"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Onde anda a Organização Nacional dos Professores (ONP-SN), com tudo isto que acontece aos docentes?



…nesta galaxia é que não.

O Ministro da pasta da Educação lançou um desafio importante para os tempos que vêm para o professor em face dos múltiplos problemas da educação escolar, no fecho do ConCoor do seu sector. Com efeito, o Dr. Aires Bonifácio ali põe a mesa as ditas “jornadas pedagógicas” para os requalificar para que correspondam às exigências do sistema. A par disso, a questão de salários e a liderança das direcções das escolas continuam por resolver.

Com dados expostos do Ministro e os tais como o de professores de Anchilo em Nampula , a ONP-SN não tossiu nem mugiu, em socorro da classe de profissionais docentes, que diz defender e representar nas grandes discussões e forúns sócio-profissionais com o Governo e outras organizações parceiras. Leva-nos a pensar se os representantes dos professores estão ou não nesta ‘galaxia’.
Enquanto o professor não tiver um sindicato forte, exigente, e acima de tudo competente, está função nobre não logrará atingir o seu desiderato. Enquanto a ONP-SN actuar a reboque do Governo da Frelimo, tal posicionamento e modus operandus vai sonegar os anseios profissionais dos docentes, e, por isso, contribuir para uma deterioração acrescida da já débil situação escolar, que vai à cauda dos outros países da SADC.
PS: Acorde ONP-SN ou e' proibido criar um sindicato alternativo?

2 comentários:

  1. Um sindicato de professores alternativo, parece que dizia-se que ia acontecer na Província da Zambézia. Não sei por onde parou o projecto. Seria bom se a experiência fosse estendida em todo o país.

    A ONP está presa agora à Frelimo que na primeira parte da década 80quando se fundou, julgo eu. Ou para bem dizer, os líderes da ONP-SN são prisioneiros da Frelimo. Duma vez para sempre a ONP-SN deve ser apartidária, mas para tal, penso que a Frelimo precisa de estar na oposicão para deixar de fazer chantagem aos secretários desta organizacão.

    ResponderEliminar
  2. Tens alguns dados sobre esse sindicato alternativo? Seria melhor se os professores tivessem outra sorte, nao nas maos da ONP. Com disses, ONP e' organizacao partida'ria. Esta' na mesma linha da OJM, OMM e Continuadores de Mocambique.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry