AS autoridades de Sofala vão introduzir, na próxima campanha de pulverização intra-domiciliária, contra o mosquito "anapholys", principal causador da malária, o uso DDT, um insecticida considerado altamente eficaz pelo facto de, para além de eliminar o vector da doença, tem a capacidade de matar outros insectos similares.
Esta informação foi nos facultada por Juvenal de Amos, coordenador provincial do Programa de Combate à Malária, Tuberculose e HIV/SIDA, junto à direcção de tutela em Sofala, que falava ontem, em Nhamatanda durante o seminário de capacitação de jornalistas em matérias do género.
Trata-se de um evento que envolve mais de duas dezenas de profissionais de comunicação social provenientes das províncias de Gaza, Inhambane e a própria anfitriã que é organizado pela Malária Consortium, uma organização britânica.
Durante a sua intervenção, Amos, um dos oradores no evento, anunciou que a província de Sofala vai banir o uso do insecticida ICON e para sua substituição passará a utilizar o DDT para responder às exigências da população local que alegava, entre outras coisas, que o produto em uso não matava os mosquitos, facto com que alguns moradores não colaborassem no processo.
Contudo, a fonte clarificou que tal acontece, porque o ICON só elimina o mosquito "anapholys".
ssegurou, no entanto que esta dúvida passará para a história com a introdução do DDT que tem a capacidade de eliminar todos os insectos desta família e outros, que incluem a barata.
Hoje, os jornalistas vão visitar algumas unidades de Saúde e projectos ligados à luta contra a Malária e HIV/SIDA.Yahoo! oneSearch: Finally, mobile search that gives answers, not web links.
Sem comentários:
Enviar um comentário