"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Em Moçambique poder corrompe os dirigentes da Frelimo

"A liberdade não é um meio para um fim político mais elevado; ela é em si mesma o mais elevado fim político" (Lord Acton). O moçambicano deve ter direito a voz ao escolher aqueles que vão dirigir os nossos municípios, estado e a nação, aos quais irá confiar seu futuro e sua vida.

Por isso vá fazer valer sua voz, nunca baixe a cabeça e fique alheio a corrupção, o nepotismo e deixa-andar dos que pensam que o poder é pra sempre e que a coisa pública é sua propriedade. Lembra-se do caso do Banco de Moçambique? O Governador da banca emissora e central do país admitiu aos seus quadros sua prórpia filha. Quem mais reagiu senão alguns funcionários daquele banco por atrevimento.

Em Moçambique, temos que começar a ter coragem de denunciar crimes e incompetências dos governantes, envergonhar a força incansável de produzir mentiras da propaganda da Casa branca da Pereira de Lagos em Maputo. Podes não ser um políticos moçambicanos da oposição, mas faça tu a oposição, como foi a quando da ‘super-terça feira’.

Já pensou um pouco da história? Repare na efige da imagem que resistiu a noite colonial. Ironicamente, hoje se impõe nos exemplos variados do nosso quotidiano. Não se pode esquecer da Golden Flowers na Moamba, empresa do doutor Leonardo Simão, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros que votou a escravidão centenas dos nossos concidadãos. Não se pode esquecer do rebentamentos do Paiol da Madlhazine que sacrificaram vidas humanas sem que ninguém respondesse em juizo. Não podemos esquecer dos maus tratos e da corrupção nas Escolas, nos Hospitais, no Trabalho quando o fim é de sair desta miséria a que nós milhões de moçambicanos estamos presos. Esta estátua vale sim, hoje! E lembre-se a cada momento que "o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente" [anonimo],

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry