"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

“Renamo é pela municpalização de todos os distritos do país”

-Segundo o respectivo líder, Afonso Dhlakhama, que sublinha a determinação do seu partido em inverter o cenário derrotista dos sufrágios anteriores. A RENAMO pretende que o processo de autarcização circunscrito, até agora, a trinta e três cidades, seja alargado às sedes dos distritos,que não possuem quaisquer órgão municipal.De acordo com o líder da “Perdiz”, Afonso Dhlakhama, o desejo do seu partido de ver todas as vilas-sede distritais do país transformadas em edilidades, significaria um “grande passo” para o fortalecimento da democracia e da descentralização do poder, tão apregoada pelo partido do “Batuque e Maçaroca”.

O “homem forte” da RENAMO confirmou a propalada “pressão” que o seu partido tem exercido, nos últimos anos, para que o númerode edilidades seja incrementado. Todavia, observou que a FRELIMO tem-se oposto à mencionada ideia com medo de perder o controlo de algumas zonas detentoras de todas as condições de se tornarem autarquias.Entretanto, Dhlakhama assegurou, em conferência de imprensa concedida à margem do seminário de capacitação proporcionado aos seus membros do Partido da Perdiz, na cidade de Nampula, a RENAMO está apostada em estudar a melhor estratégia “anti roubo” de votos, tendo em conta os próximos sufrágios eleitorais.Pois, não vale a pena estarmos sempre a choramingar que a FRELIMO nos rouba descaradamente.Claro que não iremos desvendar a estratégia que iremos adoptar para o efeito. Mas, garanto que agora ascoisas serão diferentes. Vincou.


Ademais, lamentou que em Moçambique continue a prevalecer uma acentuada partidarização das instituiçõesestatais, fazendo com muitos dos respectivos funcionários sejam “arrastados” para o partido no poder contra a sua vontade.Pronunciando-se sobre a razão da sua ausência sistemática, até à data, nas celebrações do Dia dos Heróis (3de Fevereiro), Dhlakhama alegou que o facto deve-se à partidarização que tem caracterizado essa e demais efemérides.Consequentemente, sendo eu da RENAMO, não vejo porque é que terei de comemorar uma data de um partido que não seja o meu. Se fossem datas nacionais, e sem conexão partidária que os feriadostêm, a coisa seria diferente. Frisou, a concluir.WAMPHULA FAX - 19.02.2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry