CINCO gatunos armados com pistolas assaltaram, pouco depois das 13.00 horas de ontem, o posto de cobrança da Electricidade de Moçambique (EDM), localizado na Avenida Lurdes Mutola, perto da esquina com a Josina Machel, no Bairro da Machava, em Maputo e tiraram todo dinheiro existente. No início do mês, três assaltantes invadiram a dependência do Banco Austral, a cerca de 300 metros, e apoderaram-se de mais de um milhão de meticais.
O assalto deu-se na altura em que os quatro funcionários preparavam a interrupção do funcionamento do estabelecimento para o almoço, pelo que aos clientes já não eram permitidos entrar. A loja mantinha-se ainda em funcionamento devido à obrigatoriedade de atender os três utentes que até às 13:30 horas se encontravam no interior a cumprir a fila. Nessa altura, um cidadão fez-se à entrada da loja, exigindo ao vigilante da Siner Segurança em serviço no local, Aurélio Montanha, que lhe deixasse entrar para pagar a sua factura. Ao suposto cliente foi dito que o posto já tinha interrompido o atendimento, pelo que não seria possível entrar.
O segurança contou-nos que o sujeito manteve-se junto à entrada até que a porta foi aberta para deixar sair uma das três clientes, que continuava dentro. Segundo o agente Montanha, foi nessa altura em que o bandido golpeou-lhe com uma coronhada da arma que trazia escondida, atingindo-lhe violentamente na zona da nunca. Perdeu os sentidos. Caiu e apareceram mais quatro homens com pistolas em punho. Passaram por ele, já imobilizado, e entraram no estabelecimento, mas antes tiraram a arma do agente.
Uma vez dentro, os cinco bandidos tomaram conta da loja ao ameaçar de morte os quatro funcionários. Dividiram-se em partes, realizando trabalhos específicos. Uns foram tirar todo o dinheiro das caixas de cobrança, referente à receita do dia e outros procuraram o equipamento de vigilância electrónica. Levaram o vídeo, que grava as imagens enviadas pelas câmaras montadas na loja, segundo Óscar Mauai, responsável pela área comercial da EDM na província do Maputo.Até ao fecho da presente edição, desconhecia-se o valor roubado, tendo Óscar Mauai justificado que ainda se estava a trabalhar no sentido de se saber o total da quantia tirada pelo gatunos.
O estabelecimento da EDM fica a cerca de 300 metros da dependência do Banco Austral assaltada a 2 deste Julho por três bandidos armados de “AKM`s” arrancadas minutos antes a agentes da Polícia e a menos de cinco minutos de uma esquadra policial. Tanto a Polícia da República de Moçambique, como a equipa de reacção da Siner Segurança, chegaram ao local depois dos bandidos terem saído para parte incerta.
Fonte: Jornal Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário