"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 24 de março de 2008

Guebuza devia ter esperado Alcinda Abreu voltar ao País para a demitir, manda a boa educação*

- Ainda não tomou posse no ministério do ambiente

[Mas] o que se passa com Alcinda Abreu?

O presidente da República poderá estar a encontrar dificuldades para conseguir que Alcinda Abreu tome posse do cargo governamental para o qual a nomeou depois de a ter “intempestivamente exonerado” das funções de ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Várias fontes do «Canal de Moçambique» insistem, há vários dias, em chamar-nos à atenção para o facto de Alcinda Abreu ainda não ter sido empossada como ministra para a Coordenação da Acção Ambiental. Alcinda Abreu tem estado a recusar-se a aceitar as suas novas funções por considerar imprópria a forma como tomou conhecimento, no Senegal, onde se encontrava em serviço, da sua exoneração do cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Aquela alta dirigente do Partido Frelimo estará agora em rota de colisão com o chefe de Estado Armando Guebuza que é simultaneamente o presidente do partido de Alcinda, pelo facto de, como alegam várias fontes, ela estar indignada por não ter sido previamente informada da mexida que a visou.
Por ter tomado conhecimento de que fora exonerada do cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros por via de mensagens de telemóvel que amigos lhe terão feito chegar a Dakar onde se encontrava a participar nas reuniões de ministros de Negócios Estrangeiros que precedeu a mais recente Conferência Islâmica, Alcinda Abreu terá reagido mal e estará agora a recusar-se a tomar posse do cargo de ministra para a Coordenação da Acção Ambiente, para que foi indicada pelo presidente Guebuza. Várias fontes nos têm referido que a família de Alcinda Abreu, que como se alega, “por solidariedade” também não terá gostado da forma como ela foi tratada, está agora a tentar que ela reconsidere e tome posse do cargo que ficou em aberto, na mesma leva, com a exoneração de Luciano de Castro.

Todos os ministros nomeados na mesma altura em que Alcinda Abreu foi nomeada para a Acção Ambiental já tomaram posse e o atraso na cerimónia de entrega desta pasta à ex-ministra dos Negócios Estrangeiros está a alimentar as especulações em torno da sua recusa. Não há contudo confirmação oficial de qualquer incidente. Uma fonte oficiosa disse-nos ontem à hora do fecho desta edição que a agenda carregada do chefe de Estado é que tem impedido o acto de posse, alegando tratar-se de pura especulação quando se faz referência aos “problemas” descritos. A mesma fonte que nos pediu anonimato diz que apesar do presidente Guebuza estar a partir de hoje bastante ocupado com a visita de Estado que o presidente português, Dr. Aníbal Cavaco Silva, efectuará até quarta-feira, poderá encontrar uma aberta na sua agenda para empossar Alcinda Abreu. Aguarda-se agora pela evolução do assunto e pelos esclarecimentos que possam ser dados pela própria na melhor oportunidade. Artigo retirado aqui.
*Meu titulo

2 comentários:

  1. Estamos, apenas, perante o preço do autoritarismo e nitidamente assistir a uma demonstração de incapacidade de controlo do seu próprio elenco governativo. Alcinda Abreu, não deve ser pau mandado - demonstra competência e não ambição pelo poder.

    ResponderEliminar
  2. Ironico, nao e'? Vamos ver se ela seja finalmente empossada assim que a visita portuguesa se for embora.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry