"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 6 de maio de 2008

Militares assaltam cidadãos indefesos



...em plena Cidade de Maputo


Indivíduos trajando fardamento das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e por vezes empunhando armas de fogo, actuam nos bairros da cidade de Maputo onde estão localizados alguns quartéis das FADM, nomeadamente, «Malhazine», perto do Paiol e «Bagamoio», onde está localizada outra unidade militar das FADM, e bairros circunvizinhos (George Dimitrov e «Inhagoia). Tais indivíduos assaltam cidadãos indefesos na via pública, retirando-lhes bens, espaçando-os e por vezes com alguma gravidade. Estas práticas vêm-se alastrando de há algum tempo a esta parte, e já foram inúmeras vezes criticadas por personalidades e organizações da sociedade civil. A Polícia diz estar a trabalhar no caso. Recentemente um jovem vendedor ambulante viu-se despojado do seu telemóvel e da receita do seu negócio por um militar no bairro George Dimitrov (Benfica). Esta informação foi apurada junto do comando da PRM na cidade de Maputo, e o porta-voz desta instituição, Arnaldo Chefo, contou que "não foi possível neutralizar o militar que cometeu este crime".
Persistem casos
O porta-voz da polícia ao nível da cidade de Maputo reconheceu que este caso não é o único, e diz que "alia-se a tantos outros de militares do Paiol de Malhazine que praticam actos de vandalismo, de militares do Bagamoyo e de tantos outros que ainda persistem na cidade". No entanto, Chefo refere que já foram neutralizados alguns destes indivíduos que perpetram tais casos, e acrescenta, "constatamos que nem todos são militares". Devido à persistência dos casos contra cidadãos indefesos na via pública, Arnaldo Chefo admite que "é necessário que seja feito um trabalho apurado pela polícia, para encontrarmos se as pistas dos militares e de outros que usam fardamento militar e actuam em nome dos primeiros". Chefo recorda que "desde o ano transacto foram capturados muitos indivíduos que se faziam passar de militares e praticavam crimes", referiu.
«Caso de George Dimitrov» na PIC
Devido à sua relevância, o caso ocorrido no passado dia 29 de Abril no bairro «George Dimitrov», o porta-voz da polícia garantiu que "foi encaminhado para a PIC onde prossegue a sua investigação". Para se apurar a proveniência de equipamentos militares e policiais que são usados pelos criminosos nas suas investidas, Arnaldo Chefo garantiu que "está a decorrer um trabalho de força conjunta entre a PRM e as FADM, com reuniões semanais no Comando da PRM da Cidade de Maputo". Entretanto, Chefo adianta que nos encontros havidos entres os elementos que constituem a dita força conjunta, "percebe-se que alguns policiais de má fé é que facultam o fardamento aos malfeitores", afirmou, garantindo que em conexão com estas práticas, "muitos agentes da PRM estão detidos nas celas do Comando". Não disse quantos nem se os mesmos vão ser submetidos à Justiça. Fonte: Canal de Moçambique
(Borges Nhamirre)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry