"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O Debate Barack-Clinton

As expectativas eram elevadas e apesar de ter gostado do debate, não terá sido excitante nem emotivo. Os dois candidatos não se distinguem nas suas propostas (excepção na Saúde) e num debate centrado quase exclusivamente nos temas, seria difícil haver grandes divergências.
Ao contrário do que seria de esperar, Hillary Clinton foi bastante cordial com Obama, não aumentando a tensão desta campanha. Hillary explicou o seu caso aos eleitores democratas e esteve ao seu nível, mas que poderá não ter sido suficiente para inverter o rumo dos acontecimentos. É que Barack Obama esteve muito melhor do que na generalidade dos debates anteriores e conseguiu “esvaziar” a superioridade da sua adversária neste tipo de discussão. E com o rumo que esta campanha leva, se houve empate, então Obama foi o vencedor da noite.
Claro que esta foi a percepção que tive do debate, que poderá ser contrariada, se os media americanos o relatarem de outra forma. Hillary Clinton terminou o debate com uma excelente tirada, que lhe valeu uma ovação em pé da plateia. Foi o seu melhor momento nos últimos dois meses. E às vezes são pequenos instantes que mudam a dinâmica de uma candidatura. Mas Obama tem uma liderança forte na contagem dos delegados, e está em ampla recuperação nas sondagens no Texas e Ohio. Como Bill Clinton já sustentou, Hillary está obrigada a vencer estas duas primárias. Não sei se a prestação dela ontem terá sido suficiente. (Nuno Guveia)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry