"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ainda sobre o processo 771/PR/08, arguidos liderados por Manhenge no cárcere por enquanto

… Segundo o juíz de Instrução Criminal da da Secção de Instrução Criminal (SIC) do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo


Ao que tudo indica, juiz Boaventura Canuma manteve, ontem, a prisão dos nove arguidos do caso dos 220 mil milhões de Meticais do Ministério do Interior. Enquanto isso proceguem consultas tanto com os advogados Lourenço Malia e Tomás Timbane e a Procuradoria da República para ditar a sorte destes. Há informação de que os nove arguidos que estão esprançados de ver o seu o pedido de liberdade provisória deferido.

Recorde-se que os visados nesta saga de uso danoso do erário público incluem o ex-ministro do Interior, dos Assuntos na Presidência da República e Chefe da Casa Militar, Almerino Manhenje, Lourenço Jaquessone Mathe, Manuel Luís Mome, Luís Rusé Colete, Rosário Carlos Fidelis, Serafim Carlos Sira, Álvaro Alves Nuno de Carvalho, e Dionísio Luís Colege. Desta lista também se inclui Armando Pedro Júnior, PCA do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) pelo rombo verificado naquele sector.
Para crimes desta natureza, só um mau juiz pode colocar os arguidos em liberdade provisória sabido das suas ligações com os ‘camaradas’ do partido no poder [que se pronunciaram a favor disso lamentavelmente] e possibilidade de tudo poder acontecer, desde a fuga do país, desterros inconfessáveis, mortes à mando e recusas de comparecimento em tribunal para responder em juizo.

Imagem uma coisa, certificação da IATA a outra


Que a LAM como sendo uma empresa operacionalmente segura

Se ontem foi anunciado que a LAM baixava os seus preços [confira aqui] na busca da sua imagem e credibilidade, a velocidade com que veio a outra novidade desta ser operacionalmente segura é de facto impressionante. Mas deixemos isso porque pode ser uma daquelas conscidências felizes. Com efeito, conforme o Canal de Moçambique “ a LAM acaba de ser certificada pela IATA como empresa de aviação operacionalmente segura. Com a sua companhia aérea de bandeira a ostentar esta atestação, “Moçambique passa a fazer parte de uma lista restrita de seis países da SADC com companhias aéreas detentoras da certificação, e a única de um país africano falante da língua portuguesa”.
Em conformidade do comunicado enviado pela LAM-Linhas Aéreas de Moçambique ao Canal de Moçambique, o certificado da IATA-Associação Internacional dos Tansportadores Aéreos, atesta a LAM como “uma empresa que cumpre e observa todos os requisitos de excelência em termos de segurança operacional, através do seu programa IOSA- IATA Operational Safety Audit”. Nesse mesmo comunicado pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da LAM assinado por Adam Yussof, “a IOSA é um programa de auditoria definido pela IATA e reconhecido internacionalmente, que preconiza os melhores padrões de segurança operacional e no qual são auditados 928 requisitos, em particular os processos de gestão e procedimentos operacionais das companhias aéreas”. Aquela empresa de transporte aérea de Moçambique explica-se que mesmo que “os operadores aéreos que não cumprirem os requisitos definidos pela IATA, através do seu programa IOSA, um ano após a primeira auditoria, correm o sério risco de perderem o estatuto de membros da IATA, com todos os prejuízos daí inerentes”.

Agora, o que nos falta é baixar o salário e mordomias do PCA da LAM que tira do erário público, nada mais nada menos que 25 mil dolares americanos mensais.
Foto Goncalo Pinheiro

José Mandra constata o óbvio quanto aos policiais obesos

…Se se lembra do homem que veio ao público dizer que usaria força letal para dispersar os manifestantes do 5/2 em Maputo e arredores, voltou à ribalta dizendo que seus agentes policiais eram 'gordos'(obesos), e foi constantar o que é óbvio; ou seja, toda gente sabe que os polícias são obesos, não fazer exercécios regulares e levam uma vida profissional profana (alcoolismo, favoritismo, e corrupação).
Essa constatação vã de José Mandra, o segundo homem mais forte do Ministério do Interior, e pelos vistos, o mais militar que o próprio Ministro, José Pacheco, foi feita aquando da sua visita a Escola de Prática, em Marracuene, onde notou a fraca preparação dos instruendos. Não se sabe se Marandra teria constatado entre os que estavam em treinos ou já veio ao terreiro com essa ideia formada na sua cabeça. No entanto, lá foi divagando nos suas constatações policiais que sonecam com arma na mão [não por fome? Já que não têm dieta adequada] que chegou mesmo a dizer que Muitas vezes o nosso policia não consegue perseguir um ladrão e acaba usando a arma para encontrá-lo, acto que tem se traduzido em fatalidades”.
Afinal, os “bosses” do MINT sabem que os policiais atiram a matar(?). Pode-se concluir que a Amnestia Internacional, no seu (clique a seguir) relatório, de Abril de 2008 [ou download aqui: Mocambique: Policia com licenc,a para matar], pôs a nu o que esta PRM nos anda a fazer.
Foto Noticias

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Dona Maria de Luz Guebuza retoma tourné ao país

…desta vez escalou o distrito interior de Ribáuè em Nampula
Com todas a honras de verdadeiras missões ministeriais, para lá do ajuda ao marido em questões mais protocolares, as intervenções executivas como a que se nos dão assistir desta actual primeira-dama, Maria de Luz Guebuza, são para bradar os céus. E mais, tais intervenções são realizadas a sombra de já existente Ministério qua se ocupa da acção social e da mulher cuja visibilidade e acção deixa muito pano para lamentar. Um ministério amordaçado pela hegemonia destimida de uma primeira dama tão aguerrida quanto é a dona De Luz.
Quer nos parecer, habilmente desenhada ou não tal estratégia de sonegar o Ministério da Acção Social, não dúvidas o ministério cabe por força de lei acompanhar e gerir a política da mulher e acção social neste país e responder perante ela no Parlamento (AR). Quando a primeira Dama diz “vamos sim vender a nossa produção para que possamos adquirir os bens que não produzimos, como seja o vestuário e calçado, material escolar, entre outros, mas temos que fazer esforços para diversificar as culturas visando garantir uma dieta alimentar diversificada, sobretudo para que as nossas crianças tenham que crescer satisfatoriamente e terem os seus organismos preparados para fazer face às doenças endémicas” apelando a população, o que espera que a Ministra Virgina Matabele diga? Como é obvio, entre os camaradas, o silêncio é a forma de se manter o posto e as mordomias. Falou alto, para dia seguinte estar no olho da rua! O Comiche sabe porque que apanhou o contra-choque com sua oposição a coabitação governamental com a dona Rosa Silva, Governadora, e foi posto de lado. Quo vadis Maria Guebuza.
 Fotos Noticias/GovMoz

Nesta Mafalala só se fala muito tão-pouco se faz


…mas dali sairam os dirigentes (Pascoal Mucumbi), o poeta de renome (Jose Craveirinha) e o génio do futebol portugues/Mocambicano (Eusébio da Silva Ferreira/na foto)


Como se não bastasse, as reuniões intermináveis que datam de 75 para esta parte teimam a manter a arrepiante situação em que os moradores daquele bairro se encontram. O problema da Mafalala é antigo, mas sabe-se que a solução o mesmo não por simples reuniões organizadas pelos grupos dinamizadores. Naquele bairro situado a meio da zona urbana de Maputo requer saberes tanto de planeamento físico e urbanização como os engenharia cívil. As intervenções a fazer, de certeza que mexem com o reordenamento e investimento concreto. O ‘mar’ de lamentações não nos leva longe, mas sim a doenças provocadas pela imundície, aos crimes de que a Mafalala é prenhe, a dificuldade de trafégo porque as estradas anda esburacadas, a contínua habitação desordenada provocada pela ausência de autoridade e da lei. Foto vedeta ou marreta

Episódio que amonta a racismo negro (?)


…aborreceu a uma cooperante num banco em Pemba.


Foi a habitual coluna “Maputando” de Mubêdjo Wilson do Notícias que hoje nos deu conta desta situação que ocorreu na semana passada num dos balcões do Barckays Bank. Eis na integra a peça:
"Semana passada estivemos em trabalho na cidade de Pemba, classificada como a terceira maior baía do Mundo, e fomos gratuitamente chamados a presenciar coisa que não lembra o diabo. Porquê em Pemba?, perguntámos várias vezes. O autor destas linhas teve que permanecer pouco mais de duas horas no interior da dependência do Barclays Bank, só porque o pessoal de serviço não conseguia atender cerca de duas dezenas de clientes que lá se encontravam.
Incrível, passar mais de duas horas naquela dependência acaba sendo um autêntico flagelo. São várias as sensações que passam por nos, que até julgamos ser uma praga ter um cheque daquela instituição bancária. Rapidamente verificámos, conhecendo os créditos daquela instituição de nível internacional, que todo o martírio tinha a ver com as pessoas, com “show-offs” à mistura. Pudera, estar numa província nada faria sentido se não fizesse com que os demais percebessem que eu é que estou à frente do processo. Coisa de moçambicano...
Aconteceu, porém, que essa coisa de cumprir a fila é uma autêntica “fachada”, pois existem entre os clientes os mais privilegiados, bem tratados perante a raiva dos demais. Lá permanecemos até que, duas horas depois, um dos trabalhadores se dirigiu a uma “cooperante” que religiosamente havia cumprido a fila, isto é as regras. Convidou a senhora a ir a um balcão contíguo, como se só naquele momento se dera conta de que ficava mal estar entre a população, os clientes neste caso.Num berro a senhora quase mandou um insulto, mas lá se conteve e disse que preferia esperar até que chegasse a sua vez de ser atendida. Dito e feito, após ter sido atendida pôs-se a rabiscar no livro de sugestões.O que mais nos doeu é termos estado aquele tempo, com as portas do balcão fechadas devido à hora, e ver muitas pessoas continuarem a entrar para fazer movimentos, o que fazia com que nunca mais diminuisse o movimento.Ficámos meio confusos, desejosos de saber se naquele balcão o ser estrangeiro é algo importante para os gestores daquele balcão do Barclays Bank. Demonstraram falta de respeito e consideração para com os demais clientes, isso sim."

Obama lidera pesquisa com 50% das intenções de voto

...depois do debate da ultima sexta-feira
O candidato democrata Barack Obama aparece na liderança na corrida presidencial com 50% das intenções de voto contra 42% do candidato republicano John McCain, aponta a última pesquisa Gallup, divulgada hoje. O levantamento foi feito de 25 a 27 de setembro.
O resultado engloba o período em que John MacCain anunciou que estava temporariamente suspendendo sua campanha para retornar para Washington e trabalhar por um solução bipartidária para a crise financeira e quando os líderes do Congresso primeiramente anunciaram avanço nas discussões do pacote de ajuda financeira.
Os resultados também incluem um dia completo após o primeiro debate presidencial na sexta-feira à noite. McCain atingiu um ponto em que estava colado com Obama no início da semana, mas Obama conquistou sua posição nos três últimos levantamentos.
No total, Obama ganhou 4 pontos porcentuais de vantagem nos últimos três dias, enquanto McCain perdeu 4 pontos. O impacto total do debate só será percebido nos dados de terça-feira, que será referente a sábado, domingo e segunda-feira. No entanto, a pesquisa diária da Gallup sugere que Obama conseguiu a liderança entre os eleitores sobre McCain naquela noite. As informações são do site Gallup.com.

Não queiram saber, voar nas LAM pode custar menos!


…mas a justificação da redução de preços é pouco convincente, na medida em que as aviações da região da SADC e no mundo estão todas a elevar os preços.


Ainda assim, as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) reduziram o preço das passagens aéreas em 3% em todos os seus voos, a partir da semana passada. A justificação que a LAM encontrou, e citado pelo jornal Domingo, foi de que “a redução do preço das viagens resulta da diminuição em 10 dólares na taxa de combustível cobrada aos passageiros”. Ainda que esta redução tenha ocorrido, viajar pelas LAM, por exemplo, no percurso, Maputo-Pemba, pode ser equivalente aos voos transcontinentais. Grande parte dos passageiros das LAM são funcionários do Estado/Governo em viagem de serviço e uma parte limitada de turistas. Daí se possa depreender que esta redução, pode não estar directamente ligada a baixa do dolar, mas sim a clientela que não existe, ou que prefere viajar por outros meios. Recorde-se que Moçambique sofreu sanções da Europa e das autoridades de aviação internacional por insegurança aérea e falta de revisão/manutensão das suas aeronaves conforme a lei manda. E mais, muito recentemente, houve o caso de ‘susto’ ocasionado pela aterragem de emergência no Aeroporto de Nampula, dum voo que ligava Pemba-Maputo. Foto GoncaloPinheiro

O que significa testagem de popularidade de Bulha na Beira

...não serão as mesmas ‘bulhas’ de sempre?
Ao que tudo indica, depois de ter se feito ao populoso bairro da Munhava, com eleitorado acerrimamente apoiante de Daviz Simango, Lourenço Bulha fez outra vez para aquele bairro. O primeiro Showmicio não mereceu qualquer destaque na imprensa dita oficial, indicando que foi algo meio apagado. Neste último fim de semana foi o outro que contou com alguam dúzia de gatos pingados (cerca 500 pessoas) para assistir.
Depois apareceu o Notícias a nos dar conta. Um aspecto da peça do artigo político deste diário é a menção de que “O encontro do partido dos camaradas naquele bairro teve dois momentos importantes nomeadamente o da apresentação do perfil de Bulha e o segundo a sua aparição pública discursando para perto de cinco centenas de pessoas que enchiam por completo o espaço público no antigo mercado de Vila Massane.” Num municipio visivelmente apoiante da Renamo, Lourenço Bulha apareceu a dizer, sem papas na língua que “Estou muito satisfeito com a presença dos populares e isso mostra que mesmo antes da campanha estamos num bom caminho rumo à vitória e não tenho dúvidas que venceremos”.
Resta-nos saber como vai funcionar essa varinha mágica de Bulha para convencer o eleitorado que já viu a governação da Frelimo e dela negou as suas “bulhas” no último mandato. Leia mais, um artigo de genero no Reflectindo.
Foto OficinaDeSociologia referente ao candidato Daviz Simango

Samora Machel completaria hoje 75 anos de idade

…não se sabe se em frente ou fora do dirigismo do Estado e Governo da Frelimo.
Conforme o Notícias de hoje, diz em parangonas que Samora tinha a visão de que a paz é inseparável da independência. Nada de novo transpirou sobre como é que o Chefe do estado morreu em circustâncias tão horríveis que o executivo tanto de Chissano como o do Guebuza não sabem explicar ao público. A mesma retórica sobressaiu no jornal de que SM foi: “primeiro Presidente de Moçambique, figura carismática que, se estivesse vivo, completaria hoje 75 anos de idade. Peça incontornável na história da luta armada de libertação nacional, Samora Machel mostrou esta sua visão à delegação colonial portuguesa, liderada pelo então Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Soares, quando em Lusaka foi proposto à Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) um cessar-fogo e consequente realização de referendo para decidir se os moçambicanos queriam ou não a independência. Samora recusou a proposta e expandiu as operações militares, facto muito propalado pela Imprensa, levando Lisboa a mudar de atitude até assinar em 7 de Setembro de 1974 os Acordos de Lusaka. O Notícias Samora Moisés Machel conseguiu organizar a guerrilha de forma não só a neutralizar a ofensiva militar portuguesa, comandada pelo General Kaulza de Arriaga, a quem foi dado um enorme exército de 70 mil homens e mais de 15 mil toneladas de bombas, mas também organizar as zonas libertadas que abrangiam cerca de 30 por cento do território nacional. Além disso, Samora dirigiu uma ofensiva diplomática em que grangeou apoios, não só dos tradicionais aliados, mas inclusivamente do Papa que era um tradicional aliado de Portugal. Samora Moisés Machel nasceu na aldeia de Madragoa, hoje Chilembene, aos 29 de Setembro de 1933. Passam hoje 75 anos. Filho de um agricultor relativamente abastado, Samora entrou na escola primária com 9 anos, quando o Governo colonial português entregou a “educação indígena” à Igreja Católica. Quando terminou a escola primária, o jovem de cerca de 18 anos quis continuar a estudar, mas os padres só lhe permitiam estudar teologia. Samora decidiu tentar a vida em Lourenço Marques, hoje cidade de Maputo. E depois o que aconteceu a Samora? Veja mais verborreas sobre Samora neste elo. Mas acho que o homem merecia mais do que um simples retrato. Hoje Armando Guebuza foi a Chilembene e o governo, reunido de extraordinariamente no último sábado decidiu dizer que o local onde nasceu o primeiro presidente é Patimónio Cultural(Político). Foto Albertino Silva-Moc-Portugal

Moçambola [liga nacional] ao rubro fez rolar a 21ª jornada

…no pretérito fim de semana.
Nesta sua segunda volta, o campeonato de futebol nacional de futebol (vulgo Moçambola) já vai ao rubro, entre as formações que se prezam mais assertivas, as que se acomodam a meio da tabela, e os que lutam pela manutensão. Sem dúvidas o duelo entre os ‘muçulmanos’ (Liga e o Atlético) foi o mais derrimido da jornada, num encontro que o factor ‘sorte’ ditou o resultado. Todavia, o técnico principal do Atlético, Arnaldo salvado queixou-se da arbitragem que o expulso por injurias. Veja a pontuação actual e os próximos jogos da 22ª jornada, abaixo:

Pontos
Desportivo-Costa do Sol 0-1
Liga Muçulmana-Atlético Muçulmano 0-1
Chingale-Benfica de Macúti 2-1
Ferroviário de Nampula-FC Lichinga 1-1
Estrela Vermelha-Ferroviário de Pemba 1-0
Ferroviário da Beira-Ferroviário de Maputo 0-2
Maxaquene-Textáfrica 0-0

Próximos jogos
FC Lichinga-Liga Muçulmana
Ferroviário de Pemba-Ferroviário de Nampula
Ferroviário de Maputo-Estrela Vermelha
Textáfrica-Ferroviário da Beira
Maxaquene-Desportivo
Benfica de Macúti-Costa do Sol
Atlético Muçulmano-Chingale

Fonte: Noticias

Mais dados sobre o rombo do MINT pelo Manhenje e seus comparsas

…avultam-se na praça pública
Já em tempos Joaquim Chissano [ex-PR] chamava atenção ao facto de alguns dos seus correlegionários serem detendores de patrimónios [ilicitos] que ele próprio não tinha. Complica-nos perceber como é que ele vem ao público na TV nacional, em socorro do seu atribulado ministro do interior, presidência e da casa militar. Vendo o sol aos quadradinhos, mais dados vão a praça pública, desta vez pela pena de Machado da Graça, que na sua “A talhe de foice” esgrimir o que uma hipotética introspecção de Manhenje seria: “talvez esteja arrependido por não ter usado, para melhorar o alojamento dos reclusos, a fortuna que, diz-se por aí, utilizou a construir a sua sumptuosa mansão”. Enfim, Chissano já chamou atenção para a situação quiça em comícios ditos populares, durante o seu reinado.
Foto Noticias

Quanta programação e desprogramação contra a malária?



…que não vai além de simples retóricas em seminário pomposos e resultados aquém do desejado do nosso bem ‘espanholado’ centro de investigação da Manhiça.


Mas, enquanto subsistir a situação de corrupção e descaminhamento dos recursos financeiros dos contribuintes, no caso de Moçambique pelos dirigentes, um esforço para eliminar esta doença que a seguir ao VIH-SIDA serão dimininutos.
Foto Noticias

A “guerra” de sucessão de Muanawassa a 3 de Outubro próximo arrancou em Lusaka

…Com três candidaturas eleitorais já depositadas no Supremo Tribunal de Justiça, entre os quais o presidente-interino Rupiah Banda.
Na sua página internacional, o Noticias dá destaque as próximas eleições na Zambia. Assim sendo, afirma que Rupiah Banda que sucedeu interinamente, Levi Muanawassa após seu passamente em Paris a 19 de Agosto último, prometeu aos membros e militantes do seu partido melhorar as condições, fez a declaração dos seus bens extimados 843 mil dolares (equivalentes a 20,232 milhões de meticais). os líderes da Frente Patriótica e do Partido Unido para Desenvolvimento Nacional, respectivamente Michael Sata e Hakainde Hichilema figuram como candidatos ao escurtíneo eleitoral de Outubro.
Um aspecto que se nos a prestar atenção é a declaração de bens pelos condidatos nestas eleições zambianas. Caso para dizer que se o sigilo não fosse a marca do processo eleitoral, poderiamos ter a imagem do vasto império empresarial detido por Armando Guebuza. Dos únicos casos o que ficou, mais ou menos claro, quanto às declarações ao povo, foram as do Ministro das Finanças do executivo de AG, Manuel Chang que veio ao foro público dizer livremente o seu invejável património.
Fonte/foto GovMoz/TimesofZambia

Quando as bases partidárias ditam a sorte dos seus dirigentes

…as verdadeiras bases reagem. O exemplo de reacção, para lá da Beira do Simango, é o que se deu na RSA recentemente, onde o Conselho Executivo Nacional do ANC forçou o Presidente Thabo Mbeki a resignar do poder, desenhando um cenário de cisão no partido do poder.
Conforme foi apurado, as guerras intestinas que têm caracterizado o ANC nos últimos tempos, poderão conduzir à criação de uma nova formação política. O semanário «Mail & Guardian» informa que proeminentes figuras do ANC têm vindo a realizar encontros visando o lançamento de um novo partido, o qual poderá vir a ser designado por Congresso Nacional Africano da África do Sul (ANCSA), ou ainda Frente Democrática Unida (UDF). A fonte refere que entre as pessoas por detrás da ideia de um novo partido contam-se os dirigentes dos governos provinciais Sello Moloto e Mbhazima Shilowa, respectivamente do Limpopo e Gauteng, para além do ex-ministro da defesa, Mluleki George, e o antigo presidente do Concelho Executivo de Ekhuruleni (Joanesburgo), Duma Nkosi.
Comentando os rumores sobre a formação de um novo partido, a dirigente nacional do ANC e actual vice-presidente da República, Baleka Mbete, disse que os membros descontentes do partido que planeavam lançar um novo movimento deviam “discutir as suas diferenças ao nível das estruturas internas do partido”. Para Mbete, “a formação de um novo partido seria errado e um desperdício de energias”. Pormenores desta peça pode ser escontrados aqui. Fonte CM/Mail & Guardian / SAPA

Relações dos movimentos de libertação com a oposição portuguesa, palestra, já amanhã

…apresentada por Pacheco Pereira historiador e político português. Pela publicidade e interesse do tema, promete ser das mais concorridas  palestras do ano em Moçambique.
Quanto se sabe, Pacheco Pereira está em Maputo a convite da Escola Portuguesa de Moçambique onde a partir de hoje estará em actividades. O prato de fundo da sua estadia vão, certamente, ser “as relações dos movimentos de libertação com a oposição portuguesa” será o tema de uma palestra que Pacheco Pereira, professor do I.S.C.T.E. de Lisboa, proferirá amanhã, em Maputo, às 10 horas, no auditório 1501, no Campus Universitário, convidado pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais na Universidade Eduardo Mondlane.
Perfil do orador
De 59 anos o professor universitário José Pacheco Pereira, conceituado historiador, político tem feito comentários circuscritos na política portuguêsa e não só. Como também ele é autor de mais de uma dezena de livros as suas investigações historiográficas sobre os movimentos clandestinos oposicionistas ao Estado Novo. Destaca-se na seu trabalho investigativo a biografia de Álvaro Cunhal, líder do Partido Comunista Português, e o O Uno dividiu-se em Dois, análise dos movimentos da extrema-esquerda portuguesa nos anos 1960s, bem assim o “A Sombra. Estudos sobre a clandestinidade comunista” (1993). Fonte/foto CM
O programa da palestra
Encontre o programa no Reflectindo.

Há direcções escolares que confundem fazer ‘política’ e ‘educação’

…no caso vertente do da Escola Secundária Samora Machel que pôs o ‘mini-bus’ escolar ao serviço do partido Frelimo.

Numa das suas recentes crónicas sobre o Chiveve, Noé Nhantumbo, despiu, mais uma vez o sistema aplicado pelo Partido Frelimo, para o aproveitamento danoso dos bens públicos. Neste caso tratou-se de um director da Escola Secundária da Beira, vendo uma oportunidade de trazer loiros para si, decidiu ceder danosamente o mini-bus escolar para fins da reunião publica de apresentação de Lourenço bulha ao cargo de Presidente do Município na Beira como se verificou ontem dia 27 de Setembro de 2008, no populoso bairro da Munhava.

Para Nhantumbo, “Não se pode permitir que meios do Estado sejam usados para a promoção de actividades políticas pois isso contraria a lei vigente no país. Nisto estamos claros e não vale a pena alguém dizer que não viu ou que não foi consultado para que isso acontecesse.” Este jornalista refere ainda que “énas pequenas anomalias e nas chamadas pequenas irregularidades que se cria o ambiente propício para a manipulação da vontade popular em momentos de votação. Num processo eleitora já de si com a nódoa de interferências políticas nas eleições internas confinadas apenas penas chamadas “bases”, Nhantumbro esclarece que “o importante e o que dará credibilidade aos processos eleitorais é que os órgãos eleitorais actuem com uma equidistância e rigor que provem de facto, que são órgãos independentes e ao serviço da democracia em Moçambique.
Não interessa entrar em joguinhos de permitir que uns façam e actuem contra a lei e depois mostrar o peso da mesma quando os prevaricadores são de outros partidos.” Para ter a ideia das inquitações da peça de Noé Nhantumbo, leia-se neste elo.

Juiz Coloma decide hoje sorte de Manhenje

…Se espera em liberdade ou vai permanecer nos calabouços até ao julgamento no caso do rombo dos 220 mil milhões de Meticais dos contribuintes e dos doadores internacionais.
Ao que se sabe, “a bola agora está do lado do Dr. Boaventura Coloma, juiz de instrução do Caso Manhenje que envolve outros oito arguidos que eram quadros do Ministério do Interior no período em que se registou o desfalque de 220 milhões de meticais. Cabe ao juiz, em princípio hoje, despachar o pedido de liberdade provisória dos detidos, interposto pela defesa” (Canal de Moçambique).
A imprensa apurou ainda que “o advogado de Almerino Manhenje antigo ministro do Interior e ministro na Presidência para Assuntos de Defesa e Segurança durante a governação de Joaquim Chissano, Dr. Lourenço Malia, disse que a defesa, pelo menos relativamente ao seu cliente, submeteu o pedido de liberdade provisória pela manhã da última sexta-feira. Malia está esprançado que “que o juiz dê o seu despacho esta segunda-feira”.
No entanto, para crimes desta natureza ou seja “crimes públicos” não há causão ou termo de identidade e residência, conforme um advogado independente na praça maputense. Enquanto isso, liderado por Joaquim Alberto Chissano avoluma-se a pressão politica sobre o juiz Dr. Boaventura Coloma para põr o antigo ministro em liberdade. Não se sabe se este juiz vai baquear perante esta pressão política ou seguir o que a lei diz.

Governo em sessão extraodinária (?) último Sábado

…aprova PES e OE de 2009
Sem que ninguém saiba claramente o que move a corrida do Governo, este sentou-se na baixa da cidade de Maputo, onde está o seu escritório para aprovar alguns pacotes da sua governação no ultimo sabado. Informação disponível, através, dos seus parta-vozes, [desta vez não o Dr. Covane, Ministro na Educacao e Cultura], Manuel Chang (Ministro nas Finanças/na foto) e Aida Libombo (Ministra na Saúde) dá conta da aprovação do Plano Económico e Social (PES) e Orçamento do Estado para 2009. Ficou-se a saber também da Lei que cria o Imposto Simplificado para Pequenos Contribuintes proprosta pelo Governo e da criação do Instituto Superior de Artes e Cultura.

domingo, 28 de setembro de 2008

Começam a ser públicos pormenores do rombo no MINT (?)

…em que se alega que Almerino Manhenge usou uma empresa fiticia de nome “Chicamba Investimentos" para comsumar os seus fins danos dos cofres do Estado.

Com efeito, Manhenge, conforme a imprensa reporta, teria usado a Chicamba Investimentos a frente da qual estava o cidadão Armando Pedro Jr. O contornos dessa desta informação, que pelo seu interesse público, e compreesão do mote e desiderato de Manhenge, pode ser acessado neste elo. É com muita pena o MP não vem esclarece de uma vez por todas, o que afinal se passa em torno desta questão. Porque na verdade estão em questão avultados montantes (220 mil milhões de Meticais/8 milhões de dolares americanos) que vêm/vieram da contribuição pública e da doação internacional.
Foto Noticias

Liga inglesa de futebol: Resultados de hoje (28/09/2008)

...Com casos e suspresas, onde despontam a derrota do Arsenal frente ao Hull City (1-2) e a prestacao desastrosa do Newcastle United que voltou a baquear diante do Blackburn (1-2).
Resultados
Pontos
Fonte: BBC

Carta recebida do meu amigo Nelson (7): O grande mês de Setembro

Dede meu amigo primeiro vou-te felicitar pelo facto do seu MiradourOnline ter merecido o merecido destaque no no Moçambique-Portugal. O Meu Mundo já passou por lá como blog do mês e é coisa de ser estar grato ao Albertino. Qoh Dede, queres mesmo saber quem é Mariazinha? Só te digo se me prometeres que depois não iras querer saber quem é a Cristina do meu “Entre as Palavras”.
Criei ela(Mariazinha) faz tempo, com intenção de lhe contar oque vai se passando pelo nosso Moçambique. Imaginei-a distante de mim faminta de notícias e com alguma dificuldade de se informar. Foi assim que lhe escrevi as primeiras “ Do País onde Moro”. Passou pouco tempo Dede, e surgiu uma Mariazinha de verdade se identificando com a minha Mariazinha inventada. As que fui escrevendo depois dessa descoberta foram para as duas Mariazinhas. Tenho que te confessar que passou a ser mais interessante e inspirador porque a Mariazinha de verdade foi “respondendo”, comentando ao que lhe escrevia. O interessante Dede foi descobrir que a Mariazinha de verdade também é Cristina.
Setembro Dede foi realmente um Mês para tanto. Dessa confusão toda que assistimos tem algo que me ficou bem patente, a saber, a genuína vontade do povo conta muito pouco se é que conta nas agendas partidárias.
A atitude de Deviz é quanto a mim muito didática. Passa para muitos um monte de lições que ainda terá que ser assimiladas. Gostei da expressão “descolonizar-se dos partidos políticos” que se não estou em erro foi usada pelo prof. Serra.
No caso Manhenje e especialmente à reação do grande “prémio Mo”, minha memória de elefante me trouxe de volta as declarações contraditórias de Chissano em m torno da situação do Zim. Deves estar lembrado Dede, de como Chissano querendo ser “menino bonito”, num dia assinava um carta “atirando pedras” à Mugabe e já no outro dia lançava todas as culpas às sanções ocidentais. Não devemos no entanto nos suprender com essa atitude defensiva de Chissano se nos lembrarmos dos “serviços” prestados por Manhenje à família Chissano.
Lendo o cepticismo das pessoas cheguei a recorrer à máxima “ o mundo ralha de tudo”, mas com cabeça fria dá para andar desconfiado. Já divaguei pelas duas primeiras razões que apontas. Havia realmente uma necessidade de “acalmar os doadores” mas estes precisam ser bobos demais para “engolirem” essa com facilidade. Aliás Dede teremos que esperar e ver o desenrolar dessa novela que promete muitos capítulos. A segunda também se encaixa perfeitamente com o “season” em que estamos, em que como fomos habituados, tudo serve para ganhar votos. Pensas Dede que vou me supreender se a história dos homens armados, que andou “hibernada” por algum bom tempo, de repente entrar em errupcão? Melhor temos que fazer é esperar Dede. Esperar atento. Enquanto isso deixo-te ficar um forte Hugs com cheira da natureza que me rodeia.
P.S: Antes que me esqueça Dede, também nesse Setembro vieram ao Parque 6 Elefantes doados pelo Kruger National Park. Passou por aqui o grande Mia Couto numas gravações para RTP e há dias estivemos com o velho Cadmiel das pescas.

Fernando Alonso da Renault ganha o Grand Prix Da Singapura

… Mas Lewis Hamilton extende liderança no campeonato do mundo.
O britânico Lewis Hamilton estendeu sua liderança no campeonato do mundo, apesar de terminar terceiro na grand Prix de Singapura, atrás do vencedor Fernando Alonso de Renault. O condutor da McLaren tem sete-ponto a maior sobre Felipe Massa da Ferrari, quando faltam três corridas. Massa teve uma liderança madrugadora mas acabou na 13ª posição. Alonso terminou a frustração de uma estação. Leia mais aqui. Coloquei um tradutor para facilitar a leitura do conteudo do texto do elo.

sábado, 27 de setembro de 2008

Primeiro debate entre Obama e McCain foi ontem


…sob pano de troca de acusações por guerra do Iraque. Outros debates se seguem com o programado seguinte:

  • 2 Outubro, 2008: Debate entre candidatos a Vice Presidentes, Washington University, St. Louis, MO
    7 Outubro, 2008: Debate entre candidatos a Presidentes num formato de comício, Belmont University, Nashville, TN
  • 15 Outubro, 2008: Debate entre candidatos a Presidentes com focus na politica de relações exteriores, Hofstra University, Hempstead, NY
  • Os candidatos à presidência dos Estados unidos, nos momentos mais acalorados do primeiro debate presidencial das eleições presidenciais de 2008, na noite de ontem, sexta-feira, se criticaram sobre as políticas para a guerra do Iraque, com o democrata Barack Obama questionando o republicano John McCain por ele ter votado a favor de ir à guerra contra o Iraque em 2003. McCain disse que Obama estava errado em não apoiar o reforço de tropas de 30 mil soldados feito pelo presidente americano George W. Bush no Iraque no ano passado, uma estratégia que reduziu a violência no país do Oriente Médio ocupado pelos EUA. Obama reconheceu que a situação melhorou após o reforço, mas disse que a guerra do Iraque representa um conflito que desvia os militares americanos do verdadeiro objetivo, que é a guerra contra o terror e a caça ao líder terrorista Osama bin Laden, que ainda estaria escondido na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

    Os candidatos mantiveram o foco na cambaleante economia americana pelo primeiro terço do debate de 90 minutos na Universidade do Mississippi, um confronto que deveria ter o foco apenas na segurança nacional e na política externa.McCain sugeriu um congelamento em todos os programas federais, com exceção da defesa, dos pagamentos e benefícios aos veteranos de guerra e questões como pagamento de aposentadorias da Seguridade Social e gastos no orçamento do Medicare, o programa de saúde. Cada candidato tinha objetivos diferentes antes do primeiro debate.Obama queria garantir aos americanos que ele é o mais indicado para a missão presidencial de ser o comandante em chefe das forças armadas do país. Com os eleitores sofrendo com a crise financeira e muito ansiosos com o futuro, ele precisava mostrar empatia, principalmente com a classe trabalhadora, que até agora não demonstrou um entusiasmo grande pela sua candidatura.
    McCain, que abriu sua campanha enfatizando sua longa experiência em Washington, agora enfrenta o desafio de se separar do impopular presidente Bush, que é cada vez mais reprovado pelo opinião pública, agora que o mercado financeiro ameaça ruir. Ele também precisava afastar preocupações com a sua idade e por ter sofrido câncer de pele. Fonte (Y)
    Veja igualmente o video do debate Obama e McCain abaixo:

    Carta ao meu amigo, Nelson, no Chitengo, Gorongosa (17)


    Caro Nelson,
    Antes de mais, saudo-te na companhia dos demais familiares, amigos e colegas. Eu vou indo aos poucos graças à Deus. Tenho a ti dizer que este mês foi dos mais sacrificados e também dos melhores. Digo isso por causa dos afazeres afins que ofuscaram, em certa medida, a nossa produção. Mesmo assim, Nelson, o MiradourOnline conseguiu ser uma referência do Mês no Moçambique-Portugal do nosso querido amigo Albertino Silva, do que fiquei muito grato.

    Setembro foi também rico em muita coisa boa e nojenta. Li nas cartas a tua Mariazinha VI (afinal quem é a Mariazinha?), preocupações legitimas (que corroboro), no que respeita ao estado das democracias internas nos dois partidos, que clamam ser maiores desta Pérola do Indico. Clamam ainda ser dos que comandam a mudança e favorecem a democracia. Este comando e favorecimento não vai pari passu com os desígnios de uma forte e verdadeira democracia, em que ao cidadão se lhe deve a última palavra. O que se nos deixou ver, no entanto, aquando das eleições internas dos candidatos à edis, foi pura e simplesmente uma vergonha, a todos os títulos. Se, por um lado, vimos uma "meia dúzia de gatos pingados" de grupos de dinamizadores, secretários e administradores da Frelimo a formarem ditas ‘bases’, acotovelando-se para ter essa última palavra (escolhendo entre pares), no lugar ou em detrimento das reais bases, por outro lado, não se pode fechar os olhos ao jogueio crasso, enfadonho e desqualificável registado na banda da Renamo. Foi, por assim dizer, lamentável saber que chefias das duas organizações partidárias se regem e refugiam-se nos seus estatutos (caducos) (por acaso, tens a última versão dos mesmos para me passares?) e na tristemente famosa disciplina partidária. O fito único, destes dirigentes , foi e continua ser o de roubar direito do cidadão ao voto.

    Agora, Nelson, que não nos venham dizer que na Frelimo foi sempre assim! Ela primou por isto e aquilo desde os primórdios anos de 1962! Que não nos venham dizer que na Renamo a democracia se impõe desde 1977! A única ditadura que devemos reconheçer é a do voto legitimo, intransmissível, secreto, pessoal e exercido livremente pelo cidadão. Se se escolhem entre vós à ilharga do eleitorado, quando é que chegará a vez deste? Só pode ser no dia do são nunca, as ‘bases’ assim sustentam! Para ti dizer a verdade, Nelson, o teu edil, na Beira, deve ter puxado o cordão umbilical para direcção certa para que se lhe corte adequadamente, deitando fora o que resta! Eng. Simango deve ter acabado, mas não eliminado por completo, aqueles que julgam que são os donos da verdade; aqueles que acreditam que o sol gira a volta da terra e não o contrário.
    Como se não bastasse, já que a mentira teve pernas curtas com jus nestas eleições internas, a 'fabriqueta de cenas bombásticas' se desviou e trouxe-nos novo rumo, como se fosse uma pirueta de uma andorinha. Nisso, o piloto-aviador, de nome Almerinho/Almerino Manhenje, ministro durante cerca de 10 anos no governo de Joaquim Chissano está a conta com a justiça por ter feito piruetas a mais. Alegadamente, ele é acusado de desvio de 220 milhões de Mts (AF) dos cofres do MINT! O tipo e outros oito comparsas vêm o sol aos quadradinhos na cadeia civil do Maputo, ali na Kim-Il-Tsung, próximo do Seminário Pio X (antigo Centro 8 de Março). Manhenje exerceu quase que em simultâneo três cargos ministeriais para a infelicidade de Joaquim Chissano que veio ao terreiro defender que ele devia estar fora do cárcere. Veja, Nelson ele, não só, foi ministro na presidência para os assuntos de segurança, como tambem, foi chefe da casa militar, e do Interior. Daí a designação de super-ministro! Super-ministro para pescar cerca de 8 milhões de dolares americanos para fora do OE.

    No entanto, três razões se apontam para o antigo ministro ter ido em plena sala de aulas levado aos calabouços: Uma, sendo a de ser uma manobra desenhada para divertir os doadores, que já vêm ao encalço do Governo a relativamente muito tempo, tentando a obrigá-lo a arredar o pé a letárgia no combate contra a corrupção e nepotismo. A outra razão prende-se com a busca de um reconhecimento público, de que Governo pode prender, a quem quer que seja, que faça a gestão danosa do erário público, e por via disso, calculosamente conquistar e alargar a confiança de potenciais votantes num cenário de eleições. Uma outra razão pode ainda ser o exercício do poder, com condão samoriano (o que chamam algures ‘re-samorização’ governativa) para eliminar da jogada pessoas consideradas perigosas pelos ‘camaradas’ no exercício governtivo. Das três uma, mas, eu fico-me a com a primeira razão, que certamente deixou o Governo de rastos, ao ver 14 dos 19 doadores, que garantem mais de 50% dos Orçamento do Estado, manter ou reduzir as suas contribuições para 2009.

    Com este andar, não temos mais senão esperar, para ver o contorno do sólido dessa geometria política (periclitante), cujo epicentro repousa sobretudo nos partidos e no governo.
    Um abraço
    Dede

    Se eu não te amasse tanto assim

    ...do dueto de Ivete Sangalo com o rei da música romântica, Roberto Carlos




    Fonte YouTube

    A lua que eu te dei - Ivete sangalo

    ...cantora brasileira



    Fonte YouTube

    Há muito futebol neste fim-de-semana


    …com jogos do Moçambola, ou seja o campeonato nacional de equipas de futebol

    O jogo que se aguarda com muita expectativa, sem tirar o mérito ao clássico Desportivo-Costa do Sol (hoje), é o que vai colocar frente a frente a Liga Muçulmana e o Atlético Muçulmano, duas formações que ocupam os lugares cimeiros da tabela classificativa, neste campeonato.
    Obviamente, para aferir, a grandeza destas equipas que militam na liga moçambicana, é preciso assistir in-loco o espectáculo dos ‘derbies’. No entanto, para o leitor amante desta modalidade desportiva que resida no exterior podera se deliciar através do relato que a RM pode trazer online neste elo. Eis o calendário dos jogos. Foto Noticias

    Hoje
    Estádio 1º de Maio
    15:00 h - Desportivo-Costa do Sol
    Amanhã (Domingo)
    Campo do Costa do Sol
    15 h - Liga-Atlético

    Campo do Desportivo de Tete
    15 h - Chingale-Benfica

    Campo do 25 de Junho
    15 h - Ferroviário de Nampula-FC Lichinga

    Estádio 1º de Maio
    15 h - Estrela-Ferroviário de Pemba

    Campo do Ferroviário da Beira
    15 h - Ferroviário da Beira-Ferroviário de Maputo

    Campo do Maxaquene
    15 h - Maxaquene-Textáfrica
    Fonte Noticias

    Ministra do Trabalho censurada

    …por cabodelgadenses da CAECAD!
    Na sua habitual página nacional, o 'Notícias' compulsa sobre a visita da Ministra do Trabalho que culminou com uma série de decisões, com vista a repôr a ordem no sector que dirige. Só que os agentes económicos daquela parcela do país não gostaram da ‘intervenção’ ministerial nos assuntos de Cabo delgado. Assim sendo, No dia 4 de Setembro corrente a Confederação das Associações Económicas de Cabo Delgado (CAECAD), reuniu-se para censurar a visita efectuada pela ministra Helena Taipo à província, bem como o subsequente envio de inspectores para corrigir o mau funcionamento da Direcção Provincial respectiva e situações irregulares a nível do sector privado. Tirou algumas conclusões que apontam para uma alegada campanha eleitoral pessoal da titular daquela pasta e critica o que considerou da actuação e postura subserviente, apática, passiva e incolor do Governo e governador provinciais.
    Resta-nos saber o que a casa “branca” (sede da Frelimo) na capital do país pensa, com todo este ar de contrariedade que vive em Cabo Delgado como resultado destas ditas ‘súbitas’ decisões da ministra, já que parece que se vieram queixar superiormente, ou o fazem chegar suas inqueitações via meios de comunicação social. Foto Noticias

    sexta-feira, 26 de setembro de 2008

    Guebuza num ascendente fenomenal em negócios empresariais

    … Não amontarão estes empresariais num conflito de interesses e incompatibilidades com as funções de Chefe de Estado?
    O The Indian Ocean Newsletter’ dá conta, hoje, que AG formou uma parceria com o Manoj Kumar Vasudev Sompura, um negociante indiano que domina os meandos dos circulos do poder em Moçambique. Ainda assim, o The Indian Ocean Newsletter dá destaque da notícia referente à um grupo da graduados do Instituto Erb da Universidade de Mechigan [quero crer que não sejam quisquer pessoas], está com um projecto em carteira para a montar um negócio (MOZERGY) de plantio da jatrofa para fabricar bio-combustíveis. O mesmo newslatter publicado em Paris informa que João Américo Mpfumo, antigo comandante da Força Aérea de Moçambique está com um pé no terreiro dos grandes negócios.

    Reacções iniciais às sangrias de vulto na assessoria de AMM Dlhakama

    …pelo porta-voz, Fernando Mazanga
    Conforme a postagem da Ivone Soares, na tarde de hoje, escreve ela que “Fernando Mazanga, porta-voz da RENAMO, o Presidente Dhlakama criou um Gabinete de assessoria que visa a abordagem das politicas sectoriais por parte dos responsáveis de cada pelouro. Por exemplo, o Dr. Ismael mussa era assessor para os assuntos parlamentares o que significa que era a contra-moeda do ministro do Governo do dia Kavandeca, portanto cabia ao Dr. Ismael ripostar, laborar e elaborar as políticas da Renamo para os assuntos parlamentares, o que significa que ele seria o porta-voz da Renamo nessa area. Ao abandonar esse pelouro, a avaliacao que deve ser feita e se de facto a sua era ou nao relevante porque em abono da verdade o presidente aparecia amiude a assessorar os assessores, devido a falta de proactividade por parte dos mesmos.
    Quanto à motivação que levou o Dr. Ismael a tomar esta atitude, agradeço e distancio-me do ponto de vista dele porque a designação "miudo" revela intimidade entre o chefe e o seu subordinado. Da mesma forma que nós tratamos o Presidente por "velho" que até pessoas mais velhas que ele assim o tratam, não vejo porque que ele não pode tratar-me por "miúdo".Tenho conhecimento que o Joao Colaço também tomou a mesma iniciativa, mas nada posso comentar porque ainda nao falei com ele, apenas com o Ismael.
    Foto Meu ser Original

    PS: Me referi a a este caso numa postagem anterior. Mas continuam a nao transparecer reaccoes por parte dos visados nesta sangria no seio do maior partido da oposicao mocambicana.

    Terá sido bom que Macsud Ayoob mandasse comprar todo "Zambeze" em circulação, mas com autoridades aonde?

    …Isto só nos cheira um ar cúmplice do Ministério Público e demais poders do establishement.
    Conforme o Canal de Moçambique de hoje, num artigo do jornalista Luís Nhacote, Mohamed Macsud Ayoob, ex-sócio da «Modas Niza», sociedade da qual de se apartou em Fevereiro de 2002, num acto que está a alimentar diversos comentários na capital moçambicana, comprou praticamente toda a edição do semanário Zambeze da edição de ontem 25 de Setembro. A referida edição tem um artigo, nas páginas centrais, sobre os contornos do narcotráfico em Moçambique, e Macsud Ayoob, também conhecido como Macsud da «Modas Niza», é retracto sobre o seu envolvimento no tráfico de drogas e tráfico ilegal de moeda.
    Macsub, segundo apurou o «Canal de Moçambique», mandou encerrar cedo os estabelecimentos que dirige, e terá mandado todos os seus colaboradores para comprarem todos os jornais à saída da Cegraf, gráfica onde o Zambeze é semanalmente impresso. Os mesmos andaram pelas esquinas da cidade à procura dos ardinas que não foram abordados logo à saída da gráfica na Av. de Angola e compraram todos os exemplares do ZAMBEZE que dispusessem. Os poucos exemplares desta edição do ZAMBEZE que chegaram ao público chegaram a ser comercializados por 35,00 MT, 50,00 MT e até 100,00 MT. O preço corrente é de 20,00 MT. Devido à ocorrência o Zambeze, a pedido do seu vasto público vai hoje, sexta-feira, fazer impressão da edição.
    Macsud Ayoob esteve preso em Portugal entre 1999 e 2001 por tráfico de estupefacientes. No dia 26 de Março de 2000 foi detido na posse ilegal de 1.015.000 dólares americanos no aeroporto internacional de Mavalane. Esteve detido na cadeia de Máxima segurança, vulgo BO, durante 90 dias e voltou a liberdade mediante caução de 800 milhões de meticais da antiga família. O seu advogado nessa altura foi Máximo Dias.”Aqui nos faltam declarações do Estado e do Governo, se será justo que os ‘intocáveis’ tomem o país de assalto desta maneira, com uma impunidade indescritível. Só poder ser uma prática bem apadrinhada pelos agentes do status quo.

    Latino Ligonha deixa sacerdócio e aventura-se no terreiro político!


    ...onde pensa que pode fazer trabalho 'equivalente' ao da igreja, concorrendo a edil do Gúrué pela Renamo


    Segundo a Lusa nos seus enfoques noticiosos de hoje, "um padre católico moçambicano pediu ao Vaticano a renúncia ao sacerdócio para se candidatar às eleições autárquicas de Novembro pela RENAMO, principal partido da oposição moçambicana, no município de Gúrué (centro). Latino Ligonha justificou o abandono dos 10 anos de serviço à igreja católica no Gurué por supostamente a “vida de sacerdote e a política serem equivalentes” para o benefício da população. Citado pela Rádio Moçambique, o clérigo confirmou que recentemente enviou um pedido ao Vaticano a pedir a renúncia da sua actividade religiosa, que foi prontamente aceite. Em declarações hoje à Lusa, o porta-voz da RENAMO, Fernando Mazanga, considerou que a decisão de Ligonha se candidatar pelo principal partido da oposição moçambicano demonstra que “a RENAMO é um partido de todos os moçambicanos”. “É sintomático de que a RENAMO está em todas as frentes da sociedade”, disse Mazanga. A indicação de Latino Ligonha como candidato da RENAMO foi confirmada pelo Conselho Nacional do partido, que se reuniu no fim-de-semana, em Quelimane, província da Zambézia, e anunciou a lista final dos seus 43 candidatos às eleições municipais de 19 de Novembro. Caso vença o escrutínio, o religioso substituirá no cargo de presidente do município de Gurué João Bernardo, eleito pela FRELIMO, partido no poder em Moçambique. As próximas eleições municipais, as terceiras do género no país, desde a introdução do processo autárquico em 1998, serão realizadas em 43 cidades e vilas com estatuto de municípios e incluem a escolha de presidentes municipais e membros das assembleias municipais."

    MPLA indica Fernando da Piedade para presidente da Assembleia Nacional



    ...traduzindo a maioria do MPLA no Parlamento angolano.





    O Bureau Político do MPLA, reunido hoje, sexta-feira, em Luanda, decidiu indicar Fernando da Piedade Dias dos Santos [na foto] para o cargo de presidente da Assembleia Nacional e António Paulo Cassoma para primeiro-ministro.
    No encontro, orientado pelo Presidente do partido, José Eduardo dos Santos, o órgão executivo propôs ainda João Manuel Gonçalves Lourenço e Joana Lina Ramos Baptista para 1º e 2º vice-presidentes do parlamento, respectivamente.

    Por seu turno, os deputados Carlos Magalhães e Emília Carlota Celestino Dias serão 1º e 2º secretários da mesa, enquanto para presidente da bancada parlementar foi indigitado Bornito de Sousa Baltazar Diogo. O Bureau Politico aprovou igualmente a composição da lista para a Comissão Permanente, constando os deputados Fernando da Piedade Dias dos Santos, João Manuel Gonçalves Lourenço, Julião Mateus Paulo "Dino Matrosse", João de Almeida Azevedo Martins, Norberto Fernando dos Santos, Carlos Aberto Ferreira Pinto, Bornito de Sousa Baltazar Diogo, Ana Paula Inês Luís Dala Fernando, Cândida Maria Narciso, Maria de Assunção Vaikeny do Rosário e Francisco de Castro Maria. Como suplentes foram propostos Pedro Diavova, Madalena Narciso, Irene Alexandre da Silva Neto, Francisco Ramos da Cruz, Luís Reis Pedro Kuanga, Marta Beatriz do Carmo Sungo, Leonora de Morais, Ângela Bragança e Tomás Simão da Silva.

    O MPLA venceu as eleições legislativas de 5 de Setembro corrente, em que obteve 5.266.216 votos (81,64 porcento), devendo ocupar 191 dos 220 lugares na Assembleia Nacional.

    Fonte/Foto Angop

    Do Niquinha ao piloto-aviador a sorte chama aos seus


    ...assuntos dominantes do escrito no savana satirico desta semana.


    * O piloto-aviador de quem se fala deve estar arrependido de não ter melhorado as condições prisionais quando ainda era ministro do Interior. A ver o Sol aos quadradinhos, Manhenje solicitou televisor, aquecedor para água, colchão e ventoinhas. Afinal não é só o Nini que tem direito a confortos celulares.* Há vários chefes de polícia por esse país fora que aumentaram as contas de telefone nos últimos dias, porque têm as orelhas a arder. Com a prisão do antigo boss podem saltar para a ribalta as famosas fugas de Anibalzinho e a sua própria detenção rocambolesca na Suazilândia. É pena que alguns mortos já não possam falar...* A prisão preventiva do piloto-aviador provocou uma onda de comoção entre a nomemklatura intocável e os seus apoiantes, habituados a verem apenas peixe miúdo ir parar à prisão. Um dos ódios do momento são os doadores que são vistos como a causa de tamanha auto-punição. E de nada valeu ao ministro da costa nampulense fazer contas e não contas do aumento da ajuda externa. A espada estava na jugular há muitos meses... Veja mais aqui buscado da Oficina de Sociologia.

    Perpetuamente Meu

    Este poema escrito por Ivone Soares a 7/27/2008 nos Rabiscos da Soares nao aparece ao acaso nesta postagem. O Meu Ser Original (Blog principal) veio ao publico com uma nova roupagem. Um formato novo e interessante de ler pois aposta numa abordagem mais isenta do/s assunto/s. Porque^ nao dar o meu Viva a Ivone, trazendo para aqui um dos seus peomas que junto o meu contra-poema: Perpetuamente Meu.


    Foi tanto dó dói gravado nas costelas

    profundamente gravado
    quase tatuado que doces palavras
    doces como tu
    faltavam
    o sufoco passou
    bela Quarta.
    Tentei nada rabiscar...tenteio
    que quero
    o que quero, hoje, escrever-te
    são linhas prenhes d'amor
    capaz não me sinto
    nada do que não disse deixei de sentir
    esta noite re-implanto-te:
    perpetuamente Meu!

    Ivone Soares
    …………………….

    Vou me reeditar
    Sufocado amiúde, até a esta sexta
    Pela invulgar conquista que te presta
    Porque vejo fluir minha pluma
    Ante o serenar da minha mente, palavras.
    Palavras sinceiras da alma, não sei se d’amor, se de calor.
    Mas quebro e requebro o sigilo
    Desse sentimento frio, por vezes, instalado em mim
    P’ra ti ofertar, contigo envolta, rosas!
    Sinal de que sou Perpetuamente teu.

    Dedé Moquivalaka

    Foto Rabiscos da Soares

    Angola24Horas

    Últimas da blogosfera

    World news: Mozambique | guardian.co.uk

    Frase motivacionais

    Ronda noticiosa

    Cotonete Records

    Cotonete Records
    Maputo-based group

    Livros e manuais

    http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry