"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Super-Ministra, Vitória Dias Diogo, clama sucessos madrugadores na função pública

- Mas sua acção, se centra apenas na capital nacional

Se estão lembrados que a sra. Victória Dias Diogo [na imagem ao lado do JN tomando posse] organizou um encontro com os Secretários­-Permanentes dos Ministérios e sectores afins de nível central [como a dra Maria Bila do MEC na imagem abaixo/JN] nesta semana. VDD apreceu a anunciar que o seu ‘super-ministério’ andou bem em 2007, pois foi possível “o recenseamento dos funcionários e agentes do Estado que permitiu o estabelecimento do cadastro dos funcionários”; ou seja, No total foram cadastrados 162.424 trabalhadores do Estado, atribuídos 114.510 NUITs e emitidos 13.138 títulos de provimento do Visto do Tribunal Administrativo (TA), entre outros sucessos (AIM)”. VDD reconheceu igualmente que nesse mesmo ano, coisas como a aposentação, emissão do Bilhete de Identidade (BI), entre outros foram tratados com muita morosidade. No entanto, para ela, “devemos assumir a aposta de que o ano de 2008 deve ser orientado para a produção de resultados concretos na transformação do nosso Aparelho do Estado” (AIM). Portanto, aqui se trata de um ‘super-ministério’ que supervisiona a acção dos outros Ministérios dada a sua incapacidade de produzir resultados concretos, como é o caso do da Justiça no tocante aos BI’s. Leia-se aqui o desenvolvimento desta noticia.

Nota 1: A corrente de opinião acha que, a semelhança do ‘super-ministério’ da Função Pública, a figura de Secretário-Permanente quer ao nível central, quer nas Províncias está a levantar muita preocupação pelo fardo que representam ao Estado; um super-mistério.

Nota 2: Para uns, esta figura do SP é irrelevante e só serve de empecilho ao trabalhos dos administradores e directores de administração e finanças. Para outros, este não passa de um exercício de delapidação do erário público e que tornar mais pesado o fardo orçamental na rubrica dos salários.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry