A edição online de hoje do Jornal notícias cria “drama de guerra” no seu relato de acontecimento e expõe a demonstração de força por parte do regime de Maputo, através da sua FIR (força de intervenção Rápida). Mas esquece de relatar e fazer a análise das verdadeiras causas que levaram ao levantamento daqueles que apelida de “insurrectos”. Coloco a seguir e na integra o texto de que me refiro, para o leitor fazer a ilação do que eu pretendo dizer:
“Cenário de guerra nas estradas
Cinza no asfalto, carcaças de viaturas queimadas, fumo de pneus e de troncos ainda em chamas na maioria das estradas na cidade de Maputo e Matola, sirenes e disparos de armas de fogo e de gás lacrimogéneo no Xiquelene, aliado a outros actos de vandalismo como saque a estabelecimentos comerciais é parte do que a nossa Reportagem constatou na ronda efectuada ontem. Em algum momento, o cenário podia ser comparado ao de uma verdadeira guerra.
Maputo, Quinta-Feira, 7 de Fevereiro de 2008:: Notícias
As manifestações da terça-feira ganharam uma dimensão inesperada, com os pontos vitais da cidade de Maputo, como as saídas e entradas, a serem tomados pelos insurgentes. Nelas ergueram barricadas com troncos, carcaças de viaturas, pneus incendiados e outros materiais, limitando a movimentação e actuação da Polícia.
Entretanto, ontem, a Polícia “eliminou o mal pela raiz”, colocando a sua unidade de elite, a Força da Intervenção Rápida (FIR) logo de madrugada nos possíveis focos de agitação. Os bairros acordaram ao ruído dos carros blindados da FIR, facto que poderá ter evitado que os oportunistas e indivíduos de conduta duvidosa continuassem com as manifestações, mesmo com o problema praticamente já resolvido.
Mesmo assim, a FIR teve que disparar dezenas de balas de borracha e gás lacrimogéneo para dispersar centenas de insurgentes que ainda pretendiam erguer barricadas na Praça dos Combatentes.
Na Estrada Nacional Número 1 os automobilistas, seguindo em diferentes sentidos, eram forçados a partilhar a mesma faixa de rodagem em alguns troços devido a diferentes obstáculos, entre carcaças, pneus e troncos em chamas na rodovia.
Naquela estrada, a presença da FIR era forte, sendo que frequentemente viam-se diferentes viaturas a cruzarem-se com agentes devidamente equipados com armas de fogo, gás lacrimogéneo e outros meios de combate.”
Que pensa o leitor deste relato. É ou não é fiável o Jornal notícias? Penso que não. Os fundos do erário público, dos nossos impostos, colocados á mercê daquele diário não podia ter aquele destino!
"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,
VOA News: África
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Angola24Horas
Últimas da blogosfera
World news: Mozambique | guardian.co.uk
BEM-VINDO
Frase motivacionais
Turismo & musica
Livros e manuais
http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry
Sem comentários:
Enviar um comentário