…Mas Mugabe não vai “engolir” a MDC?
Foi, finalmente, assinado hoje (11.10h) o acordo de partilha de poder entre o Zanu-PF e a MDC bem assim Da MDC-facção, com a presença do mediador Tabu Mbeki e representantes da região e de África. Tudo quanto se sabe Roberto Mugabe permanece chefe de estado, presidirá o gabinete e vai chefiar as forças armadas. Enquanto isso, o senhor Morgan Tsagangirai será um premier-executivo que terá poderes de coordenar a actividade de um conselho de ministros e controlar as forças policiais. O vice-premirer passa a ser o senhor Arthur Mutambara. Os mais cépticos vêem neste acordo muitos lúpulos que podem levar o MDC a ser "engolida" por Mugabe, como o foi com caso de Joshua Nkomo da Zanla-PF. Outrossim, enquanto Mugabe retiver o cargo de camandante-em-chefe das forças armadas zimbabueanas, o perigo, de a qualquer momento deste usá-las para cometer atrocidades contra os zimbabueanos, é maior. Há outras vozes que preferem ser mais optimistas, dando crédito, primeiro, o Thabo Mbeki por ter arrancado este acordo que vai permitir a reconciliação da família zimbabuena e, segundo, o abrir das portas para a solução da crise económica. Foto AFP
"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,
VOA News: África
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Finalmente o acordo chegou aos Zimbabueanos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Angola24Horas
Últimas da blogosfera
World news: Mozambique | guardian.co.uk
BEM-VINDO
Frase motivacionais
Turismo & musica
Livros e manuais
http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry
Bom, na folha A4 já está tudo bonitinho. Agora vamos sentar na bancada e esperar para ver se valeu ou não a pena a ida e o discurso de tantas "elites" que finalmente vêm o "brada" coladinho ao seu posto!
ResponderEliminarO "brada" buscou um acordo bem tremido so' de imaginar o que perderia se Mugabe dissesse prontos, chega. Preferiu um na mao do que dois a voarem, ha ha!
ResponderEliminarIsto e' africa minha irma!