"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 3 de maio de 2013

FIR proíbe taxistas de marchar em Quelimane

“Por que a polícia deve ter este comportamento, quando devia proteger-nos dos malfeitores que, dia e noite, roubam nas nossas casas, como se não tivéssemos autoridades na província?”

A Força de Intervenção Rápida (FIR) proibiu, ontem, em Quelimane, capital da província da Zambézia, os taxistas locais de marcharem pelas artérias da cidade em comemoração do 1º de Maio, dia Internacional do Trabalhador. O comportamento da FIR terá manchado a celebração da data.
O grupo de ciclistas pertence à Associação dos taxistas Motociclos da Zambézia (ATAMOZ), uma agremiação devidamente reconhecida, e que convidou os seus associados para se juntarem à marcha juntamente com trabalhadores de diversas empresas baseadas na cidade de Quelimane.

Segundo explicou Souvazia Abdul, um dos taxistas que viram adiada a sua vontade de marchar com os trabalhadores, a sua revolta deve-se ao facto de lhes não ter sido explicadas as motivações para o banimento do evento.
“Exigimos explicações da atitude da FIR, pois somos cidadãos nacionais e não estrangeiros, pertencemos à esta pátria e todos os dias trabalhamos no transporte dos trabalhadores de suas casas para o serviço“, referiu.
Outra indignação foi mostrada por Evandra Moisés, uma jovem que pertence também à associação dos taxistas motociclos da Zambézia. Segundo ela, um agente da FIR paralisou a marcha alegando que se pretendia efectuar uma organização, mas, momentos depois, o mesmo agente, cuja identidade não foi revelada, contactou com os seus colegas que se dirigiram à rua onde seguiam os taxistas e impediram o arranque da marcha.
Para ela, o mais espantoso foi ver a FIR chegar ao local, fortemente armada, como se de guerra se tratasse. “Por que a polícia deve ter este comportamento, quando devia proteger-nos dos malfeitores que, dia e noite, roubam nas nossas casas, como se não tivéssemos autoridades na província?”, questionou.
O PAÍS – 02.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry