Os civis são donos de 650 milhões das 875 milhões de armas de fogo que circulam hoje em dia, uma estimativa superior àquela feita em 2002 pelo programa do Instituto sobre as Armas Pequenas", afirmou o director do Instituto Superior de Genebra, Keith Krause, em conferência de Imprensa..
Quase dez países concentram 70 porcento do total do armamento nas mãos de civis, começando pelos Estados Unidos, cujos cidadãos possuem 270 milhões de armas.
Os EUA, com menos de cinco porcento da população mundial, abrigam entre 35 porcento e 50 porcento do total das armas em poder de civis no mundo.
Outros grandes países com uma elevada quantidade de armas em posse de civis são a China, Índia, Alemanha, França, Itália, Espanha e Grã-Bretanha.
Por outro lado, segundo o relatório, a escassez de oportunidades de emprego e recursos em algumas cidades são um factor importante na geração de conflitos urbanos.
O instituto considera que "a urbanização em grande escala e sem controlo é acompanhada de níveis decrescentes de segurança pública, e, aparentemente, associada ao aumento da violência armada".
"Antes, a urbanização estava associada à industrialização e ao crescimento económico, uma conexão que foi rompida", afirmou Krause.
Ele afirmou que, "hoje em dia, a expansão urbana atinge 25 milhões de pessoas que em cada ano se juntam a um bilião que vive em assentamentos precários, enquanto os segmentos mais ricos se concentram em comunidades cercadas de grades".
Krause disse que "ainda não se pode determinar um vínculo claro entre a posse de armas ligeiras pela população e o auge de violência nas cidades, sobretudo naquelas que possuem mais de 20 milhões de habitantes".
Em cada ano são produzidos entre 530 mil e 580 mil armas de assalto, fuzis militares e carabinas, com licença ou sem permissão, o que representa entre 60 porcento e 80 porcento do total da fabricação de armas ligeiras.
Somente 57 porcento das armas produzidas são fabricadas com licença, um comércio que supera os quatro biliões ao ano.
No período 2002-2004 houve transferências "irresponsáveis" de armas ligeiras a 60 países, dos quais 36 apresentam graves violações dos direitos humanos ou estão envolvidos em conflitos armados.
O relatório menciona o desvio de centenas de milhar de armas ligeiras dos Estados Unidos para o Iraque, dezenas de milhar de cartuchos de munição das tropas de paz sul-africanas distribuídos no Burundi e as transferências de armas para Líbano, Somália e Sudão.
Building a website is a piece of cake.
Yahoo! Small Business gives you all the tools to get online.