"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Episódio que amonta a racismo negro (?)


…aborreceu a uma cooperante num banco em Pemba.


Foi a habitual coluna “Maputando” de Mubêdjo Wilson do Notícias que hoje nos deu conta desta situação que ocorreu na semana passada num dos balcões do Barckays Bank. Eis na integra a peça:
"Semana passada estivemos em trabalho na cidade de Pemba, classificada como a terceira maior baía do Mundo, e fomos gratuitamente chamados a presenciar coisa que não lembra o diabo. Porquê em Pemba?, perguntámos várias vezes. O autor destas linhas teve que permanecer pouco mais de duas horas no interior da dependência do Barclays Bank, só porque o pessoal de serviço não conseguia atender cerca de duas dezenas de clientes que lá se encontravam.
Incrível, passar mais de duas horas naquela dependência acaba sendo um autêntico flagelo. São várias as sensações que passam por nos, que até julgamos ser uma praga ter um cheque daquela instituição bancária. Rapidamente verificámos, conhecendo os créditos daquela instituição de nível internacional, que todo o martírio tinha a ver com as pessoas, com “show-offs” à mistura. Pudera, estar numa província nada faria sentido se não fizesse com que os demais percebessem que eu é que estou à frente do processo. Coisa de moçambicano...
Aconteceu, porém, que essa coisa de cumprir a fila é uma autêntica “fachada”, pois existem entre os clientes os mais privilegiados, bem tratados perante a raiva dos demais. Lá permanecemos até que, duas horas depois, um dos trabalhadores se dirigiu a uma “cooperante” que religiosamente havia cumprido a fila, isto é as regras. Convidou a senhora a ir a um balcão contíguo, como se só naquele momento se dera conta de que ficava mal estar entre a população, os clientes neste caso.Num berro a senhora quase mandou um insulto, mas lá se conteve e disse que preferia esperar até que chegasse a sua vez de ser atendida. Dito e feito, após ter sido atendida pôs-se a rabiscar no livro de sugestões.O que mais nos doeu é termos estado aquele tempo, com as portas do balcão fechadas devido à hora, e ver muitas pessoas continuarem a entrar para fazer movimentos, o que fazia com que nunca mais diminuisse o movimento.Ficámos meio confusos, desejosos de saber se naquele balcão o ser estrangeiro é algo importante para os gestores daquele balcão do Barclays Bank. Demonstraram falta de respeito e consideração para com os demais clientes, isso sim."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry