"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Ainda o incêndio da Catembe: Insegurança prevalece nas outras duas bombas


A BOMBA de combustíveis que pegou fogo no princípio da noite da última sexta-feira no distrito municipal da Catembe, do outro lado da baía de Maputo, era teoricamente a que maior segurança oferecia em termos de localização e de outras medidas. Uma comissão técnica constituída por responsáveis dos diversos serviços sociais, com envolvimento de quatro peritos do Ministério da Energia, está a recolher mais elementos para a determinação das reais causas, cujos resultados deverão ser conhecidos hoje.



Uma das atribuições desta comissão é também de verificar se estão a ser cumpridas todas as medidas preventivas previstas na legislação sobre a instalação das bombas de combustíveis e no final deverá produzir algumas recomendações técnicas para reforçar a segurança e minimizar o impacto em casos idênticos.



Este grupo encontra algumas dificuldades na recolha de informações, uma vez que o respectivo proprietário, Gulamo Jamal, não se encontra no país, estando a contar apenas com a colaboração de um dos trabalhadores.



Algumas das informações que se pretende apurar é saber se a instalação está ou não assegurada. O fogo atingiu dois depósitos de oito mil litros cada e um outro com capacidade para quatro mil litros, mas que na altura do incêndio continha apenas mil. Ficaram também destruídos incalculáveis bens de terceiros, como motorizadas, entre outros, que haviam achado na bomba um lugar seguro para guardá-los.



De acordo com o vereador municipal afecto ao distrito da Catembe, Luís Matsinhe, as outras duas bombas que continuam a operar na mesma área apresentam maior vulnerabilidade a qualquer tipo de acidente, comparadas com as condições de segurança que a outra apresentava.
Conforme disse, a bomba que se situa mesmo na entrada da ponte da travessia Catembe/Maputo é a que maiores danos causaria em caso de incêndio, pois tem a maior concentração de botijas de gás nos seus armazéns. Aliás, este factor é apontado como tendo contribuído bastante para a propagação das chamas no incêndio da última sexta-feira, apesar de, felizmente, não ter causado perda de vidas humanas, salvo três feridos entre os trabalhadores, que contraíram queimaduras em diversas partes do corpo.



Dois dos três feridos foram evacuados para o Hospital Central de Maputo, onde estão ainda a merecer um acompanhamento directo. O considerado mais grave, Francisco Pedro, que, segundo informação médica, teve queimaduras a 30 porcento do corpo, trabalhava como bombeiro na altura em que se deu o incidente, enquanto que Arrão Flo era um agente de segurança, também em serviço no mesmo local.



O terceiro ferido é um operador de computadores, Milagre Tembe, o único que se considera ter sofrido ferimentos ligeiros em consequência das queimaduras, encontrando-se a receber assistência ambulatória no centro de Saúde local.


Fonte: Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry