"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 18 de março de 2008

Blogários & itenenários

Cada um a sua maneira, bloga-se em Moçambique. Nota-se uma certa apetência ao mundo da internet por parte dos moçambicanos, sobretudo nos meios urbanos. O número dos que têm seus blogues, desde os assuntos mais quentes da política e economia nacional às questões de natureza social cresceu exponencialmente. Talvez o que não cresce à ritimos acelerados seja a qualidade porque isto involve não só a provisão destes serviços e conhecimentos informáticos, pelo menos aqueles para deixar alguem à vontade. Na semana passada essa constatação de crescimento caiu no balanço, que se pode ler no Reflectindo sobre Moçambique, com origem no Bosses. O lá se perguntava era, afinal onde andam os simpatizante e membros da Frelimo net? Uma certa ala da opinião pública repugnou a idea, de que o facto de serem blogários contestatários do regime, isso não os arola automaticamente à Renamo. Tudo bem.

Mas, que tudo fica claro que há um movimento amplo de posição a frelimo, que se extende a net. Na verdade, porém, não podemos cair na ilusão que não haja adeptos que se idenficam e partilham os ideias da oposição que blogam. O que se pode desconfiar, é que na verdade, com disciplina partidária reinante nas hóstes frelimárias, alguém que ouse fazer falar o que lhe vai nos pensamentos, deve fazer das ‘tripas o coração’. Fazem-no, mas muito limitado à figuras de proa, como o do senhor G. Simbine [irmã da sr. Graça Machel] que veio, muito tenuemente, fazer avisos contra a navegação à-propósito do 5/2. Os membros da Frelimo têm esta dificuldade, por isso, este aparente itinenário vázio, e por que não um calvário sentimental, de presença de uma meia duzia de ‘gatos pingados’ entre eles aqui no mundo da internet. (Imagem retirada aqui)

Nota: Membros do exercito de Israel já são agora permitidos a blogar [segundo BBC-world] para contarem suas experiências como soldados e na guerra fratercída que os opõe aos Palestinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry