"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 24 de março de 2008

Aquisição de 100 autocarros - Zucula ataca TPM

— “Achamos que desta vez tudo será diferente, porque fomos consultados antes da compra dos autocarros”, direcção dos TPM
— “O reforço da frota deve ser conciliado com o melhoramento das condições da massa laboral”,trabalhadores dos TPM
— “É mais um dinheiro que será deitado fora”, FEMATRO

Por Raul Senda

O Governo está a tentar “curar o cancro” que está a afectar o sector dos transportes públicos nas cidades de Maputo e Matola. Para tal, vai adquirir até, ao fim deste ano, 100 novos autocarros. Contudo, a decisão é reprovada pela FEMATRO, que acha que será mais um dinheiro que irá se perder porque enquanto o Governo não mudar a estratégia do funcionamento dos TPM, os problemas irão persistir. A direcção dos TPM disse que desta vez as coisas serão diferentes pelo facto de ter sido incluída no processo de aquisição dos autocarros. Os trabalhadores, por sua vez, exigem o melhoramento de condições de trabalho.

A fim de atenuar a grave crise de transporte de passageiros nas cidades de Maputo e Matola, o recém-nomeado ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, visitou, segunda-feira, a empresa Transportes Públicos de Maputo (TPM) e anunciou que o Executivo vai comprar, ainda este ano, 100 autocarros para reforçar a frota daquela transportadora estatal.
Para tal, de acordo com Zucula, um contrato- programa entre o Governo e a empresa será assinado dentro de dias.
Os autocarros de marca Volkswagen (VW) começam a chegar no território nacional em Maio em lotes de 20 machimbombos.
Na óptica do Governo e da direcção dos TPM, a chegada dos 100 autocarros vai minorar a crise dos transportes na zona de Grande Maputo. No entanto, esta tese é recusada pelos trabalhadores da empresa, bem como da Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO).
Dizem, os trabalhadores dos TPM, que antes de se importar autocarros o Governo bem como a direcção da empresa tinha que ouvir as sensibilidades das pessoas que trabalham directamente com os autocarros. Leia + aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry