"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 10 de maio de 2008

Momento para ‘uma conversa nacional com os cidadãos’ chegou

…depois de uma semana bem atribulada por parte dos “camaradas” no poder, a Renamo pode liderar essa conversa porque capturou o 'terreno central' e 'dita agenda'.

A franca “derrapagem” do poder do dia, a fragilidade do governo, a ausência de limites que cerceam os poderes do executivo e do judiciário, a pequena e alta corrupção, o peculato, o uso e abuso do tesouro público, as questões de nacionalidade e a lei, a liberdade de imprensa e de expressão são razões bastantes para a Renamo-EU liderar uma ‘conversa nacional’.
Sentimos que o momento dessa conversa está chagado. Uma conversa em que, sem compromisso, a Renamo viria ao público pedir confiança total à sua visão e programa de governação alternativa para Moçambique. Chegou o momento para fazer soar bem alto a vontade do povo pela mudança que teima ser protelada por uma Frelimo cansada, sem ânimo e acanhada contra um país na miséria; esta que se abate contro os demais moçambicanos.
A Frelimo não ama pátria desde ja'. Ela se sente dona ao vés de servente dela. A Frelimo vê tudo como seu. É egoista e ao mesmo tempo que a sua corte se lança num exibicionismo exuberante barato. Vemo-los quer em ‘passeatas’ presidenciais, quer através dos edis à sua batuta, quer ainda dos não eleitas governadoras provinciais. Enquanto isso, tem os seus filhos em melhores universidades do mundo e em escolas privadas do Maputo 'a custo do imposto do cidadão pacato e da doação internacional. Dizemos que o momento para uma conversa nacional está chegado porque até hoje não conhecemos quem nos governa, se são moçambicanos ou se são portuguêses. Com tanto talento nacional, tanta bagagem intelectual, tanta habilidade para gestão da coisa pública que o nosso Presidente [que diz que é nampulense, mas factos provam que não é] teve o descaramento de nomear uma cidadã com uma nacionalidade dubia à primeira-ministra deste País. Há sim dúvidas da nacionalidade da Sra Luisa Diogo que, nalgum momento, adoptou a nacionalidade portuguesa, por força do seu casamento com o um estrangeiro portugues, quando a nossa lei-mãe de 1975 proibe/ia, que indivíduos, com dupla nacionalidade, não tivessem acesso 'a cargos de relevo, como ela teve o gosto de usufrir por dois mandatos cheios.
Expostas que estão causas que consubstanciam o discarrilo e banalidade dum executivo que transformou o país numa ‘república das bananas’, a Renamo devia, a par do esforço visível e de aplaudir da sua bancada na Assembleia da República a batuta da Sra Maria Moreno (na imagem), de voltar, mais uma vez, às bases, relançando ‘uma conversa nacional com o cidadão’ [na esteira da estado da nação doentio], cuja agenda possa ancorar no seguinte:

· Poder e o exercício de cidadania
· Visão e programa para uma governação alternativa
· Solidariedade nacional em tempos de crise
· Governo.
Quanto ao ponto do “Poder e o exercício de cidadania” procuro sugerir que a Renamo exponha explicita e claramente que enquanto poder qual será a forma da participação do cidadão. Isto é importante para sossegar os pessimistas e dar mais alento 'a colaboração dos cidadão, seja de que cor partidária for.
No tocante à “visão e programa para uma governação alternativa”, entendo que é chegada a altura da Renamo fazer eco do que pensa e sob que ângulo vê as grandes questões do devir nacional e internacional. Fazendo transparecer mais inteligivelmente a política e governação pode até ganhar mais pontos, não só entre os seus potenciais militantes e membros, como também mostrará ao país e ao mundo da sua seriedade para ser ‘poder’ em Moçambique. Economicamente falando, mais-valia da Renamo aqui so' se ganha com valores acrescentados.
Por outro lado, os problemas de gestão da coisa deram resultados inesperadamente negativos que foram bem presentes na revolta popular do dia 5/2 (super-terça), contra qual a Renamo deve aprender, encontrar estratégias e caminhos para uma agenda sobre “Solidariedade nacional em tempos de crise” para la' dos apoios externos.
O meu último ponto é sobre o "Governo". Quando falo do governo o falo no sentido de governo lato com todos os seus poderes inclusos, desde o executivo ao quarto poder. Que formato e gandeza de governo a Renamo procura ter? Quais são as linhas de força que alimentarão um governo à altura das preocupações da população e o peso que pode representar no bolso do cidadão o seu funcionamento. Vamos continuar a ter tudo concentrado no Maputo? Porque não transferir a Assembleia da República para Beira, o Concelho Judiciário para Inhambane e a sede do Tribunal Supremo em Nampula? Porquê não olhar para uma cooperação regional da SADC mais aberta, mais perto do cidadão e não de 'clube de amigos'? Como vamos tratar a questão da tribo no executivo da Renamo? Queremos saber ser o governo da Renamo nos vai ‘pregar’ a taxa de rádio duas vezes, por via da factura da EDM e pela via do pagamento do imposto dos manifestos de viaturas. É esta, portanto, a ‘conversa nacional com o cidadão’ que queremos urgente!

4 comentários:

  1. o seu blog vai perder credibilidade porque a unica coisa que se ve nesse blog sao criticas a frelimo e da renamo so se fala bem,se quer manter os visitantes nessa pagina devia ser mas parcial e nao fazer campanhas para renamo e tambem acho que a renamo ainda nao tem capacidade de governar o pais,mas temos que admitir que nos ultimos tempos melhoraram bastante

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela msg. Pec,o desculpas se e' que o atingi com o teor das criticas a Frelimo se e' que alguma vez coloquei aqui. O meu blogue e' pessoal. Emito posicoes que podem ou nao ser corroboradas. Obviamente sou membro desta sociedade e sensivel ao que se passa. O favoritismo 'a Renamo e' simplesmente uma pura conscidencia, pois tb tenho feito criticas a ela. Pec,o-lhe por fazor que veja este blogue no ambito pessoal e nao inserido em qualquer campanha politica 'a fovor de alguma organizacao politica. O senhor e' da Frelimo?
    Um abrc,o

    ResponderEliminar
  3. caro dede por acaso nao sou da frelimo e nao apoio a nenhum partido no pais,estudo fora do pais e nos ultimos tempos uso o seu blog e o macuablog para me enterrar do que se passa no pais porque achei que a informacao era mas parcial e independente e como um fa do seu blog tinha que manisfestar me contra os recentes artigos que achei os nao parcial da sua parte,nao tem que pedir desculpas mas sim continuar a informar nos do que se passa no nosso pais

    um abraco

    ResponderEliminar
  4. Pois bem, de futuro era bom que indicasse o artigo onde nota tal parcialidade regista. Assim pomos os pontos nos 'iis', nao e'? Nem que a intencao fosse de me ajudar a corrigir, fico impossibilitado porque o meu amigo nao me mostrou onde precisamente ocorre tal situacao que e' lisonjeira a uma forca politica e favoravel a outra. Todavia tenho que aplaudir sua posicao. E' uma posicao sincera. Uma posicao patrio'tica e de cidadania. Sao poucos com seu caracter aberto. Muitos preferem estar no manto do silencio suscida! Bem haja voce^ nesse diaspora! Mande noticias!
    Um abrac,o
    Dede'

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry