JOGOS ESCOLARES : Diarreias e traumatismos apoquentam muitos atletas
SESSENTA casos de diarreias (dos quais dois sanguinolentos), um internamento por malária, trezentos casos de traumatismos, entre outras enfermidades, constitui o balanço preliminar dos diagnósticos trazidos a conhecimento público pela equipa médica instalada no Instituto de Formação de Professores, com a responsabilidade de assegurar a assistência sanitária aos participantes no VIII Festival Nacional de Jogos Desportivos Escolares, que desde sábado decorre na capital provincial da Zambézia, Quelimane.
Maputo, Quinta-Feira, 26 de Julho de 2007:: Notícias
Uma atleta de Maputo-província, que padece de malária, está internada no Hospital Provincial de Quelimane. O porta-voz dos Jogos Escolares, Eurico Banze, disse ontem em Quelimane em conferência de Imprensa que a assistência está garantida para a referida atleta.
Abordado pela nossa Reportagem a propósito desta onda de diarreias, a médica-chefe provincial da Zambézia, Joana Nachaque, disse que os dois casos de diarreia sanguinolenta foram tratados com antibióticos e, neste momento, decorre um trabalho de vigilância da situação clínica, por forma a evitar o absentismo nas competições.
“Se os alunos adoecerem, isso pode revelar um certo absentismo nas competições. Eles vieram para este evento festejar e a equipa da Saúde está a trabalhar para evitar a ocorrência de casos de doença”, disse a fonte, acrescentando que desde que o festival arrancou no sábado passado foram já diagnosticados um total de 600 casos de várias doenças, entre as quais a malária, diarreias, traumatismos, infecções respiratórias, problemas de vista, entre outros.
Sobre as razões da eclosão das diarreias e outras doenças nos centros de alojamento do Instituto de Formação de Professores e da Escola Comercial e Industrial 1º de Maio, onde se encontra maior parte dos membros das delegações provinciais, Joana Nachaque aventou a possibilidade de alguns alunos vindos de outras províncias serem vulneráveis à cólera. Neste momento, o controlo foi reforçado a nível da água e alimentação, dois dos factores apontados como sendo os que também podem provocar a eclosão de doenças, daí que todas as refeições sejam inspeccionadas antes de irem às salas de refeições.
O aglomerado de pessoas pode ser uma outra razão que concorre para o surgimento de doenças como diarreias e problemas respiratórios. Para além destes problemas há vários casos de traumatismo que ocorrem nos campos onde se realizam os jogos e até ontem eram trezentos os casos que provocaram escorriações e outro tipo de ferimentos nos atletas.
Joana Nachaque afirmou, no tocante a traumatismos, que quando inquiriu os atletas com estes problemas, estes disseram que em muitos casos, os treinos iniciaram muito tarde, daí que muitos tenham problemas de adaptação às exigências de oferecer esforço adicional para garantirem vitórias.
António Janeiro e Jocas Achar
"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,
VOA News: África
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Angola24Horas
Últimas da blogosfera
World news: Mozambique | guardian.co.uk
BEM-VINDO
Frase motivacionais
Turismo & musica
Livros e manuais
http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry
Sem comentários:
Enviar um comentário