"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 31 de julho de 2007

Da «Dama do Bling» à Crise do País

Há dias, nas «Barracas do Museu», um velho amigo meu disse umas palavras que aqui e agora partilho com os leitores destas linhas: “ Se ser doutor, é falar da Dama do Bling ainda bem que eu não estudei”. O “velho” fez questão de dizer que tem a 4ª Classe “do tempo colonial”. O “velho” é só apenas um pretexto para discutir o País que somos. Ou o país em que estamos. Muitos moçambicanos, perante a actual realidade, se tivessem oportunidades, não estariam cá. Estariam no exílio. Da cantora Dama do Bling, o autor destas linhas, não deve ter ouvido, ou escutado, mais de três músicas. Mas tal como muitos, já leu, em jornais, de alguma referência, discussões sobre o seu comportamento no palco.


Mas tal como muitos, o autor destas linhas acha que os intelectuais deste país têm muito mais a oferecer e a discutir, no espaço público, do que as opções da jovem Ivânia. Era bom que, os intelectuais de Moçambique, pudessem trazer soluções para a fome que continua a afligir determinados distritos, pesem os 7 milhões de Meticais e mais… de que tanto agora se fala. Era muito bom que os intelectuais deste país soubessem discutir, e trazer soluções, para a falta de bombeiros no país. Só os estúpidos ainda não se aperceberam que Moçambique está a arder. E, por isso o «Foguinho» está na moda… Era demasiado bom que os intelectuais, e os inúmeros doutores, que este país tem, fossem capazes de dizer ao País porquê a prioridade é “combater a «pobreza absoluta»” quando o problema, parece ser, de facto, combater a riqueza absoluta.


Como seria muito bom que os intelectuais, e inúmeros doutores, pudessem explicar aos demais as razões de os assaltantes de bancos, fora raríssimas excepções, nunca serem presos. A ser assim, nas próximas eleições voto num partido denominado «Dama do Bling». A moça até tem umas pernas interessantes.
PS: Este texto é dedicado ao meu sobrinho Kizua, a quem aconselho, tal como ao Zico, a gritar “vamos embora”. Embora para o exílio. (Celso Manguana)
Fonte: Canal de Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry