VOA News: África

sábado, 18 de agosto de 2007

COMEÇA A FUNCIONAR EM SETEMBRO

Presidente Guebuza poderá assistir à inauguração da fábrica de Topuito

 

A fábrica de processamento de areias pesadas de Topuito, no distrito de Moma, em Nampula, vai entrar em laboração efectiva a partir do próximo mês de Setembro, ultrapassando-se a presente fase, a de ensaio da maquinaria ali instalada. Fonte daquele complexo fabril revelou ao "O OBS" que o arranque oficial do mesmo está a ser minuciosamente preparado, sendo desejo dos respectivos proprietários levar até lá o presidente da República, Armando Guebuza.

De acordo com a fonte, o ensaio de todo o equipamento ali instalado está a ser um sucesso, não tendo sido até agora detectado qualquer falha da maquinaria que compõe diferentes compartimentos do empreendimento. "Até agora, os ensaios que realizamos dão-nos boas indicações de que vamos arrancar mesmo em Setembro e é nosso desejo trazermos o Chefe de Estado para proceder à inauguração oficial da fábrica", disse-nos fonte autorizada daquela unidade industrial.

Apesar de não se ter ainda marcado uma data precisa, a fonte disse terem sido convidadas diferentes

personalidades, entre nacionais e estrangeiras, com mais incidência para estas últimas irlandesas, proprietários da "Kenmare Resources Company", proprietária da fábrica de Topuito.

A "Kenmare" investiu cerca de 462 milhões de dólares norte-americanos, gastos em todo processo que culminou com a instalação daquilo que será até agora o maior investimento feito na região no Norte de Moçambique.

Este investimento poderá ser suplantado com a projectada construção da refinaria petrolífera de Nacala-a-Velha, a qual vai observar, segundo números avançados pelo Executivo de Nampula, 1.300 milhões de dólares (um bilião e trezentos milhões de USD).

O jazigo de areias pesadas de Topuito tem uma reserva que pode ser explorada durante 25 anos, e com o processamento do mineral o Estado moçambicano vai arrecadar para os seus cofres pouco mais de 80 milhões de dólares anuais. A "Kenmare" tem já mercado garantido para os derivados a extrair das areias pesadas, sendo a destacar alguns países da Ásia e Europa.

Bendita Topuito!-A fábrica de processamento de areias pesadas de Topuito foi construída a poucos quilómetros a Norte da vila-sede de Moma, numa região antes coberta por uma mata cerrada.

Com a construção desta, a zona virou uma autentica vila urbana, tendo os proprietários da fábrica erguido infra-estruturas básicas, como escolas e centro de saúde, para atender as necessidades dos locais, para além do próprio complexo fabril.

Foi também construída no local uma pista de aterragem com a capacidade de receber, à vontade, aviões boeing-737. O empreendimento é abastecido de energia eléctrica de Cahora Bassa, tirada a partir da cidade de Nampula.

Com a entrada em funcionamento efectivo, a unidade vai consumir energia em quantidades iguais às

consumidas em toda a província de Nampula, de acordo com o que apuramos junto dos responsáveis do

complexo. É de sublinhar que o Governo moçambicano concedeu à região de Topuito o estatuto de zona franca, um dos requisitos que a "Kenmare" apresentou na sua proposta para a edificação da fábrica.

Fonte:O OBSERVADOR 

 M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII



Building a website is a piece of cake.
Yahoo! Small Business gives you all the tools to get online.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry