Para crimes desta natureza, só um mau juiz pode colocar os arguidos em liberdade provisória sabido das suas ligações com os ‘camaradas’ do partido no poder [que se pronunciaram a favor disso lamentavelmente] e possibilidade de tudo poder acontecer, desde a fuga do país, desterros inconfessáveis, mortes à mando e recusas de comparecimento em tribunal para responder em juizo.
"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,
VOA News: África
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Ainda sobre o processo 771/PR/08, arguidos liderados por Manhenge no cárcere por enquanto
Para crimes desta natureza, só um mau juiz pode colocar os arguidos em liberdade provisória sabido das suas ligações com os ‘camaradas’ do partido no poder [que se pronunciaram a favor disso lamentavelmente] e possibilidade de tudo poder acontecer, desde a fuga do país, desterros inconfessáveis, mortes à mando e recusas de comparecimento em tribunal para responder em juizo.
Imagem uma coisa, certificação da IATA a outra
Se ontem foi anunciado que a LAM baixava os seus preços [confira aqui] na busca da sua imagem e credibilidade, a velocidade com que veio a outra novidade desta ser operacionalmente segura é de facto impressionante. Mas deixemos isso porque pode ser uma daquelas conscidências felizes. Com efeito, conforme o Canal de Moçambique “ a LAM acaba de ser certificada pela IATA como empresa de aviação operacionalmente segura. Com a sua companhia aérea de bandeira a ostentar esta atestação, “Moçambique passa a fazer parte de uma lista restrita de seis países da SADC com companhias aéreas detentoras da certificação, e a única de um país africano falante da língua portuguesa”.
José Mandra constata o óbvio quanto aos policiais obesos
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Dona Maria de Luz Guebuza retoma tourné ao país
Nesta Mafalala só se fala muito tão-pouco se faz
Como se não bastasse, as reuniões intermináveis que datam de 75 para esta parte teimam a manter a arrepiante situação em que os moradores daquele bairro se encontram. O problema da Mafalala é antigo, mas sabe-se que a solução o mesmo não por simples reuniões organizadas pelos grupos dinamizadores. Naquele bairro situado a meio da zona urbana de Maputo requer saberes tanto de planeamento físico e urbanização como os engenharia cívil. As intervenções a fazer, de certeza que mexem com o reordenamento e investimento concreto. O ‘mar’ de lamentações não nos leva longe, mas sim a doenças provocadas pela imundície, aos crimes de que a Mafalala é prenhe, a dificuldade de trafégo porque as estradas anda esburacadas, a contínua habitação desordenada provocada pela ausência de autoridade e da lei. Foto vedeta ou marreta
Episódio que amonta a racismo negro (?)
Foi a habitual coluna “Maputando” de Mubêdjo Wilson do Notícias que hoje nos deu conta desta situação que ocorreu na semana passada num dos balcões do Barckays Bank. Eis na integra a peça:
"Semana passada estivemos em trabalho na cidade de Pemba, classificada como a terceira maior baía do Mundo, e fomos gratuitamente chamados a presenciar coisa que não lembra o diabo. Porquê em Pemba?, perguntámos várias vezes. O autor destas linhas teve que permanecer pouco mais de duas horas no interior da dependência do Barclays Bank, só porque o pessoal de serviço não conseguia atender cerca de duas dezenas de clientes que lá se encontravam.
Incrível, passar mais de duas horas naquela dependência acaba sendo um autêntico flagelo. São várias as sensações que passam por nos, que até julgamos ser uma praga ter um cheque daquela instituição bancária. Rapidamente verificámos, conhecendo os créditos daquela instituição de nível internacional, que todo o martírio tinha a ver com as pessoas, com “show-offs” à mistura. Pudera, estar numa província nada faria sentido se não fizesse com que os demais percebessem que eu é que estou à frente do processo. Coisa de moçambicano...
Aconteceu, porém, que essa coisa de cumprir a fila é uma autêntica “fachada”, pois existem entre os clientes os mais privilegiados, bem tratados perante a raiva dos demais. Lá permanecemos até que, duas horas depois, um dos trabalhadores se dirigiu a uma “cooperante” que religiosamente havia cumprido a fila, isto é as regras. Convidou a senhora a ir a um balcão contíguo, como se só naquele momento se dera conta de que ficava mal estar entre a população, os clientes neste caso.Num berro a senhora quase mandou um insulto, mas lá se conteve e disse que preferia esperar até que chegasse a sua vez de ser atendida. Dito e feito, após ter sido atendida pôs-se a rabiscar no livro de sugestões.O que mais nos doeu é termos estado aquele tempo, com as portas do balcão fechadas devido à hora, e ver muitas pessoas continuarem a entrar para fazer movimentos, o que fazia com que nunca mais diminuisse o movimento.Ficámos meio confusos, desejosos de saber se naquele balcão o ser estrangeiro é algo importante para os gestores daquele balcão do Barclays Bank. Demonstraram falta de respeito e consideração para com os demais clientes, isso sim."
Obama lidera pesquisa com 50% das intenções de voto
O resultado engloba o período em que John MacCain anunciou que estava temporariamente suspendendo sua campanha para retornar para Washington e trabalhar por um solução bipartidária para a crise financeira e quando os líderes do Congresso primeiramente anunciaram avanço nas discussões do pacote de ajuda financeira.
Os resultados também incluem um dia completo após o primeiro debate presidencial na sexta-feira à noite. McCain atingiu um ponto em que estava colado com Obama no início da semana, mas Obama conquistou sua posição nos três últimos levantamentos.
No total, Obama ganhou 4 pontos porcentuais de vantagem nos últimos três dias, enquanto McCain perdeu 4 pontos. O impacto total do debate só será percebido nos dados de terça-feira, que será referente a sábado, domingo e segunda-feira. No entanto, a pesquisa diária da Gallup sugere que Obama conseguiu a liderança entre os eleitores sobre McCain naquela noite. As informações são do site Gallup.com.
Não queiram saber, voar nas LAM pode custar menos!
Ainda assim, as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) reduziram o preço das passagens aéreas em 3% em todos os seus voos, a partir da semana passada. A justificação que a LAM encontrou, e citado pelo jornal Domingo, foi de que “a redução do preço das viagens resulta da diminuição em 10 dólares na taxa de combustível cobrada aos passageiros”. Ainda que esta redução tenha ocorrido, viajar pelas LAM, por exemplo, no percurso, Maputo-Pemba, pode ser equivalente aos voos transcontinentais. Grande parte dos passageiros das LAM são funcionários do Estado/Governo em viagem de serviço e uma parte limitada de turistas. Daí se possa depreender que esta redução, pode não estar directamente ligada a baixa do dolar, mas sim a clientela que não existe, ou que prefere viajar por outros meios. Recorde-se que Moçambique sofreu sanções da Europa e das autoridades de aviação internacional por insegurança aérea e falta de revisão/manutensão das suas aeronaves conforme a lei manda. E mais, muito recentemente, houve o caso de ‘susto’ ocasionado pela aterragem de emergência no Aeroporto de Nampula, dum voo que ligava Pemba-Maputo. Foto GoncaloPinheiro
O que significa testagem de popularidade de Bulha na Beira
Samora Machel completaria hoje 75 anos de idade
Moçambola [liga nacional] ao rubro fez rolar a 21ª jornada
Pontos
Desportivo-Costa do Sol 0-1
Liga Muçulmana-Atlético Muçulmano 0-1
Chingale-Benfica de Macúti 2-1
Ferroviário de Nampula-FC Lichinga 1-1
Estrela Vermelha-Ferroviário de Pemba 1-0
Ferroviário da Beira-Ferroviário de Maputo 0-2
Maxaquene-Textáfrica 0-0
Próximos jogos
FC Lichinga-Liga Muçulmana
Ferroviário de Pemba-Ferroviário de Nampula
Ferroviário de Maputo-Estrela Vermelha
Textáfrica-Ferroviário da Beira
Maxaquene-Desportivo
Benfica de Macúti-Costa do Sol
Atlético Muçulmano-Chingale
Fonte: Noticias
Mais dados sobre o rombo do MINT pelo Manhenje e seus comparsas
Quanta programação e desprogramação contra a malária?
A “guerra” de sucessão de Muanawassa a 3 de Outubro próximo arrancou em Lusaka
Quando as bases partidárias ditam a sorte dos seus dirigentes
Relações dos movimentos de libertação com a oposição portuguesa, palestra, já amanhã
Há direcções escolares que confundem fazer ‘política’ e ‘educação’
Juiz Coloma decide hoje sorte de Manhenje
Governo em sessão extraodinária (?) último Sábado
domingo, 28 de setembro de 2008
Começam a ser públicos pormenores do rombo no MINT (?)
Liga inglesa de futebol: Resultados de hoje (28/09/2008)
Carta recebida do meu amigo Nelson (7): O grande mês de Setembro
Fernando Alonso da Renault ganha o Grand Prix Da Singapura
sábado, 27 de setembro de 2008
Primeiro debate entre Obama e McCain foi ontem
…sob pano de troca de acusações por guerra do Iraque. Outros debates se seguem com o programado seguinte:
7 Outubro, 2008: Debate entre candidatos a Presidentes num formato de comício, Belmont University, Nashville, TN
Os candidatos à presidência dos Estados unidos, nos momentos mais acalorados do primeiro debate presidencial das eleições presidenciais de 2008, na noite de ontem, sexta-feira, se criticaram sobre as políticas para a guerra do Iraque, com o democrata Barack Obama questionando o republicano John McCain por ele ter votado a favor de ir à guerra contra o Iraque em 2003. McCain disse que Obama estava errado em não apoiar o reforço de tropas de 30 mil soldados feito pelo presidente americano George W. Bush no Iraque no ano passado, uma estratégia que reduziu a violência no país do Oriente Médio ocupado pelos EUA. Obama reconheceu que a situação melhorou após o reforço, mas disse que a guerra do Iraque representa um conflito que desvia os militares americanos do verdadeiro objetivo, que é a guerra contra o terror e a caça ao líder terrorista Osama bin Laden, que ainda estaria escondido na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.
Carta ao meu amigo, Nelson, no Chitengo, Gorongosa (17)
Antes de mais, saudo-te na companhia dos demais familiares, amigos e colegas. Eu vou indo aos poucos graças à Deus. Tenho a ti dizer que este mês foi dos mais sacrificados e também dos melhores. Digo isso por causa dos afazeres afins que ofuscaram, em certa medida, a nossa produção. Mesmo assim, Nelson, o MiradourOnline conseguiu ser uma referência do Mês no Moçambique-Portugal do nosso querido amigo Albertino Silva, do que fiquei muito grato.
Setembro foi também rico em muita coisa boa e nojenta. Li nas cartas a tua Mariazinha VI (afinal quem é a Mariazinha?), preocupações legitimas (que corroboro), no que respeita ao estado das democracias internas nos dois partidos, que clamam ser maiores desta Pérola do Indico. Clamam ainda ser dos que comandam a mudança e favorecem a democracia. Este comando e favorecimento não vai pari passu com os desígnios de uma forte e verdadeira democracia, em que ao cidadão se lhe deve a última palavra. O que se nos deixou ver, no entanto, aquando das eleições internas dos candidatos à edis, foi pura e simplesmente uma vergonha, a todos os títulos. Se, por um lado, vimos uma "meia dúzia de gatos pingados" de grupos de dinamizadores, secretários e administradores da Frelimo a formarem ditas ‘bases’, acotovelando-se para ter essa última palavra (escolhendo entre pares), no lugar ou em detrimento das reais bases, por outro lado, não se pode fechar os olhos ao jogueio crasso, enfadonho e desqualificável registado na banda da Renamo. Foi, por assim dizer, lamentável saber que chefias das duas organizações partidárias se regem e refugiam-se nos seus estatutos (caducos) (por acaso, tens a última versão dos mesmos para me passares?) e na tristemente famosa disciplina partidária. O fito único, destes dirigentes , foi e continua ser o de roubar direito do cidadão ao voto.
Agora, Nelson, que não nos venham dizer que na Frelimo foi sempre assim! Ela primou por isto e aquilo desde os primórdios anos de 1962! Que não nos venham dizer que na Renamo a democracia se impõe desde 1977! A única ditadura que devemos reconheçer é a do voto legitimo, intransmissível, secreto, pessoal e exercido livremente pelo cidadão. Se se escolhem entre vós à ilharga do eleitorado, quando é que chegará a vez deste? Só pode ser no dia do são nunca, as ‘bases’ assim sustentam! Para ti dizer a verdade, Nelson, o teu edil, na Beira, deve ter puxado o cordão umbilical para direcção certa para que se lhe corte adequadamente, deitando fora o que resta! Eng. Simango deve ter acabado, mas não eliminado por completo, aqueles que julgam que são os donos da verdade; aqueles que acreditam que o sol gira a volta da terra e não o contrário.
Como se não bastasse, já que a mentira teve pernas curtas com jus nestas eleições internas, a 'fabriqueta de cenas bombásticas' se desviou e trouxe-nos novo rumo, como se fosse uma pirueta de uma andorinha. Nisso, o piloto-aviador, de nome Almerinho/Almerino Manhenje, ministro durante cerca de 10 anos no governo de Joaquim Chissano está a conta com a justiça por ter feito piruetas a mais. Alegadamente, ele é acusado de desvio de 220 milhões de Mts (AF) dos cofres do MINT! O tipo e outros oito comparsas vêm o sol aos quadradinhos na cadeia civil do Maputo, ali na Kim-Il-Tsung, próximo do Seminário Pio X (antigo Centro 8 de Março). Manhenje exerceu quase que em simultâneo três cargos ministeriais para a infelicidade de Joaquim Chissano que veio ao terreiro defender que ele devia estar fora do cárcere. Veja, Nelson ele, não só, foi ministro na presidência para os assuntos de segurança, como tambem, foi chefe da casa militar, e do Interior. Daí a designação de super-ministro! Super-ministro para pescar cerca de 8 milhões de dolares americanos para fora do OE.
No entanto, três razões se apontam para o antigo ministro ter ido em plena sala de aulas levado aos calabouços: Uma, sendo a de ser uma manobra desenhada para divertir os doadores, que já vêm ao encalço do Governo a relativamente muito tempo, tentando a obrigá-lo a arredar o pé a letárgia no combate contra a corrupção e nepotismo. A outra razão prende-se com a busca de um reconhecimento público, de que Governo pode prender, a quem quer que seja, que faça a gestão danosa do erário público, e por via disso, calculosamente conquistar e alargar a confiança de potenciais votantes num cenário de eleições. Uma outra razão pode ainda ser o exercício do poder, com condão samoriano (o que chamam algures ‘re-samorização’ governativa) para eliminar da jogada pessoas consideradas perigosas pelos ‘camaradas’ no exercício governtivo. Das três uma, mas, eu fico-me a com a primeira razão, que certamente deixou o Governo de rastos, ao ver 14 dos 19 doadores, que garantem mais de 50% dos Orçamento do Estado, manter ou reduzir as suas contribuições para 2009.
Com este andar, não temos mais senão esperar, para ver o contorno do sólido dessa geometria política (periclitante), cujo epicentro repousa sobretudo nos partidos e no governo.
Um abraço
Dede
Se eu não te amasse tanto assim
Fonte YouTube
Há muito futebol neste fim-de-semana
O jogo que se aguarda com muita expectativa, sem tirar o mérito ao clássico Desportivo-Costa do Sol (hoje), é o que vai colocar frente a frente a Liga Muçulmana e o Atlético Muçulmano, duas formações que ocupam os lugares cimeiros da tabela classificativa, neste campeonato.
Obviamente, para aferir, a grandeza destas equipas que militam na liga moçambicana, é preciso assistir in-loco o espectáculo dos ‘derbies’. No entanto, para o leitor amante desta modalidade desportiva que resida no exterior podera se deliciar através do relato que a RM pode trazer online neste elo. Eis o calendário dos jogos. Foto Noticias
Estádio 1º de Maio
15:00 h - Desportivo-Costa do Sol
Campo do Costa do Sol
15 h - Liga-Atlético
15 h - Chingale-Benfica
15 h - Ferroviário de Nampula-FC Lichinga
15 h - Estrela-Ferroviário de Pemba
15 h - Ferroviário da Beira-Ferroviário de Maputo
15 h - Maxaquene-Textáfrica
Ministra do Trabalho censurada
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Guebuza num ascendente fenomenal em negócios empresariais
Reacções iniciais às sangrias de vulto na assessoria de AMM Dlhakama
PS: Me referi a a este caso numa postagem anterior. Mas continuam a nao transparecer reaccoes por parte dos visados nesta sangria no seio do maior partido da oposicao mocambicana.
Terá sido bom que Macsud Ayoob mandasse comprar todo "Zambeze" em circulação, mas com autoridades aonde?
Latino Ligonha deixa sacerdócio e aventura-se no terreiro político!
MPLA indica Fernando da Piedade para presidente da Assembleia Nacional
...traduzindo a maioria do MPLA no Parlamento angolano.
No encontro, orientado pelo Presidente do partido, José Eduardo dos Santos, o órgão executivo propôs ainda João Manuel Gonçalves Lourenço e Joana Lina Ramos Baptista para 1º e 2º vice-presidentes do parlamento, respectivamente.
Por seu turno, os deputados Carlos Magalhães e Emília Carlota Celestino Dias serão 1º e 2º secretários da mesa, enquanto para presidente da bancada parlementar foi indigitado Bornito de Sousa Baltazar Diogo. O Bureau Politico aprovou igualmente a composição da lista para a Comissão Permanente, constando os deputados Fernando da Piedade Dias dos Santos, João Manuel Gonçalves Lourenço, Julião Mateus Paulo "Dino Matrosse", João de Almeida Azevedo Martins, Norberto Fernando dos Santos, Carlos Aberto Ferreira Pinto, Bornito de Sousa Baltazar Diogo, Ana Paula Inês Luís Dala Fernando, Cândida Maria Narciso, Maria de Assunção Vaikeny do Rosário e Francisco de Castro Maria. Como suplentes foram propostos Pedro Diavova, Madalena Narciso, Irene Alexandre da Silva Neto, Francisco Ramos da Cruz, Luís Reis Pedro Kuanga, Marta Beatriz do Carmo Sungo, Leonora de Morais, Ângela Bragança e Tomás Simão da Silva.
O MPLA venceu as eleições legislativas de 5 de Setembro corrente, em que obteve 5.266.216 votos (81,64 porcento), devendo ocupar 191 dos 220 lugares na Assembleia Nacional.
Fonte/Foto Angop
Do Niquinha ao piloto-aviador a sorte chama aos seus
Perpetuamente Meu
Foi tanto dó dói gravado nas costelas
Ivone Soares
…………………….
Vou me reeditar
Sufocado amiúde, até a esta sexta
Pela invulgar conquista que te presta
Porque vejo fluir minha pluma
Ante o serenar da minha mente, palavras.
Palavras sinceiras da alma, não sei se d’amor, se de calor.
Mas quebro e requebro o sigilo
Desse sentimento frio, por vezes, instalado em mim
P’ra ti ofertar, contigo envolta, rosas!
Sinal de que sou Perpetuamente teu.
Dedé Moquivalaka
Foto Rabiscos da Soares