"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Director do Hospital José Macamo ameaça médicos grevistas


Maputo (Canalmoz) – O desespero está a tomar conta das autoridades de Saúde, pelo menos a nível da cidade de Maputo. Tal é o caso do director do Hospital Geral José Macamo, Caetano Pereira, que ameaçou tomar medidas em relação aos funcionários que cumprindo o segundo dia de greve faltaram aos seus postos de trabalho. Mas não disse quais são as medidas que serão tomadas. 
Caetano Pereira disse que estão a ser marcadas faltas ao pessoal ausente e mais tarde poderão saber a partir dos superiores sobre o que deverá ser feito para penalizar os grevistas. “Está a se marcar faltas, mas não sabemos quais vão ser as medidas a serem tomadas, esperamos pelos superiores”, disse.
Ontem, segundo dia da greve dos médicos, o Hospital Geral José Macamo assistiu a uma notável ausência do pessoal da saúde afectos àquela unidade sanitária. 
O director do “José Macamo” acrescentou que o atendimento de doentes está a ser feito com ajuda de alguns funcionários de outros hospitais e de estudantes de curso de medicina da Universidade Eduardo Mondlane. “Estamos a trabalhar mas com ajuda de estudantes e de alguns profissionais de outros sectores”, disse 
Entretanto, no centro de saúde de Bagamoio, até ontem só havia pessoal para fornecer medicamentos aos doentes de tuberculose e de tratamento anti-rotroviral. Segundo uma enfermeira do Centro de saúde de Bagamoio, que falou em anonimato, disse que na maternidade as mães tinham que dar parto e recolherem no mesmo dia. “Não estamos a trabalhar, só estamos a prestar alguns serviços de urgência”, disse.  

Morosidade agasta pacientes 

Alguns doentes tiveram que desistir na fila, dada a morosidade no atendimento devido ao número reduzido de quadros da saúde desde a passada segunda-feira que iniciou a greve dos médicos no País. 
Farmácias trancadas
Algumas farmácias ainda continuam trancadas, o que impede doentes de levantar os seus medicamentos, principalmente os pacientes que estão a cumprir com tratamento anti-rotroviral e de tuberculose tiveram dificuldades de levantar seus medicamentos em alguns hospitais. (Arcénia Nhacuahe)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry