"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 14 de março de 2008

Sapatos & tratos

Lembro-me que no minha terra natal, um representante do estado [administrador] incomodado com o problema de saltos mesmo dentro da cidade resolveu mandar tirar tirar todo o resto de alcatrão que da urbe. Como resultado, dar uma passeata ou cruzar a cidadela é como se tivesse ido dançar niketxe ou shopa [tipo de danças]. Quer dizer uma vez engajados nesta dança, os pés são irreconhecíveis. Mas os locais procuram zonas com terra argilosa e não poeirenta. Logo!

Logo me lembrei, sou obrigado a dançar niketxe todos os dias nas estradas poeirentas de Maputo. Isto nem que passes por engraxadores mais recomendados dos quatro cantos do Maputo. Fui obrigado a re-inventar como saio à rua em Maputo, sobretudo quando sei que vou tomar um chapa ou andar a pê: Usar xinelos. Os sapatos, pergunta minha filha! São tratos da minha filha que vê um museu de sapatos nos corredores. Farta de me alertar, tirou uma foto delas e me ofereceu. Obrigado filha!

2 comentários:

  1. ... estou com a sua filha :) o que faz aos sapatos, Dede?!!! Bem, os sapatos, pelo menos, estao limpinhos. sera que da para dar uma olhadinha nos chinelos? :)

    Ja agora seria genial se postasse algo sobre as danças "niketxe" ou "shopa", please, please, por favor; eu nao conheço...

    Tenha um excelente dia.

    ResponderEliminar
  2. Muito curiosa ela. Num abrir e fechar dos olhos voce ve ela com os sapatos todos espalhados pelo corredor. Gene'sia [dada por causa das traquinices da Gene'esia de uma novela brasileira], porque fazes isso? Responde ela - Papa, estou a limpar para ficar bonito! Mas nos ultimos tempos puxou a tecnologia ao servico dela. Tirou me as fotos dos quais um exemplar e' este. Mas o que eu queria atacar e' mesmo os servicos de salubridade que brincam com a limpeza da cidade. A pessoa tende pensar duas vezes o deve calc,ar quando se poe 'a rua.

    Ouve, Paulina Chiziane, uma escritora moc,ambicana escreveu 'Niketxe'; um romance que acho nao retratar bem o que a origem deste nome. Niketxe, na tradicao lomwe, e' uma danc,a guerreira das tribos que vivem junto da cordilheira dos Montes Namuli. Muito interresante ver, pelos passos e a ginga que nela esvai. Tenho muita pena nao ter o video disto, mas prometo procurar. Quanto a "shopa" e' uma forma de danc,a, mais de amor, por ai'. Geralmete, vespertina e 'a dois. Lembro ter ido assistir a umas, foi memora'vel. Como disse, vou ver se encontro qualquer coisa, escrita ou em outro porte.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry