"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Guebuza ‘sarpa’ para Holanda de 27 a 19/2 próximos

- Deixa ‘maka quentes’ por resolver em terra

Numa altura em que o país está ainda por se refazer e resolver os problemas levantados pelo ‘sismo’ social de 5/2 e da bem recente greve dos transportandores, o Presidente dá-se no luxo de fazer digressões ao exterior? Não vejo a razão de ser desta viagem com questões tão prementes que chamam a sua liderança e empenho. O pior é que nesta deslocação integram, precisamente, os ministros ministro dos Transportes e Comunicações, António Munguambe; ministro da Indústria e Comércio, António Fernando; e o de Energia, Salvador Namburete que têm fortes ligações com os problemas que o país está a viver de transportes e crude, além da Sra Alcinda Abreu-MNE. É absurdo!

Vejam o que Guebuza vai fazer na Holanda:

  • Reforçar as relações de cooperação entre os dois países;
  • Prestar atenção à Moçambique como nação modelo que saiu de um conflito armado e conseguiu estabilizar-se economicamente;
  • Manter encontros com o ministro do Desenvolvimento e Cooperação Internacional da Holanda, com os membros do Senado e representantes do Instituto Holandês para a Democracia Multipartidária;
  • Dirigir-se-á a uma audiência no Instituto das Relações Internacionais (Clingendael) e na Universidade Tecnológica de Delft . (In Opaís).

Absultamente, não vejo nada desta agenda que tenha efeito imediato na solução dos problemas das populações que vivem debaixo duma caréstia da vida sem presendentes. Guebuza devia retrair-se e trabalhar. Mandaria um outro quadro do seu executivo. Nesta caso a Primeira Ministra, Vitória, melhor, Luisa Dias Diogo que até tem ‘calos’ e ‘traquejo’ nesses assuntos de cooperação e 'testada' na Bretten Woods. Bom passeio, senhor Guebuza!

NOTA: Quanto ao segundo objectivo da visita, fica claro que nao ha' accao nenhuma. Prestar atenc,ao 'a Mocambique? Qual que^! Atencao no's ca' temos. E' por isso que o Povo foi a rua dizer 'chega' de mentiras, corrupcao, nepotismo, ma'-governacao. E por isso foi a rua dizer 'chega' a riqueza absoluta!

3 comentários:

  1. infelizmente o nosso estadista ainda nao se deu conta de que 'e mal assessorado, infelizmente aconselham a nao falar dos problemas da maioria, problemas que podem vir a adiar os planos e os programas que ele leva a Holanda. queira Deus nosso homem do cachimbo mude antes que seja tarde

    ResponderEliminar
  2. E está ele preocupado com esses vossos probleminhas de transportes e sei lá oque mais. Alguém falando de linchamento lá na oficina do velho Serra disse:"vamos ver oque se passa se os linchamentos chegarem aos mercedes"
    Vão me dizer que o presidente tem de cumprir sua agenda de estadista. Porque ir lá fora exibir um Moçambique que cá dentro está como sabemos que está.

    ResponderEliminar
  3. ABSOLUTAMENTE caros ilustres Lazaro e Nelson! Seria impensavel um presidente diligente, no meio de uma estonteante situacao, tomar a decisao de dar uma 'passeata' como esta em terras do Rembrandt.

    NO ESTATUTO e status que o fazem o primeiro magistrado nacional, era hora de Guebuza fazer uma introspeccao para os problemas que abalam o seu Governo.

    NAO me querem dizer que tendo Munguambe [dos Transportes] e Namburete [da Energiga] como ministros acompanhantes, Guebuza queira debelar o fogo que pegou a casa.

    TOMEM o whisky e usem roupas te'rmicas no comforto do ainda inverno europeu.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry