MAIS de vinte jornalistas das províncias de Gaza, Inhambane, Manica e Sofala participam a partir de amanhã em Inchope, distrito de Nhamatanda (Sofala) num seminário de capacitação profissional promovido pela "Malaria Consortium", sob o título "Os Novos Desafios Representados pela Malária". O evento visa municiar os "escribas" em habilidades e informação actualizada sobre a malária no país e no mundo.
De acordo com Cláudia Manjate, oficial de Advocacia na "Malaria Consortium", o evento faz parte de um grupo de acções destinadas a jornalistas que aquela organização britânica está a promover no nosso país.
Recentemente, o distrito de Namaacha, província do Maputo, foi palco de um seminário que juntou perto de 20 jornalistas dos órgãos de comunicação social sediados na cidade-capital.
No encontro de Inchope, serão feitas apresentações como "Transmissão da Malária e Actividades de Prevenção na Província", "Os Aspectos Clínicos da Malária e sua Relação com HIV/SIDA", e "O Papel do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça no Controlo da Malária - O Caso do Desenvolvimento da Vacina".
Os participantes irão visitar o Hospital Central da Beira, famílias de pessoas vivendo com o HIV/SIDA, entre outros locais onde possam recolher informação para a produção de artigos sobre a malária e doenças relacionadas. No fim, os "escribas" irão produzir um suplemento sobre a malária, a ser publicado num dos jornais da praça, a exemplo do que aconteceu com o seminário da Namaacha.
Falando ao "Notícias", Cláudia Manjate disse que este tipo de evento é de capital importância, pois permite uma interacção entre os jornalistas, equipa-os em conhecimento e, a partir daí, podem escrever tendo como horizonte contribuir para a redução dos episódios e óbitos por malária nas comunidades. Tudo porque a malária continua a matar, o que se deve, em parte, à falta de informação exacta sobre a sua prevenção e tratamento.
Mostrando a sua determinação nesta luta, a "Malaria Consortium" lançou na semana passada, na cidade de Maputo, um concurso jornalístico intitulado "Reportando a Malária", para as categorias de Imprensa escrita, televisiva, radiofónica e fotojornalismo. O prémio será uma viagem ao Gana, onde os vencedores irão trocar experiências com membros de "African Media and Malaria Research Network", uma rede de jornalistas e pesquisadores de nove países africanos.
Fonte: Notícias
M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII
Shape Yahoo! in your own image. Join our Network Research Panel today!
Sem comentários:
Enviar um comentário