"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Frelimo partido do passado, parado no tempo e de demagogos

Fiquei deverás estupefacto ao notar que o jovem secretário da propaganda da Frelimo, dr. Edson Macuacua [na imagem], veio ao publico anunciar que vai organizar uma comemoração de um aniversário de congresso desta organização política: 40 anos anos do II congresso e faz apelo que o local dessa comemoração vai ser ‘pequeno’. Conforme se pode ler no notícias de hoje, “A festa será em finais de Julho. Mas como a própria Frelimo assim o ensina, “a vitória prepara-se; a vitória organiza-se”. Em Matchedje já se notam algumas movimentações. As autoridades locais procuram melhorar os acessos à sede do posto administrativo e criar outro tipo de condições básicas para que este acolha os “ilustres” visitantes.” Até aqui tudo bem. Mas o que podemos concluir deste exercício todo? Eu tenho três pontos conclusivos:
  1. A Frelimo é um partido do passado, parado no tempo e de demagogos;
  2. O partido dos camaradas sobrevive de ‘truques’ inconfessáveis que se fundam na coerção dos membros de topo a base para o desenho dum 'mito' de grandeza que esta' a perder;
  3. Vai ser uma oportunidade em que o ‘batuque e a maçarroca’ não vai conseguir destinguir entre a coisa pública e do Partido.

Em julho, vamos poder ver a mobilização das ‘autoridades locais’ para trabalharem afincadamente para este proposito da Frelimo, esquecendo-se que afinal há outra grande maioria que não é membro da Frelimo, virada para o futuro, preocupada com a melhoria das condições do povo, e que, uma vez Governo, seus representantes deveram ser humildes serventes deste povo. Tal como Samora serviu com humildade [apesar do marxismo e tirania] e exigiu dos colegas governantes o mesmo, portanto.

2 comentários:

  1. Para quem viu de perto oque se deu em Quelimane a quando do congresso pode com facilidade imaginar oque vai ser essa tal comemoração... que importância tem o 2º congresso para que seu aniversário seja celebrado com a pompa que se pode prever? Até quando teremos que testemunhar esse esbanjamento do que é nosso?

    ResponderEliminar
  2. E' gente sem vergonha na cara, Nelson. Has-de ver que vai ser passado a papel quimico o acabaste de mencionar. Pena, pena, pena..

    Boas aulas, Nelson.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry