"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Zimbabué: oposição acusa SADC de parcialidade

Líderes da oposição no Zimbabwe confirmaram publicamente pela primeira vez que o diálogo com o Governo conduzido durante o último ano terminou em fracasso. Representantes do MDC, partido na oposição, afirmam que se sentem traídos pela SADEC que acusam de não se ter servido da sua influência com o Governo zimbabueano.Parte do problema centra-se em torno da falta de acordo quanto à data em que a nova constituição entraria em vigor. A oposição afirma que o governo voltou atrás na promessa segundo a qual a constituição entraria em vigor antes da realização de eleições. Reagindo às alegações, o secretário-executivo da SADEC, Tomás Salomão afirma que após o processo negocial, resta à oposição definir uma linha clara de acção. Tomás Salomão deixou ainda claro estar satisfeito com a forma como o presidente sul-africano, Thabo Mbeki, conduziu o processo de mediação entre o Governo zimbabueano e a oposição. Fonte: BBC

2 comentários:

  1. Meu pessimismo quanto ao governo africano nasce do facto das organizações regionais em Africa não desempenharem o papel que penso que deviam. Oque é que a SADC fez pelo Zimbabwe? À excepção de Thabo Mbeki oque é que os chefes de estados membros da SADC fizeram? Gebuza e José Eduardo dos Santos esses sim fizeram algo. Impediram que Mugabe e Tsvangirai se encontrassem e dialogassem. Mais do que estar satisfeito pelo que Thabo Mbeki fez Tomaz Salomão devia fazer a sua parte.

    ResponderEliminar
  2. Para a infelicidade dos mocambicanos, vemos Tomas Salomao a nao tomar posicoes equidistantes face ao problema zimbabweano. Era tempo que as sociedades civis acordassem para, de uma vez por todas, ajudassem aquele povo irmao a sair da miseria em que esta' votado. Porque nem com Mugabe, nem com a SADC [diga-se seus lideres] no's nao lograremos de ir em frente. Pois eles estao mais interessados em defender os seus poderes que o bem estar dos seus povos. Salomao, shame on you!

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry