"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

domingo, 16 de março de 2008

«On time & on budget»


- Rainha britanica nova terminal No 5 inaugurada em Londres enquanto o do Maputo o seu projecto está adiado sine-die

Sob signo de mais um icone ingles, a Rainha do Reino da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Australia e Nova Zelândia inaugurou a quinta terminal de um dos mais movimentados aeroportos da Europa e do mundo, Heathrow Airport. No acto da inaguaração foi elogiada a BAA e o facto de serem cumpridos os prazos sem recorrer a fundos adicionais. Foi opinião unanime dos oradores presentes, que incluiu a Secretária dos Transportes Ruth Kelly, que a obra foi concluida “on time and on budget”[dentro do prazo e dentro dos limites financeiros].

Só para informação dos moçambicanos, esta quinta terminal é uma obra que nem qualquer armazém [angar] na grande área do Aeroporto de Heathrow em Londres, mas é tida, como sendo um dotada de condições excelentes para redução de tempo do check-in para menos de 10 minutos, iluminação digitalizada, casas de banho à remote control e mais de 100 lojas para gastar os seus ‘miséros’ Meticais; quer dizer, convertidos. Mas tudo isto não acontece sem resistência. Activistas por uma zona livre de CO2 foram protestando durante a semana. Um deles violou a vedação do aeroporto, criando problemas de desvios e cancelamentos de voos, um dia antes da inauguração da Rainha.


Um lição para o nosso aeroporto do Maputo? Já lá vai um ano que o Governo anda num mutismo quanto à doação chinesa para a sua reconstrução. Para ser sincero, pelos desenhos da planta, não sei se esta reconstrução pode nos levar a uma obra moderna. E mais, a localização. Está rodeado de extensas áreas residenciais, o que é um perigo à espera. Imagens retiradas daqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry