O GOVERNO do Japão já desembolsou cerca de nove milhões de dólares norte-americanos para a concretização de diferentes projectos sociais nas regiões de Caia, em Sofala, e Chimuara, na Zambézia, no âmbito da construção da ponte sobre o rio Zambeze. Integrada na mesma componente, decorre igualmente a finalização das discussões entre o gabinete de implementação daquele empreendimento e alguns investidores suecos para a libertação de mais fundos em valores entretanto não revelados.
De acordo com o representante do Estado moçambicano naquele megaprojecto, Elias Paulo, os projectos a beneficiar aquelas comunidades ribeirinhas do grande Zambeze foram identificados em coordenação com o grupo-alvo representado pelos respectivos Conselhos Consultivos Distritais de Caia e Mopeia, incluindo os Governos provinciais de Sofala e Zambézia. Com efeito, acaba de ser lançado um concurso público nacional para a consultoria das actividades, havendo uma positiva manifestação de interesse dos especialistas interessados neste assunto cujo acto vai decorrer num período de 90 dias.
Depois disso, segue-se imediatamente o lançamento de um concurso público para a adjudicação das obras previstas a serem concluídas até finais do primeiro semestre do próximo ano. “Agora estamos na fase final para o início das actividades programadas”, sublinhou o director do Gabinete do Projecto de Construção da Ponte sobre o rio Zambeze. Basicamente, são projectos considerados prioritários pelas próprias comunidades beneficiárias, nomeadamente o abastecimento de água potável, melhoramento das unidades sanitárias, construção de residências para os funcionários deste sector público, mitigação do impacto negativo de HIV/SIDA, aumento da renda familiar e ordenamento territorial. Para além disso, a iniciativa inclui ainda a construção de mercados.
Numa primeira fase, o fundo injectado pelo Japão será aplicado na reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água para consumo, melhoramento do Centro de Saúde e a construção de um mercado na vila de Caia. Em Chimuara, no distrito de Mopeia, o mesmo valor vai servir na construção de um posto de Saúde, maternidade, residência para o respectivo pessoal clínico e ordenamento territorial. Conforme está programado, o mesmo dinheiro se destina igualmente à execução das obras das instalações do Gabinete do Projecto Construção da Ponte sobre o Zambeze e a aquisição de alguns meios circulantes para o empreendimento.
Enquanto isso, o Governo sueco financiou dois importantes estudos sobre o diagnóstico da situação de prevenção do HIV/SIDA incluindo outras doenças endémicas, para além de outros projectos de desenvolvimento a serem implementados pelas comunidades locais com vista a reduzir todos os efeitos negativos que, eventualmente, possam resultar da construção daquela obra de arte. Deste modo, pretende-se essencialmente que sejam criadas actividades sustentáveis para as comunidades circunvizinhas das duas margens daquele curso de água, no âmbito de combate à pobreza absoluta. Com efeito, uma missão da Embaixada da Suécia esteve recentemente no terreno para posteriormente desenhar os projectos recomendados neste estudo.
Fonte: Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário