"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 7 de maio de 2013

G-19 exige participação de “todos os partidos legalmente constituídos”

DEPOIS DAS BORRADAS SUCESSIVAS DA CNE EM PLEITOS ANTERIORES

FILIMÃO SAVECA
A participação de todas as  formações políticas moçambicanas com existência  legal nas próximas eleições  autárquicas de Novembro de  2013 e gerais e presidenciais  de 2014 está a ser exigida  para acontecer pelo G-19.
O G-19 são, de resto, os  principais parceiros externos  maiores contribuintes do  Orçamento do Estado e projectos de desenvolvimento de  Moçambique. A sua exigência  segue-se a borradas sucessivas protagonizadas pela  direcção da actual – e superdesacreditada - Comissão  Nacional de Eleições (CNE).
A exigência foi claramente expressa pelo respectivo presidente, Mogens Pederson, embaixador da Dinamarca, em Moçambique.
“Somos pela participação de todos os partidos  políticos com existência  legal em Moçambique  e mais nada”, frisou Pederson.
Ele respondia a pergunta do Correio da manhã sobre se o actual momento  conturbado que está a minar a preparação dos próximos pleitos eleitorais com  base na nova Lei Eleitoral  aprovada pelo Parlamento  em 2012 pode levar o grupo  a condicionar de novo a  libertação dos fundos de  apoio orçamental de 2014  como aconteceu em 2012.
Este novo dispositivo foi revisto pelo Parlamento moçambicano, em 2012,  o que levou o grupo a libertar os fundos de apoio  ao Orçamento do Estado e  programas de desenvolvimento sócio-económico de  Moçambique deste presente  ano fiscal.
O diplomata dinamarquês recusou adiantar o que poderá acontecer caso a RENAMO mantenha a sua posição de boicotar as próximas eleições, reiterando que “queremos todos os partidos envolvidos nas eleições para o bem  da democracia em Moçambique”.
O valor global de apoio orçamental do grupo a Moçambique deverá ser anunciado no próximo dia 31 de Maio (CmN° 4069 pág.2), em  Maputo, quando os  parceiros externos  voltarem a reunir-se com o Governo  moçambicano sobre  a matéria.
Mogens Pederson falava ao Correio da manhã à  margem da reunião final do  processo de revisião anual  de 2013 entre o Governo e  Parceiros de Apoio Programático (PAPs) que concluiu  ter-se registado incremento  estimado em 9% da ajuda total a Moçambique pelos  doadores externos.
CORREIO DA MANHÃ – 07.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry