AS eleições parlamentares no Chade, previstas para 2007, foram adiadas por dois anos, no âmbito de um pacto que o governo assinou segunda-feira, com o principal grupo da oposição, que boicotou as presidenciais de 2006.
Tratava-se de exigências fundamentais da oposição, para aceitar participar em qualquer acto eleitoral no Chade.
O grupo Coordenação de Partidos Políticos para a Defesa da Constituição, na oposição, boicotou as eleições presidenciais de Maio de 2006, argumentando que não seriam justas, uma vez que a comissão eleitoral era favorável ao presidente Idriss Deby, que nomeou todos os seus membros, e o registo de eleitores tinha sido alvo de fraudes.
Ibni Oumar Mahamat Saleh, porta-voz do grupo da oposição, afirmou que era a primeira vez que o Movimento de Salvação Patriótica de Deby e os seus aliados aceitavam as exigências da oposição.
"É uma fase importante da vida política do Chade, porque as partes opostas puderam reunir-se durante muitos meses e conseguir um resultado", declarou, adiantando que o acordo "pode dar esperança ao povo chadiano".
As eleições parlamentares serão adiadas por dois anos para permitir que o governo organize um novo recenseamento populacional e que a comissão eleitoral adquira cartões de eleitor biométricos, referiu Saleh.
Um grupo separado da oposição, a Federação Acção para a República, recusou-se a assinar o acordo por pretender um pacto que resolva também as rebeliões do Chade.
O grupo pretende "um diálogo inclusivo para a paz total no Chade", segundo afirmou o seu coordenador, Yorongar Ngarledji.
A luta pelo poder no Chade tornou-se mais intensa desde que o país começou a produzir petróleo, em 2003.
As séries mais recentes de rebeliões iniciaram-se em 2005, no leste do país, ao mesmo tempo que aumentava a violência na vizinha região de Darfour, oeste do Sudão.
Um grupo rebelde chadiano lançou, em Abril de 2006, um assalto falhado a N'Djamena, capital do Chade.
Os governos do Chade e do Sudão acusam-se mutuamente de apoiar os rebeldes de um e outro lado da fronteira comum, alegações que ambos desmentem.
Luggage? GPS? Comic books?
Check out fitting gifts for grads at Yahoo! Search.
Sem comentários:
Enviar um comentário