"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 4 de março de 2008

'Zacas virou ‘moleza’

- De Governador a Ministro, uma grande descida!

 

Em tempos do regime do ex-presidente da República, Joaquim A. Chissano, vimos no país o evoluir de certas personalidades cuja inteligência e 'estar' na vida nitriram do público uma certa simpatia. Estou a falar, entre essas personalidades, o engenheiro Zacarias, com credências de ter dirigido com empenho as províncias de Manica [sua terra natal] e a Sofala.

 

Chega o regime do Sr. Guebuza, 'Zacas' foi nomeado Ministro das Obras Públicas e Habitação. Só que a atitude frontal e o tratamento simples que este Governante usava quando lidava com os 'dossiers' e demais assuntos do pelouro das províncias mudou dramaticamente. Hoje vemos um 'Zacas' menos 'fogoso', menos agil, e retraido. O que terá mesmo se passado? É melhor que nos ponha a advinhar o que o rodeia a ponto de se retrair assim? Na verdade porém sabemos que o ministério que dirige não é dos fáceis, senão vejamos:

 

  • Projectos de pontes, estradas e imobiliária movimenta 'rios' de dinheiros que nos parece que ele não conseguiu 'domar' ou mesmo travar o seu 'descaminho' para os bolsos dos 'intocáveis';
  • A estrutura do MOPH é confusa e disfuncional até certo ponto que torna a estatuto autonómo da ANE 'dor de cabeça' para este ministro. 'Zacas' não consegue, mesmo hoje, controlar o dirigismo da Administração Nacional das Estradas (ANE), estando sem poder pôr a mão ou ditar o destino dos 'dolares' que as estradas e outro tipo de obras, por haver outras mãos da super-estrutura invisível. Queimar a mão ou não? - Cismou Zacas. Prefere alheiar-se, o que é mau porque dá aza a proliferação da chamada 'grande' corrupção 'as suas barbas.

Estes devem ser, a nosso ver, parte das razões que influenciaram este distanciamento e ar fugidio do nosso grande governador, hoje ministro 'moleza'.

 M I R A D O U R (O)NLINE



Be a better friend, newshound, and know-it-all with Yahoo! Mobile. Try it now.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry