"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 15 de março de 2008

STV(e) & quem te vê

- Da metereologia até aos bonitos e longos programas adrianoplitanos!

Não passam três anos desde que a Polícia da República de Moçambique irrompeu as instalações STV por orders do Tribunal Judiciário da Cidade de Maputo. Vimos serem retirados os equipamentos desta estação televisiva para resolver e fechar um problema de um familiar de gente do poder que trabalha/va e reclamava que tinha direito a vencimentos do jornal OPaís. Houve, de facto, uma ‘guerra’ entre a STVque defendia que comprou “a marca” e o traibunal, que alinhava na ideia de que se comprou ‘a companhia’ ‘OPaís’. Isto passou!

A STV passou a ser uma TV campeã do cidadão. Quando quer saber o que de facto se passa a sua volta, ele recorre a STV. Ela, de facto, cobre os acontecimentos quase em directo e programas variados à sabor deste. Lembram-se das explosões do paíol de Maputo. Lembram-se dos recente revolta popular? Nessa altura, a nossa RM, TVM, Jornal notícias e Domingo passavam notícias e assuntos fora do contexto. Censura rigorosa da Frelimo é o que impera aqui. Ela mando o que o público tende ver, nada mais.

Voltando a STV, um reparo apenas. Notei que os programas de metereologia são uma mera passagem de temperaturas máximas e mínimas das capitais provincias, Joanesburgo e Lisboa. Será uma preferência de STV? Tem ou não ‘know-how’ para exibir com profissionalismo notícias sobre o ‘tempo’ completo? Querendo ou não, eu acho que a STV deve trabalhar com o Instituto de Nacional de Metereologias para o interesse público. Contactem o Dr. Lúcio, por favor!

Outra questão é de programação. A que público a STV procura atingir quando permite que o programa da bem conhecida e famosa Sra Anabela Adrianopolis corra, das 16/17h as 19/20horas? E mais, é um programa monotono. Demais, não é!

Nota: Num compto geral os vossos programas fazem diferença. Se tivessemos um Instituto Nacional das Comunicações funcional [entidade reguladora] e a bem do público, podiamos ter uma boa imagem do volume e rácio de audiência periodicamente entre as TVs. Agora, não sabemos se estamos a ser bem servidos pelas TVs nacionais!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry