"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 31 de julho de 2007

Renamo está a perder hegemonia em Memba – considera o primeiro-secretário da Frelimo naquele distrito

O PRIMEIRO-SECRETÁRIO da Frelimo no distrito de Memba, em Nampula, Paulo Lima, diz que a Renamo já perdeu a hegemonia política que detinha na região, a favor do “batuque e maçaroca”. Segundo a fonte, o segredo desta conquista para a Frelimo reside na implementação do programa do Governo no domínio económico e social, e nas perspectivas que se vislumbram no que diz respeito à melhoria das condições de vida da população.


“Não restam dúvidas que a Renamo vinha mantendo relativa vantagem política comparativamente à Frelimo em Memba. Isto após a cessação das hostilidades”, referiu Paulo Lima.
A fonte afirmou que tendo consciência dos vários desafios à sua frente, o partido no poder traçou uma estratégia visando inverter o cenário político a seu favor. E o segredo residiu, segundo a fonte, na divulgação das acções do Governo em todos os quadrantes do distrito de Memba. A população viu, ouviu e acreditou nos esforços governamentais tendentes à melhoria das suas condições de vida.


O trabalho iniciou em 2005 e com uma tónica forte a partir do ano passado. Os resultados não se fizeram esperar. Aliado a isso está o cumprimento das promessas do Governo de melhorar os níveis de vida das populações, através do reforço do abastecimento de água, da expansão dos serviços de Saúde, de Educação, da reabilitação das estradas e pontes, entre outras realizações.
As constantes visitas a Memba do governador provincial, do Presidente da República, do secretário-geral da Frelimo e de outros quadros do Estado e do partido no poder, “acenderam a chama na consciência das populações de que a Frelimo é, de facto, o único garante do seu futuro”.


“Quando o presidente da Frelimo e Presidente da República chegou a Memba para uma visita de algumas horas, perguntou-me quanto tempo eu teria levado para mobilizar as populações para o receber. Eu respondi que a mobilização da população é feita diariamente para se envolver na implementação do programa do Governo liderado pela Frelimo. E quando a população soube que vinha o dirigente da Frelimo acorreu para o receber. É gente que vem de todos os lados do distrito. Até de lugares mais recônditos”, afirmou Paulo Lima.


Paulo Lima indicou que a população sempre viu em Memba o movimento do Governo relativo a construção de escolas, postos de saúde, abertura de fontes de abastecimento de água, reabilitação de estradas e pontes, mas sempre faltou a ampla divulgação para explicar a população que tudo o que se vê é graças ao Governo liderado pela Frelimo.


“Ora, a partir da altura em que a população tomou conhecimento de tal facto, a situação política alterou-se a favor da Frelimo. Veja também que a Frelimo continua preocupada com a consolidação do ensino gratuito no nível básico, o que elevará os níveis de ingresso de crianças, sobretudo desfavorecidas no ensino”, referiu a fonte.


Aquele político afirmou que o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, e seus pares, só fizeram promessas em Memba, de melhores condições de vida das populações, mas não cumpriram. Recordou o adágio popular segundo o qual “a população rural não ouve com os ouvidos, mas sim com os olhos”. Isto para dizer que Afonso Dhlakama prometeu e a populações não ouviu, porque com os seus olhos não viram nada.


O entrevistado destacou igualmente a organização coerente que reina no seio das organizações sociais do partido, nomeadamente o secretariado local da juventude moçambicana, da mulher e da Continuadores no sucesso da implementação das actividades planificadas pela Frelimo em Memba.


Disse que a OJM, por exemplo, tem contribuido na divulgação das realizações do Governo. Anotou que a OMM promove projectos de geração de rendimentos, com destaque para a produção agrícola e com os resultados ela assiste às famílias desfavorecidas, incluindo crianças órfãs e malnutridas, cujos pais ou parentes pereceram em resultado do HIV/SIDA.
Para Paulo Lima, isto é significativo porque as famílias acreditam que com as acções desenvolvidas pelas organizações sociais da Frelimo ainda há esperança de vida ou de melhorar os actuais padrões de vida.


“Temos garantias de que a Renamo jamais ressuscitará da crise política profunda em que se encontra mergulhada em Memba e que a Frelimo vai vencer de forma categórica neste círculo, nos próximos pleitos”, assegurou Paulo Lima, acrescentando que outro desafio do seu partido é de aumentar cada vez mais o número de membros nas fileiras da Frelimo.


O Secretariado do Comité Distrital em Memba considera que estão cumprir a decisão de que o membro do partido deve levar mais um candidato para ingressar nas fileiras do partido.
Como consequência, o número de membros da Frelimo em Memba subiu para 14784 em Dezembro para cerca de 18 mil membros em Junho último.


Este crescimento foi igualmente acompanhado do número de comités de círculo em que finais do ano passado era de 34 contra as actuais 47 unidades.Questionámos o nosso entrevistado o que a Renamo tem feito no domínio político, ao que respondeu: “Ela anda a espancar os nossos membros, sobretudo na vila de Memba e nos posto administrativo de Lúrio para onde se refugia a população. Mas nós já avisámos que não vamos tolerar essas atitude”.

Fonte: Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry