta.

    ResponderEliminar
  4. Bom, asvezes temos que s cara-de-pau suficentes para percebermos certas coisas.

    Aquilo que o Blog Miradouro Online faz é em linhas gerais é ligar Hama Thai=FRELIMO=OJM=Basilio Muhate.
    Pode-se considerar lógico para certos círcuos da mesma forma qe se poderia considerar lógica a liação MozVoz=Renamo=MirdouroOnline=Dalton por exemplo.

    O que eu quero dizer com isso, mais uma vez, é que devmos deixar deprocurar bodes expiatórios para enchermos os nossos blogues de assuntos e de pretextos infundados
    para fazer a luta política nacional.

    Quando o Magazine Independente convidou o Genral Para uma entrevista não tava a entrevista-lo na qualidade de repesentante da FRELIMO, mas sim como cidadão que teve um grande contributo para o País.

    A OPINIÃO DO GENERAL HAMA THAI É MERAMENTE PESSOAL, e não vejo nenhum outro motivo senão um tentativa de aproveitamento político, o fcto de surgirem agumas "vozes" a vincularem a opinião do General à organizações.

    Só se preocupa com essas situações aquele que procura um lugar no céu.

    PAZ
    Um abraço
    http://www.basiliomuhate.blgspot.com

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Muhate, aqui nao caimos em ridiculo nenhum. De facto o efeito premeditado da grafia do nome OJM, OMM e' mesmo preverso. So' usa um nome igual com ma's intencoes.

    De resto ja' desenvolvo este assunto (veja ao lado), onde remeto o Muhate a ler e 'digerir' a genese da Frelimo. Alias, la' ja' analiso porque a posicao/conviccao de Hama Thai e' tao publica como a de outra pessoa em lugares de responsabilidade e de direccao. Dizer que foi opiniao pessoal e pararmos por ai', e'-nos quando muito lisonjeiro, nao e' senhor Muhate.

    Ao que me parece, o Muhate esta' numa luta titanica para limpar a sua imagem depois de tanto o lhe aconteceu nos ultimos tempos, que e' menos lesivo e criminal. Falo da exportacao da madeira e de todo imbroglio de licenc,as para o qual o senhor se esgrime em justificar. Nao fosse uma justic,a que temos, juro-te que sua sorte seria outra. Vendo o sol ao quadradinhos? Talvez.

    Enfim, o que estamos a analizar sao as conviccoes de um general que jura com pes juntos que os jovens de hoje:

    1. Nao tem responsabilidade;

    2. Andam na bebedeira. (Eu conheco muito jovem bem educadinho que nao ve o alcool como seu prato predilecto;

    3. Alheiam-se em coisas secundarias (Pegar madeira e vender ilegalmente e' secunda'rio isso);

    4. Podem vender o pai's (O pai's nao sei se nao esta' sendo vendido pelo que tenhamos conhecimento).

    Portanto, sao estes ponto que nos levaram a citar o exemplo do Muhate que acabou sendo escorrac,ado da direccao de agricultura em Nampula.

    ResponderEliminar
  6. Meu Caro, B.Muhate,
    Por vezes de facto fazemos certas ligações e relacionamos certos factos e chegamos a conclusões bastante erradas, embora possamos assumi-las como certas e verdadeiras, o que aos olhos de quem vê, chegam a transparecer, claramente, a imagem daquele jovem que não foge a regra, referida pelo quadro sénior do partido, que manifestara-se na minha opinião como um grande pai para a OJM - evite transparecer tal imagem, visto ser seu objectivo o contrario, evitando ligar quer o Mozvoz quer o Dalton Santos a qualquer tipo de filiação partidária, pois ambos se tem mostrado críticos quer com relação aos actos do Partido no poder quer do partido que devia constituir a verdadeira oposição no seio politico moçambicano. Portanto, ambos se tem pautado por uma postura isenta de qualquer ideologia politica o que os torna intelectualmente livres. Pelo que, remeto-o a leitura do artigo em (...) http://mozvoz.blogspot.com/2008/03/bloggers-da-renamo-redondamente.html

    ResponderEliminar
  7. Fiz o seguinte comentario no Rabiscando Mocambique. Espero que ele o valide. Nos pontos, esqueci-me de indicar um quinto ponto; o da venda do pai's pelos jovens. Eis:

    Muito obrigado pela postagem. Vou levar este comenta'rio a coluna onde comecou este debate, pode ser?

    No entanto, eu acho seu argumento muito falacioso. Falacioso porque pode ter lido na diagonal o que que disse o General Antonio Hama Thai. Leia, por favor, o que o "Magazine Independente" divulgou em primeiro lugar.

    Parece que o Basilio meteu na cabec,a que amenizando desregradamente, o assunto se esvai, desaparece. O General colocou questoes importantes/que mexem ate' com a sobrevivencia da organizacao partidaria onde militas. Hama diz:

    1. Voces da OJM sao bebados;

    2. Que se os jovens libertadores duvida se jovens de entao trariam Independencia;

    3. Voces da OJM alheiam-se em coisas secundarias;

    4. Que tem fortes conviccoes que os jovens da OJM podem nao ascender aos lugares mais cimeiros do partidao e governo.

    Portanto, na base destes quatro pontos jaz o que estamos a discutir, e nao a verborrea que tu esplanaste para qual pedes que haja MUITA UNIAO.

    Se o BM e outros da OJM não podem controlar ou mesmo defender-se (legalmente) dos monstros do Partidao... indefensível e em ultima análise contra os vossos interesses como jovens, quem somos nos para trazer a vo's a ARTE de saber se defender?

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry