"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Polícia da República de Moçambique (PRM) continua impunemente a atirar para matar

…com mais dois suspeitos mortos por agentes, a menos de uma semana de ser acusada pela Amenéstia Internacional (AI) de atrocidades.

Numa altura em que a Polícia da República de Moçambique é acusa pela AI de pensar que tem ‘licença para matar’, foi ontem reportado a morte de dois individuos que aparentemente se envolveram numa odisseia de troca de fogo com os agentes da PRM. Arnaldo Chefo que falou em nome da PRM confirmou as mortes e justificou tais mortes de terem resultado de "uma reposta à altura das circunstâncias" em que os agentes encontravam envolvidos.
Uma cidadã contactada por Eleutério Finita, jornalista da BBC, acusa a PRM de execesso de força ao afirmar que “a polícia ao invés de disparar para afugentar, dispara contra as pessoas e acerta em pessoas que nem são culpadas." O outro cidadão teria dito que "a polícia devia tolerar, não matar, nem que fosse necessário ir à procura dos meliantes. Seria a melhor solução." Havendo outros que concordam com os actos prevericantes da PRM, Finita buscou palavras de outro municipe que disse que "o que acontece é que a polícia prende e depois os criminosos são soltos. Eles têm razão [em disparar a matar] porque há bandidos que desafiam a polícia."
Enfim, os actos da PRM são, na verdade, uma ameaça a segurança pública no país dado que cidadãos inocentes são, frequentemente, colhidos ou surpreedidos por esta onda de assassinatos gratuitos. Um morto nunca se levantará para dizer como foi que praticou um crime. Por iss, o recurso a arma de fogo devia ser, a meu ver, in extremis; ou seja, quando todas as soluções, para parar os prevericadores da lei a da ordem, forem esgotadas. A imagem documenta o abate de supostos bandidos pela PRM em Frevreiro passado. Foto Mocambiqueonline

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry